Mate Talks debate o futuro da Erva-Mate no mercado » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Mate Talks debate o futuro da Erva-Mate no mercado


14 de fevereiro de 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de Bituruna

Bituruna reuniu nesta quarta-feira 13 de fevereiro dezenas de pessoas envolvidas com a cadeia produtiva da Erva-Mate, como grandes produtores, empresários e gestores públicos. O evento “Mate Talks” lotou o anfiteatro Romilde Vanzin com participantes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Alemanha e Paraguai. O foco do encontro foi debater sobre novas possibilidades para o homem do campo e para a indústria nos âmbitos da comercialização de produtos e de políticas públicas.

O prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, destacou que ainda pode-se ir muito longe neste setor. “Temos reunidos aqui pessoas que juntas representam o maior PIB da Erva Mate no Brasil. Especialistas apontam que a Erva-Mate sombreada da nossa região é a melhor do mundo e com incentivo, pesquisa e avanços tecnológicos podemos conquistar novos mercados, mais consumidores e crescimento socioeconômico”, destaca. O presidente da Associação Biturunense da Erva Mate (Abem), Naldo Vaz, lançou o desafio de fazer com que Bituruna e todo o Paraná levem a Erva-Mate a outo nível. “Precisamos trabalhar melhor nossa matéria prima, sem menosprezar o chimarrão, mas sair do lugar comum, abrir melhor os olhos para as possibilidades”, explica o organizador do evento.

O debate sobre mercado e produtos foi mediado pelo o representante da Meta Mate Berlim, Fabrício do Canto, que trouxe da Alemanha refrigerantes, cervejas, energéticos, misturas em pó e exemplos de outras possibilidades para comercialização. Já no âmbito de políticas públicas, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, e o deputado Estadual Hussein Bakri receberam propostas para incentivo à cadeia produtiva. “A revisão da porcentagem recolhida do produtor rural em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pode ser revista e vamos trabalhar por isso”, adiantou Ortigara. Ao deputado foram solicitadas audiências públicas para ouvir a comunidade envolvida no setor e a articulação com outras pastas até mesmo para inserir a Erva-Mate na publicidade turística do estado.

Os dois temas ainda contaram com a participação do produtor cultural da Matte n’roll, André Zampier, do gerente Regional da Emater, Cleacir Dall Agnol, do pesquisador da Embrapa, Ives Goulart, do vice-presidente do Grupo Remasa, Gilson Geronasso, do consultor do Sebrae, Wilson Petisco e do diretor da WWF no Paraguai, Oscar Rodas. O evento contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e representantes de entidades que aproveitaram no final da tarde um “Mate Break”, com alimentos preparados com erva mate, como pizza, esfirra, pães, patê, bolo, brigadeiro, sucos e chás.

Entrevista:

O prefeito de Bituruna Claudinei de Paula Castilho, destacou de como foi o evento e da presença de várias pessoas para fortalecer este mercado na região Sul do Paraná.

 

 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) unidade de União da Vitória foi representada por Cleacir Dallanol, falou para os convidados da importância da fomento da Erva-Mate na região como para o mercado dentro do Brasil e no exterior.

 

 

O secretário Estadual da Agricultura do Paraná Norberto Ortigara, enfatizou que é possível ter ganhos com a produção da Erva-Mate e que o Estado do Paraná, vem ganhando espaço e mercado com o “Ouro Verde”, como é chamado a Erva-Mate.

 

 

Foto: Comunicação Prefeitura de Bituruna

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]