Mais que embelezamento, limpeza em terrenos é questão de saúde pública » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Mais que embelezamento, limpeza em terrenos é questão de saúde pública


5 de abril de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

A limpeza e a conservação do passeio e sarjetas fronteiriças às residências e estabelecimentos são de responsabilidade de seus proprietários, que também são obrigados a conservar em perfeito estado de limpeza os seus quintais, pátios, prédios e terrenos. Essas medidas estão previstas no Código de Posturas de União da Vitória, e são passíveis de multa, caso não sejam cumpridas.

Mais que embelezamento, a limpeza em terrenos é uma questão de saúde pública. O acúmulo de lixo e entulho, bem como o crescimento do mato podem gerar diversos problemas. Esses fatores facilitam a proliferação, principalmente de roedores, insetos, animais peçonhentos e até mesmo do mosquito da dengue.

A secretária municipal de finanças Sandra Mara Jung, esclarece que, por não possuir pessoal suficiente, o setor de fiscalização não consegue vistoriar todos os locais. Por isso, solicita ao munícipe que, ao observar ou se incomodar com terreno baldio em condições precárias, que denuncie à Prefeitura, para que o proprietário seja notificado. E para evitar transtornos aos proprietários desses espaços, ela aconselha-os a providenciar a limpeza e a manutenção dos locais.

Jung explica que o Setor de Tributação está sendo reestruturado, para que possa ser mais atuante.

 

Notificação e multa

 

Proprietários de terrenos baldios que não efetuam a limpeza dos locais são notificados. Se o problema persistir após a notificação, estes poderão ser multados.

 

Responsabilidade da Prefeitura

 

De acordo com o artigo 32 do Código de Posturas, os serviços de limpeza das ruas, praças e logradouros públicos, são executados direta ou indiretamente pela prefeitura, bem como os serviços de coleta domiciliar.

 

Serviço:

 

A denúncia pode ser efetuada por meio do projeto Fala Cidadão, pelo telefone 3521 12 12.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]