Informações sobre a coleta seletiva chegam ao bairro Lagoa Dourada » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Informações sobre a coleta seletiva chegam ao bairro Lagoa Dourada


21 de janeiro de 2014

Informações sobre a coleta seletiva chegam ao bairro Lagoa Dourada 21.01.2014

Foto: Divulgação

De forma dinâmica, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, e o diretor de Assistência Social e coordenador do projeto EcoCidade, Preservar é bom, reciclar é preciso, Sidnei Cieslak,  repassaram à comunidade do bairro Lagoa Dourada, informações sobre a importância da reciclagem.  A reunião foi realizada no Pavilhão da Igreja, e contou também com participação dos vereadores, Altair Lourenço de Souza (Altair Iguaçuano), Valdecir José Ratko e Ziliotto Daldin.

Durante o encontro, o coordenador do EcoCidade explicou como a população deve proceder para que o projeto tenha êxito. O primeiro passo é separar o lixo entre úmido (orgânico) e seco (reciclável). “Lixo úmido é resto de comida, casca de frutas, papel molhado, papel higiênico, fraldas. Ou seja, isso é lixo orgânico e vai para o aterro sanitário”, exemplifica. “Lixo reciclável é embalagem de tetra pak, plástico, papel seco, metal, vidro, lata”, acrescenta.

O segundo passo é lavar o lixo reciclável.  Em seguida, esse material deve ser colocado em saco de cor laranja, que será disponibilizado pela prefeitura durante seis meses. O lixo reciclável deve ser colocado em frente às residências somente nos dias da coleta, terças e sábados, a partir das 8 horas, ou levado até os contêineres disponíveis em cada bairro.

A coleta seletiva tem início no dia 1° de fevereiro, no distrito de São Cristóvão.

Pedro Ivo lembrou que, o projeto engloba a criação da cooperativa de trabalho, a coleta seletiva e a educação ambiental.  Em relação a Coopertrage, ele observa que, traz inúmeros benefícios aos associados, e a expectativa é que sejam gerados até 100 empregos.

Além da geração de emprego e renda, o prefeito ressalta que, a preservação ambiental é outra diretriz fundamental do projeto. “Vai gerar emprego, ajudar o meio ambiente e vamos ficar com a consciência tranquila”, concluiu.

Após serem repassadas as informações sobre o projeto, a comunidade teve a oportunidade de tirar dúvidas sobre a separação dos materiais, e ainda conversar com o prefeito e fazer reivindicações para melhorias no bairro.

 

Cooperativa:

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Coopertrage está situada no antigo terminal de Calcário, no bairro São Sebastião, e conta com 25 associados. Estas pessoas que fazem parte da Cooperativa participaram do curso de reciclador, oferecido por meio do Pronatec, do Governo Federal. O local para a instalação da Coopertrage foi cedido pelo governo do estado, reformado pela Prefeitura.

 

Serviço:

 

Mais informações sobre o projeto EcoCidade podem ser obtidas pelo telefone 3522 – 4748.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Paraná Bom de Bola começa nesta sexta e abre o calendário de jogos oficiais do Paraná

Começa nesta sexta-feira (26) a fase regional da 4ª edição do Paraná Bom de Bola, evento que abre o calendário 2024 dos Jogos Oficiais organizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte (SEES). A partir deste fim de semana, têm início as competições que ocorrem ao longo do ano: Jogos de Aventura […]

Com apoio de cão, PM apreende 2 toneladas de maconha em caminhão em Iguaraçu

Uma operação conduzida por policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) resultou na apreensão de um caminhão que transportava arroz carregado também com drogas na cidade de Iguaraçu, na terça-feira (23). Os militares realizavam abordagens de rotina na rodovia quando abordaram esse veículo e um cão de faro indicou a presença de ilícitos. Foram […]

Governador Jorginho Mello anuncia data para início da dragagem do Rio Itajaí-Açu para mitigar enchentes no Vale

O governador Jorginho Mello anunciou na manhã desta segunda-feira, 22, a data para o início da tão aguardada dragagem do rio Itajaí-Açu, no Alto Vale de Santa Catarina. A medida é crucial para minimizar os impactos das enchentes na região que é uma das mais atingidas por cheias no estado e de forma recorrente. Um […]