Rádio Colmeia

Morre o Ferroviário Antonio Xavier Paes

setembro 11
08:18 2019

Foto: Nas Entrelinhas da Memória

A história da ferrovia do Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina, está em luto, pela morte do Ferroviário de 84 anos, Antonio Xavier Paes, que faleceu na manhã desta quarta-feira, 11 de setembro, no Hospital APMI em União da Vitória.

Seu Paes como era conhecido, foi vítima de um acidente de trânsito, às 18h, desta terça-feira, na rua Marechal Deodoro, na área central de União da Vitória, quando foi atropelado por um veículo Ford Fiesta, e o condutor parou o veículo, mas antes da chegada da equipe do 27º Batalhão da Polícia Militar, o condutor fugiu do local.

Em uma entrevista para a página “Nas Entrelinhas da Memória”, seu Paes declarou o seu amor e como era o seu trabalho da Rede Ferroviária do Paraná e Santa Catarina: Uma locomotiva precisava de dois homens para guiá-la. É uma pena que o governo não tenha investido na ferrovia, como aconteceu com países de primeiro mundo”. Quando ainda havia passeios de Maria Fumaça, naquela época, o ex-ferroviário já prestava atenção em quem colocava a lenha pra queimar e nas dificuldades do trabalho. “O foguista, responsável pelo combustível da Maria Fumaça, viajava na chuva, sem cobertura, enfrentando o vento, geada ou frio. Ele tinha de aguentar”.

 

Antonio Xavier Paes, que iniciou o seu trabalho também cedo, na década de 1960, guarda muitas memórias e ainda representa o sindicato da Rede Ferroviária em Porto União, o lado direito da estação de trem, que divide as cidades. O relógio visto de longe, ao alto da parede, que curva uma estação à outra não parece apagar as memórias do ex-ferroviário, que se orgulha do seu trabalho e em representar a memória em diversos eventos que homenagearam os trabalhadores no sul do país. Ele afirma que já foi procurado por muitos historiadores, jornalistas, alunos, professores e curiosos. Sempre com uma disposição e também lucidez, lembra que naquele tempo, quando fez o concurso para entrar na Rede Ferroviária, mal sabia o dia da inscrição. Chegou somente no dia do concurso, mas por sorte – como ele afirma – conseguiu realizá-la.

Velório: 

O corpo do Ferroviário Antonio Xavier Paes, será na Capela Jardim União da Saudades, apartir das 14h.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

novembro 2019
D S T Q Q S S
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Últimos Cometários

Parabéns pelo artigo,adorei!...

mas entao, eu vou falar este leve comentario. de inicio te digo parabens pelo excelente...

Esse sim um verdadeiro assalto a mão armada!...

Colméia no Facebook