Rádio Colmeia

Morre o Ferroviário Antonio Xavier Paes

setembro 11
08:18 2019

Foto: Nas Entrelinhas da Memória

A história da ferrovia do Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina, está em luto, pela morte do Ferroviário de 84 anos, Antonio Xavier Paes, que faleceu na manhã desta quarta-feira, 11 de setembro, no Hospital APMI em União da Vitória.

Seu Paes como era conhecido, foi vítima de um acidente de trânsito, às 18h, desta terça-feira, na rua Marechal Deodoro, na área central de União da Vitória, quando foi atropelado por um veículo Ford Fiesta, e o condutor parou o veículo, mas antes da chegada da equipe do 27º Batalhão da Polícia Militar, o condutor fugiu do local.

Em uma entrevista para a página “Nas Entrelinhas da Memória”, seu Paes declarou o seu amor e como era o seu trabalho da Rede Ferroviária do Paraná e Santa Catarina: Uma locomotiva precisava de dois homens para guiá-la. É uma pena que o governo não tenha investido na ferrovia, como aconteceu com países de primeiro mundo”. Quando ainda havia passeios de Maria Fumaça, naquela época, o ex-ferroviário já prestava atenção em quem colocava a lenha pra queimar e nas dificuldades do trabalho. “O foguista, responsável pelo combustível da Maria Fumaça, viajava na chuva, sem cobertura, enfrentando o vento, geada ou frio. Ele tinha de aguentar”.

 

Antonio Xavier Paes, que iniciou o seu trabalho também cedo, na década de 1960, guarda muitas memórias e ainda representa o sindicato da Rede Ferroviária em Porto União, o lado direito da estação de trem, que divide as cidades. O relógio visto de longe, ao alto da parede, que curva uma estação à outra não parece apagar as memórias do ex-ferroviário, que se orgulha do seu trabalho e em representar a memória em diversos eventos que homenagearam os trabalhadores no sul do país. Ele afirma que já foi procurado por muitos historiadores, jornalistas, alunos, professores e curiosos. Sempre com uma disposição e também lucidez, lembra que naquele tempo, quando fez o concurso para entrar na Rede Ferroviária, mal sabia o dia da inscrição. Chegou somente no dia do concurso, mas por sorte – como ele afirma – conseguiu realizá-la.

Velório: 

O corpo do Ferroviário Antonio Xavier Paes, será na Capela Jardim União da Saudades, apartir das 14h.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

setembro 2019
D S T Q Q S S
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Últimos Cometários

anao por que nao adoa este leite a pobreza carente...

definam "preço justo", seria mais barato para deixar o carro o dia inteiro? de que...

ta me cheirando a pilantragem isso aí ......

Colméia no Facebook