IDHM de Porto União é o mais alto do Planalto Norte » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

IDHM de Porto União é o mais alto do Planalto Norte


31 de julho de 2013

 

Foto: Marciel Borges

Foto: Divulgação

Porto União comemora o resultado divulgado nesta semana pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sobre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), alcançando índice 0,786.  Dos municípios que compõem a região do Planalto Norte, Porto União está em primeiro lugar, o que indica uma melhoria nos quesitos levados em consideração pelo estudo, saúde, educação e renda.

Em comparação com as 5.565 cidades brasileiras, Porto União alcançou a posição 87ª. Em relação aos 293 outros municípios de Santa Catarina (hoje são 295 cidades no estado), Porto União ocupa a 21ª posição.

Com um comparativo nos dois últimos dados, Porto União manteve um crescimento médio. Em 1991 o número chegou a 0,536; em 2000 obteve 0,666; atingindo agora em 2012 (último resultado) a 0,786, sendo esse considerado IDHM de desenvolvimento alto.

Segundo análise do Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil, de 1991 até agora, Porto União teve um incremento no seu IDHM de 46,64% nas últimas duas décadas, abaixo da média de crescimento nacional (47,46%) e acima da média de crescimento estadual (42,54%).

No quesito longevidade o número alcançado foi de 0,891; na questão de renda Porto União alcançou 0,752 e na questão educação os dados apontaram um crescimento grande, comparado a 1991 (0,331), chegando agora a 0,724.

 

O que é IDHM?

 

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.

Publicado pela primeira vez em 1990, o índice é calculado anualmente. Desde 2010, sua série histórica é recalculada devido ao movimento de entrada e saída de países e às adaptações metodológicas, o que possibilita uma análise de tendências. Aos poucos, o IDH tornou-se referência mundial. É um índice-chave dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas e, no Brasil, tem sido utilizado pelo governo federal e por administrações regionais através do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).

 

Fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

 

Para consultar o índice basta acessar:

http://www.atlasbrasil.org.br/2013/perfil/porto-uniao_sc

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Governador Ratinho Junior autoriza estudo para fusão da Uniuv com a Unespar

Em articulação do deputado Hussein Bakri, o governador Ratinho Junior e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, autorizaram a realização de estudos técnicos para a estadualização da Uniuv por meio de uma fusão com a Unespar. Até o meio do ano, esse levantamento vai apontar quais dos 14 cursos serão absorvidos, […]

Semana Santa: Cidasc orienta sobre compra de pescados

Com a chegada da Semana Santa, período tradicional do aumento do consumo de pescados, a atenção na hora da compra se torna fundamental para garantir a segurança alimentar A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp), coordena as ações de […]

PRF inicia Operação Semana Santa 2024

No ano passado, nas rodovias federais de SC, foram registrados 105 acidentes nos quatro dias de feriadão da Semana Santa A Polícia Rodoviária Federal inicia a partir da zero hora desta quinta-feira dia 28/03, em todo o Brasil, a Operação Semana Santa 2024. A mobilização termina no domingo, dia 31 de março, às 23h59min.  O […]