Moradores de União da Vitória devem atualizar o Cartão SUS » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Moradores de União da Vitória devem atualizar o Cartão SUS


8 de fevereiro de 2020

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Moradores de União da Vitória devem fazer atualização cadastral na Secretaria de Saúde. A medida, que é determinação do Ministério da Saúde, foi anunciada na manhã desta quinta-feira 06 de fevereiro, em coletiva realizada na Prefeitura de União da Vitória. “Somos 57.517 habitantes e todos precisam fazer o cadastro até mesmo quem tem plano de saúde”, explica o secretário de Saúde, Dr. Ary Carneiro Jr.

A atualização é exigência do Ministério da Saúde e faz parte da avaliação dos critérios para o repasse de recursos para os municípios da nova forma de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de União da Vitória é 57.517 habitantes, mas no sistema constam 42.231 pessoas cadastradas. Ou seja, cerca de 15 mil pessoas não estão cadastradas. Dessa forma o município poderá perder recursos para área de saúde, se não realizar essa atualização cadastral das pessoas residentes. Mesmo que o munícipe tenha plano de saúde ou mesmo declare que não usa o SUS, devemos realizar este cadastro”, afirma o secretário de Saúde.

Onde fazer?

O cadastro também será feito pelos Agentes Comunitários de Saúde ou profissionais de saúde por meio de visitas às residências, mas a população deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima. “É necessário realizar essa atualização em todos os cadastros, para ter uma base de dados de todos que residem no município, para facilitar o acesso às ações e serviços que venham a necessitar ao longo da vida”, destaca Ary Carneiro.

Quais documentos são necessários?

Para fazer a atualização do cadastro é necessário apresentar os documentos pessoais de todos os membros da família: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, Cartão SUS. “Todos os membros da família precisam ter CPF, inclusive as crianças, pois futuramente os sistemas irão relacionar ao número do CPF todos os procedimentos realizados nas pessoas”, ressalta Dr. Ary.

Até quando?

O prazo para atualização cadastral vai até o dia 1ª de abril. “Queremos destacar que essa será uma necessidade de todos os municípios. A diferença é que União da Vitória está saindo na frente para que possamos cumprir 100% das exigências e garantir todos os recursos para a saúde, que são tão importantes”, afirma o prefeito Hilton Santin Roveda.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Transformação digital: novo sistema comercial da Celesc disponibilizará mais de 80 serviços online

Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, […]

Polícia Civil do Paraná orienta sobre como denunciar maus-tratos a animais

No primeiro trimestre deste ano, 564 animais foram resgatados somente em Curitiba pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da PCPR. Resgates ocorrem a partir de denúncias e registros de boletins de ocorrências. A Polícia Civil recolhe os animais e os encaminha aos cuidados necessários. No mês em que acontece a campanha de prevenção contra […]

Concurso da PMSC: Estado está autorizado a dar andamento ao edital

Decisão do STF ocorreu durante julgamento no plenário virtual, encerrado nesta sexta-feira O Estado pode continuar com o edital publicado em 2023 para a ampliação dos quadros da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que encerrou nesta sexta-feira, 19, o julgamento em plenário virtual da Ação […]