Assassino de Renato Tarachuk é condenado á 18 anos de prisão

Na imagem o jovem Renato com as ua esposa Fernando, em cerimonia realizada no Hospital Cajuru em Curitiba Foto: RPC TV

Na imagem o jovem Renato com as ua esposa Fernando, em cerimonia realizada no Hospital Cajuru em Curitiba
Foto: RPC TV

Mais uma vez a Justiça de União da Vitória, esteve realizando mais uma sessão de júri, onde levou ao banco dos réus o senhor Antonio Janilson de Lima, que no ano de 2012, assassinou com um disparo de arma de fogo o senhor Renato Naconechniy Tarachuk, na Rua das Flores, no bairro Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Bituruna.

O fato ocorreu no período de eleições na cidade e em frente a um estabelecimento comercial da cidade.

O júri teve início por volta das 9h, onde policiais que atenderam o fato ano de 2012, estiveram depondo sobre a ocorrência atendida naquela noite. Após o depoimento dos policiais o senhor juiz Sergio Bernardinetti, solicitou que a proprietária do bar também concedesse explicações do que ela viu na época.

Após ser feito o trabalho de perguntas das testemunhas foi a vez do acusado Janilson de Lima sentar a frente do juiz e do promotor para dar a sua versão sobre o fato ocorrido. Antonio disse “Que a vítima tinha pego ele pela gola da sua camisa e armado de uma garrafa o agrediu até a chegada no carro da vítima para pegar uma faca. Para se defender Antonio pegou sua arma de fogo e fez um disparo contra Renato dentro do seu carro” afirmou Antonio em depoimento.

Durante a parte da tarde o promotor do caso o senhor Ademir Ribeiro de Souza, fez o seu trabalho de mostra provas concretas aos jurados sobre o fato ocorrido até a morte de Renato.

Ás 17h45, o juiz fez o trabalho de ler as perguntas sobre o homicídio e porte ilegal de arma para os jurados darem a sua sentença de que Antonio é culpado ou inocente.

A audiência no Fórum de União da Vitória teve seu final por volta das 18h30, quando o juiz Sergio Bernardinetti, fez a leitura da sentença, onde todos os membros do júri decidiram pela penalização pelos dois crimes colocados na ação. 1 Homicídio; 2 Porte de arma.

 

Penalidade:

 

Os jurados decidiram por unanimidade pelos dois fatores colocados em pauta, sendo o homicídio e porte de arma.
Pelo crime de homicídio Antonio foi condenado a 16 anos. Já por porte de arma, pena de 2 anos, sendo assim somada a pena em 18 anos em regime fechado.

 

Leitura da pena:

 

O juiz Sergio Bernardinetti, esteve fazendo a leitura da condenação por volta das 18h15 e suas palavras foram:

Relembre o caso:

 

No ano de 2012, Renato foi atingido por um disparo de arma de fogo na Rua das Flores, no bairro Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Bituruna, onde  ficou gravemente ferido e sua noiva que estava junto com ele não sofreu ferimentos.

Renato foi socorrido e encaminhado para o Hospital Cajuru, em Curitiba, onde o seu estado de saúde era bem complicado.

Na época o amor entre Renato e sua noiva Fernanda Malon, foi tão grande que Fernando não deixou de ficar ao lado do seu amor e acompanhou todo o tratamento médico. Como já dito, o amor entre o casal era tão forte que Fernando decidiu fazer o casamento deles dentro do Hospital Cajuru.

O casamento chamou tanto atenção que a Rede Paranaense de Comunicação (RPC TV), fez uma reportagem sobre o fato ocorrido em Bituruna como do casamento na capital paranaense.

Mulheres da Educação de Porto União são homenageadas

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Na noite desta quinta-feira, 5, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto União, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação da cidade, promoveu uma homenagem as mulheres pela passagem do seu dia, que será no próximo dia 8 de março.
Na oportunidade, várias funcionarias da educação como professoras, diretoras, e secretarias, foram homenageadas com suas fotos em painel. Claro que o espaço é pequeno, mas as personalidades que estão expostas fazem sem duvida uma homenagem justa a todas as mulheres da educação de Porto União.

O secretario de Cultura da cidade José Carlos Gonçalves, fala sobre a homenagem justa as mulheres da educação da cidade, mas também estende está homenagem a todas as mulheres de Porto União e União da Vitória.

O prefeito de Porto União, Anízio de Souza, também esteve prestigiando o evento. Anízio mesmo chegando da capital Federal, onde participou de várias reuniões com a AmplaNorte, não deixou de estar realizando a sua homenagem as mulheres da  educação de Porto União.

O chefe da educação de Porto União, o secretario da Educação Bento Trindade Junior, também esteve no evento junto a sua esposa para fazer uma homenagem justa a todas as mulheres que fazem parte da educação de Porto União.

A exposição de fotos das mulheres da educação de Porto União, que faz uma homenagem a todas as mulheres do serviço público de Porto União e as mulheres da região, está sendo realizado na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto União, na rua Sete de Setembro, que fica num prédio antigo de cor amarelo.

 

Homenagem em Imagens:

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Borracharia na BR 153 em Mallet é invadida e tem vários itens furtados

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Compareceu ao destacamento da Policia Militar de Mallet na manhã do dia 05, o proprietário de uma borracharia, na BR 153, relatando que havia sido furtado vários itens de seu estabelecimento.

A Borracharia que fica próximo ao Chalé do Produtor, teve um pneu marca Pirelli 275 sem câmara, uma pistola de cor azul e branca, e uma câmara de caminhonete aro 16, furtados.

No local ainda foi constatado, que o cadeado que fica na porta da frente estava cortado, e que uma janela aos fundos estava quebrada, sendo o local por onde os ladrões entraram.

Foi realizada uma ronda pela região, mas até o momento nenhum suspeito foi localizado.

 

Três meliantes invadem residência no bairro Ponte Nova

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Uma moradora do bairro Ponte Nova, em União da Vitória, teve a sua residência invadida por três meliantes, por volta das 19h40, do dia 05. A cidadã relatou que os rapazes estavam armados com enxada e ripas, e que ao tentar reagir, acabou sendo agredida.

A cidadã que mora na rua Serafim Schaeffer, disse á uma equipe da Policia Militar, que três jovens entraram em sua casa e tentaram levar a geladeira. A mesma reagiu, porém foi agredida. Os meliantes após o ato acabaram fugindo, levando com eles uma gaiota.

Após os policiais serem acionados, realizaram uma ronda pela região, e com sucesso localizaram dois dos rapazes. Os capturados foram encaminhados até a 4º Sub Divisão da Policia Militar de União da Vitória, e responderam por furto. Um dos meliantes ainda responderá por dano, após danificar uma viatura.

Cidadã é furtada após uma entrega comercial em União da Vitória

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Uma cidadã foi furtada na noite do dia 05, no bairro São Sebastião em União da Vitória após uma entrega comercial. Segundo a proprietária, somente três pessoas tiveram acesso á sua casa naquela noite.

Logo ao sentir a falta do dinheiro, a vítima acionou uma equipe da Policia Militar, na rua Aniz Domingos, e relatou que somente após uma entrega comercial sentiu falta do dinheiro.

As três pessoas em que a vítima comentou que tiveram acesso á casa, foram encaminhados até a 4º Sub Divisão de União da Vitória para maiores explicações. Logo após, equipe policial orientou a vítima, e esta averiguando o caso.

Seleção de Bolão de General Carneiro conquista “Copa Rio Negrinho”

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Seleção Municipal de General Carneiro da modalidade de Bolão trouxe mais um titulo para casa. Durante este último final de semana, a seleção se consagrou campeã da 10ª edição da Copa Rio Negrinho.

A copa realizada no “Clube de Bolão Rio Negrinho” contou com a participação de doze equipes, onde General Carneiro que possuí uma equipe muito competitiva superou os adversários e foi a grande vencedora.

Durante o início da semana, atletas da seleção entregaram o enorme troféu ao secretário de Esportes, Ivo Henrique Gaiovicz, e após, ao secretário de Administração, Joares Martins Ferreira e o vice-prefeito, Sérgio Steptjuk, que no ato representou o prefeito Joel Martins Ferreira que participava de outra reunião.

A forte seleção de Bolão de General Carneiro se prepara agora para participar do torneio InterSeleções Iate Clube Guaratuba, que acontece neste mês de março. Este é considerado uma das principais competições de bolão do Paraná.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Prefeito Anízio de Souza empossa novos secretários municipais

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

 

O prefeito Anízio de Souza deu posse na manhã de sexta-feira, 06, aos novos secretários da Prefeitura de Porto União. O vice-prefeito Aloísio Salvatti atuará como Secretário de Obras e o advogado Rogério Stasiak como secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente.

 

A cerimônia aconteceu no gabinete e contou com a presença do presidente da Câmara Almir Borini, vereadores: Alceu Jung, Christian Martins, Osmar Martins, Paulo Kovalski; secretários municipais, demais funcionários da Prefeitura, autoridades e imprensa.

Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente Rogério Stasiak  Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente Rogério Stasiak
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

 

 

Rogério agradeceu pela confiança. “Quero agradecê-los e estou honrado em fazer parte dessa valorosa equipe”, afirmou. “Vamos buscar a geração de empregos com a implantação de novas empresas sem esquecer e oferecendo todo ao poio necessário para as empresas já existentes e que aqui lutam para sobreviver num mercado competitivo”, disse Stasiak.

 

 

Novo secretario de Obras d ePorto União, atual vice-prefeito Aloisio Salvatti Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Novo secretario de Obras d ePorto União, atual vice-prefeito Aloisio Salvatti
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Salvatti destacou a importância da equipe e o quanto o trabalho de cada é um é necessário. “Não adianta eu querer secretário sem ter equipe e quem faz as coisas na verdade são os funcionários. O que nós temos que aprender é não reclamar muito no dia a dia, temos ser mais otimista para fazermos as coisas que queremos para o município”, enfatizou Salvatti.

“Não tenho nenhuma dúvida da capacidade dos dois de bem administrar essas secretarias. Quero desejar aos dois sucesso na nova empreitada”, disse o prefeito Anízio.

Projeto “Ler e Pensar” será ampliado em Bituruna

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Bituruna ampliará este ano o Projeto Ler e Pensar, parceria com o Jornal Gazeta do Povo, cujo principal objetivo é despertar nos alunos o gosto pela leitura através de análise do maior jornal do Paraná.

Na última quarta-feira, 4, os coordenadores pedagógicos Niucelene Isoton e Jeferson Camargo, participaram do encontro de lançamento do Projeto Ler e Pensar 2015, na sede da RPC/Gazeta do Povo. Este ano o tema é “Uso Consciente das Novas Tecnologias”.

Para o secretário de educação e cultura, professor Gerson Lanzarini, a iniciativa vem a complementar o trabalho dos professores em sala de aula. “Os estudantes passam a ter melhor visão do mundo a sua volta e compreensão daquilo que leem, e se sentem inseridos na sociedade, com capacidade de exercer sua cidadania” explica.

 

Clubinhos de Bituruna iniciam atividades nesta sexta-feira 06

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Clube do Formiguinha (Vila Mariana), o Clube do Abelhinha (São João) e o Clube dos Amiguinhos (Santo Antonio) iniciaram suas atividades nesta sexta-feira, dia 06 de março. Ao todo mais de 300 crianças serão atendidos em contra-turno escolar.

Mantidos pela prefeitura há quase 20 anos – período em que aconteceram inúmeras mudanças – os clubinhos seguem produzindo bons frutos junto às comunidades onde estão inseridos, afinal, a iniciativa garante que os alunos frequentem a escola regular em um período, e os clubes em outro. O projeto inclusive, é referência para toda a região, pois raros são os municípios que têm condições de oferecer um serviço público deste porte na área educacional.

Além de reforço escolar os clubes oferecem atividades na área artística, cultural e esportiva, contemplando vários aspectos da vida dos alunos. “Este é um dos melhores investimentos da Prefeitura de Bituruna, e sem dúvida é um exemplo que muitos municípios gostariam de seguir” observa o secretário de Educação, professor Gerson Lanzarini.

Para este ano, as secretarias de educação e esporte, em parceria com o SESI de União da Vitória, estão trazendo uma novidade para os clubinhos: o projeto Atleta do Futuro, onde oferecem diversos benefícios, desde o estímulo à prática de atividades físicas até a promoção de valores ligados ao esporte e de formação pessoal.

Para o prefeito Claudinei de Paula Castilho os clubes são de suma importância para inúmeros alunos que podem socializar de maneira divertida e educativa, dentro de princípios de caráter e à prática de bons costumes que hoje em dia é tão carente. “Temos relatos de várias pessoas que hoje, já adultas e com famílias, tem os seus filhos nos clubes do qual também participaram, e testemunham o quanto foi importante para suas vidas”, disse o prefeito Claudinei.

Prefeito participa de reunião com moradores do loteamento São Pedro em Bituruna

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na noite de quinta-feira, 05, ás 19h30, nas dependências do Centro Social do bairro São Pedro, em Bituruna, foi realizado uma importante reunião idealizada pelo Governo Municipal e os representantes da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Coordenado pelo Diretor Municipal de Assistência Social Célio Freitas, mais de 80 moradores participaram do encontro.

O subgerente da Cohapar de União da Vitória Orlando Senff Junior, explicou aos moradores a situação dos loteamentos, e também relatou uma situação infeliz que são a venda e troca de casas do qual é expressamente proibida. “Infelizmente temos já algumas situações que repassamos ao Ministério Público, pois a venda e troca são proibidas mediante o contrato, podendo o responsável pagar pelos seus atos”, disse Orlando.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A reunião contou com uma ampla participação efetiva, e também com diversas perguntas dos moradores de loteamentos onde o prefeito Claudinei de Paula Castilho esteve sanando dúvidas dos moradores, e ouvindo as suas sugestões.

Na reunião também estiveram presentes: o representante da Câmara de Vereadores, Remi Girotto, o chefe de Gabinete Eduardo Ribas Conrado, a Assistente Social Liliane Conte, a Coordenadora Maria Rosa, e o presidente do bairro São Pedro, Irio da Silva.