Nota de esclarecimento aos professores do magistério de União da Vitoria » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Nota de esclarecimento aos professores do magistério de União da Vitoria


20 de dezembro de 2013

A administração de União da Vitória esclarece a toda a categoria do magistério municipal que, encaminhou à Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei (Nº 4.357 de 17 de dezembro de 2013). Esse Projeto trata de dois assuntos específicos. O primeiro diz respeito as férias dos professores, que serão de trinta dias consecutivos, e um recesso remunerado de trinta dias.

Não há nada de novo neste artigo, pois os professores nunca receberam 2/3 de férias, anualmente. Ocorre apenas que, havia uma possibilidade de interpretação de que eles teriam esse direito, o que daria espaço para discussão judicial de cobrança, e isto feito de forma retroativa por toda a categoria, resultaria em impacto financeiro insuportável ao município, pois nenhum professor da esfera federal, estadual e municipal desse País, recebe 2/3 de férias por ano, e sim 1/3 de férias.

O outro fato é referente ao reajuste concedido aos professores que não atingem o piso mínimo nacional. O legislador, ao criar o piso mínimo nacional, tinha a intenção de fazer com que aqueles professores que recebiam salários muito baixos, em nível de Brasil, pudessem recuperar o valor desses salários. No entanto, a Lei do município, nº. 3.621/2008, no seu artigo 14, prevê que qualquer reajuste dado na letra ‘a’ da tabela de vencimento dos professores, incidirá, linearmente, em vários percentuais a todos. Quanto a esse fato, havia uma previsão em nível nacional, de reajuste do piso dos professores de 19% para o ano de 2014.

No entanto, a administração municipal ainda esclarece que, o reajuste ao piso mínimo nacional não será mais de 19%, fato decidido na quarta-feira, 18 de dezembro de 2013, às 9 horas, em Brasília, conforme portaria interministerial nº. 16/2013. O reajuste do piso mínimo nacional, portanto, será de 8,3%, percentual este, idêntico ao reajuste que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) teve em 2013. Ficou provado a impossibilidade dos municípios bancarem os 19%, conforme mobilização nacional dos prefeitos.

Ainda na Lei, o município excluiu a linha ‘a’ da tabela para que os professores que ingressarem no magistério, a partir de agora sejam incluídos na linha ‘b’, com salários superiores. Com isso, em breve o município não terá mais professores do quadro próprio do magistério recebendo salários abaixo do piso mínimo nacional.

Este ano, a Prefeitura de União da Vitória aplicou na Educação 39,5%, ou seja, 14,5% acima do que a Lei obriga. Esse percentual é superior ao que qualquer outro município investe no setor, no País.

Com o novo percentual, estabelecido na portaria interministerial, o município dará o reajuste a toda a categoria, e não apenas aqueles que estão abaixo do piso mínimo nacional.

É o que temos a esclarecer.

Qualquer informação contrária as descritas acima são meras especulações

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]