Anos 60 foi destaque da Tertúlia do Mês de outubro

Foto: Marciel Borges / Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges / Rádio Colmeia

As dependências do Clube Concórdia em Porto União, mais uma vez ficou lotado para mais uma edição da tradicional Tertúlia, promovida pela Casa Cultural Aníbal Khury “Castelinho”, que é ligada a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto União. O tema escolhido para o Tertúlia do mês de outubro foi Vale a Pena Ouvir de Novo – Uma Volta aos Anos 60.

O evento sempre teve inicio às 19h30, mas com o Horário de Verão, a programação iniciou às 20h.

Como já dito, o espaço ficou lotado, pois a Tertúlia teve a presença dos alunos dos Colégios Germano Wagnfuhr, Pedro Stelmachuk, da Escola Frei Deodato e da Escola Clementino Brito, além dos Amigos do Castelinho e da Terceira Idade de Porto União.

Foto: Marciel Borges / Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges / Rádio Colmeia

O prefeito de Porto União Anízio de Souza, este junto com a primeira dama do município a senhora Edeltraude, prestigiando o evento e destacou a alegria de estar em mais uma Tertúlia. “Gostei muito, pois são músicas da minha juventude e que ouvíamos, foi muito bom poder relembrar os nossos artistas preferidos”, falou o prefeito.

 

 

O secretario de Cultura e Turismo de Porto União José Carlos Gonçalves, destacou a importância da Tertúlia e a valorização das pessoas que veem se apresentar. E enfatizou também o papel social que o evento traz, pois a comunidade pode ajudar com doações.

 

 

A coordenadora da Casa Cultural Aníbal Khury, Terezinha Wolff, destaca o evento e a oportunidade de muitos artistas que cantam dançam, mas não tem a oportunidade de se apresentar em algum evento para a comunidade.

 

 

Quem se apresentou:

 

Nesta Tertúlia foram 14 apresentações de muita alegria e principalmente da comunidade podendo participar, cantando musicas dos anos 60 como de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e tantos outros cantores que fizeram sucesso na época.

 

Foto: Marciel Borges / Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges / Rádio Colmeia

ZEC E QUARTETO
Pra não dizer que não falei das flores (Geraldo Vandré)
Pode vir quente que eu estou fervendo (Erasmo e Roberto)

 

DANÇAS COLÉGIO GERMANO WAGENFUHR

Professor Jonas Vicenzi, com alunos do Ensino Médio.

4º ano 01 com La bamba, ensaiado por Luana e Michele.

 

CANTO GERMANO

Naiara: Filme Triste
Luiz Fernando e Graziele: Debaixo dos Caracóis

 

ROBERTO BONA
Pururri dos sucessos: Era um garoto que como eu, Gatinha Manhosa e Festa de arromba.

 

BANDA DA ESCOLA PROF. PEDRO STELMACHUCK 
Interpretam “É o bom” de Eduardo Araujo

 

GRUPO SÃO MIGUEL DA SERRA
Crianças do Projeto de música da Escola Frei Deodato, ensaiados por Raphael Damasceno, com a apresentação: “Vem me ajudar”.

 

GRUPO SANTA CRUZ DO TIMBÓ
Crianças do Projeto de música da Escola Clementino Brito apresentarão “Mar de Rosas”. Ensaiadas por Raphael Damasceno

 

GRUPO AMIGOS DA CULTURA

Pupurri das musicas Menina linda, Diana e Feche os olhos.

 

SOLANGE MORETTI E GABRIEL / CARLOS KRASSOWSKI FILHO

Por isso estou aqui (Roberto Carlos) e “Meu bem não me quer”

 

DIOGO FRANZOI

(Aluno de violão do professor Fernando Stechechen)
Canta e toca “Como é grande meu amor por você” de Roberto Carlos.

 

Apresentação:

 

Uma das apresentações que fez a comunidade se emocionar e até cantar e bater palmas foi dos alunos do Ensino Médio. 4º ano do Colégio Germano Wagenfuhr com a música La bamba, ensaiado por Luana e Michele.

Confira a apresentação e a musica.

 

Foto: Marciel Borges / Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges / Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges / Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges / Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges / Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges / Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges / Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges / Rádio Colmeia

Rossoni assume o Governo do Paraná na próxima semana

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado Valdir Luiz Rossoni,do PSDB, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, assume, na quarta-feira, dia 5 de novembro o Governo do Estado.

Este fato ocorre por conta que o governador reeleito Beto Richa, se licenciará do cargo do comando do Palácio Iguaçu para descansar.

A previsão é que esta transição dure exatamente o prazo de 6 á 22 de novembro. Período que a viajem de Richa esta programada.

Condutor alcoolizado é detido em Cruz Machado

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Condutor que apresentava visíveis sinais de embriaguez foi abordado pela Policia Militar, durante um patrulhamento no centro da cidade de Cruz Machado.

O cidadão que estava alcoolizado tinha como acompanhante uma criança de dois anos, e não possuía habilitação.

Diante dos fatos, o Conselho Tutelar, foi acionado e entrou em contato com a mãe da criança, que ficou responsável pelos cuidados.

Sobre o condutor, a documentação pertinente foi confeccionada, e o mesmo encaminhado á 4ª Subdivisão Policial de União da Vitória, para os devidos procedimentos.

 

Criança que havia desparecido é localizada na vila São Pedro em Mallet

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Uma criança que havia desaparecido após estar brincando próxima a sua residência foi encontrada por uma equipe da Policia Militar, durante um patrulhamento.

Os policiais já haviam sido informados ás 20h30 sobre o desparecimento da criança.

Diante dos fatos, um patrulhamento foi realizado, e a mesma foi encontrada na vila São Pedro, na cidade de Mallet.

Após ter sucesso na busca, a criança foi entregue aos seus pais.

Caminhão que havia sido furtado é localizado ás margens da PR 447

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Na quinta-feira, 30, uma equipe da Policia Militar foi informado através do telefone de emergência 190, sobre o caso de furto de um caminhão, no centro de Cruz Machado.

Foi realizado um patrulhamento, e o veiculo foi encontrado tombado e abandonado ás margens da PR 447, em sentido á União da Vitória.

Não foi localizado nenhum suspeito. Sendo o veiculo liberado para seu proprietário, e confeccionado um boletim de ocorrência.

Policia Militar faz apreensão de foragido da justiça em União da Vitória

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Foi abordado por uma equipe da Policia Militar, uma motocicleta, durante um patrulhamento na rua Francisco Caus, no bairro São Sebastião de União da Vitória.

Segundo denúncias o condutor da moto, seria um foragido da justiça.

Ao ser feito a abordagem, foi constatado que o cidadão possuía dois mandatos de prisão em aberto, e também não havia habilitação.

Diante dos fatos, o veiculo foi recolhido ao pátio da 2ª Companhia Independente da Policia Militar, e o cidadão á 4ª Subdivisão Policial de União da Vitória.

Cidadã é agredida na Rodovia João Reolon em União da Vitória

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Na quinta-feira, 30, uma equipe da Policia Militar averiguou um caso de ameaça, na Rodovia João Reolon, de União da Vitória.

A solicitante relatou que havia um cidadão dentro de um caminhão, e que o mesmo estava trancando a via. Ao pedir para o condutor dar passagem, ele a agrediu.

Diante do relato, as partes foram encaminhadas para a 4ª Subdivisão Policial de União da Vitória.

Feira do Livro Padre Estevão será em novembro na frente da Catedral

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Neste ano, em União da Vitória, a Feira Municipal de Livros apresenta novidades. A Praça Coronel Amazonas volta a ser palco do evento, que acontece entre os dias 3 e 8 de novembro. Além disso, a intenção é ampliar o acervo bibliográfico para atrair outros públicos, como acadêmicos e a comunidade, tendo em vista que, nas edições anteriores houve participação, basicamente, de alunos da rede municipal e estadual de ensino. E, nesta edição, Padre Estevão, o idealizador da ação será homenageado.

A atividade tem como objetivos popularizar o livro; oportunizar à população e a comunidade escolar maior contato com a literatura; humanizar a prática da leitura e a inter-relação no processo de aquisição e no poder de transformação  social, por meio dos livros; estimular e difundir a produção artística, literária, intelectual e editorial do estado; e formar plateia para atividades culturais.

A Feira Municipal de Livros Padre Estevão é financiada pela administração, editoras, livreiros e empresas locais. Neste processo, os profissionais contam com o apoio de representantes da Unespar – Campus de União da Vitória, Núcleo Regional de Educação e Uniguaçu.

A abertura do evento está marcada para o dia 3 de novembro, às 9 horas, na praça Coronel Amazonas, e o encerramento será realizado no sábado, 8, na Estação União, a partir das 14 horas. As atividades de encerramento do evento acontecem em parceria com a Rede Paranaense de Comunicação, dentro do quadro RPC na Praça. Neste dia, a programação é voltada à apresentações musicais e de dança, atividades lúdicas e distribuição de doces, como algodão doce, além da disponibilização de brinquedos infláveis. Na oportunidade, os vencedores do concurso de redação, realizado dentro da programação da Feira, serão premidos.

 

Serviço:

 

A Feira poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas; das 13h30 às 17 horas; e das 19 às 22 horas, na praça Coronel Amazonas.

Sinalização e pintura na Avenida dos Ferroviários é finalizada

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A equipe de Sinalização Viária, do Departamento Municipal de Trânsito de Porto União, concluiu a sinalização e pintura do novo contorno na avenida dos Ferroviários com a rua Venceslau Braz em Porto União.

Toda a sinalização para pedestres, veículos e para ciclovia foi finalizada e agora já está adequada com a nova sinalização existente no local, onde houve mudanças. A primeira foi na questão da ciclovia e local para pedestres que foi invertido em toda a extensão da avenida, para dar mais segurança e em seguida foi criada a rotatória para melhorar o tráfego no local.

Este trajeto também receberá uma faixa elevada, confeccionada pela Secretaria de Obras, para dar mais segurança aos pedestres.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Comutran aprova alterações no trânsito de Porto União

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Trânsito (Comutran), presidido por Claudio Tilgner de Souza, realizou na noite de quarta-feira, 29, a sua penúltima reunião de 2014. Na pauta três solicitações que foram aprovadas pelo conselho que teve uma grande participação da população envolvida com as mudanças no trânsito.

Um abaixo assinado foi entregue ao Comutran para o fechamento do acesso a rua Alberto Becker na área da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), no bairro Jardim Brasília. A solicitação foi aprovada pelos membros do conselho. Agora o setor competente da Prefeitura irá implantar uma barreira impedindo o acesso ao local.

A segunda solicitação aprovada foi a implantação de uma faixa de pedestre na rua Annes Gualberto, em frente ao Colégio Estadual Cid Gonzaga, e a sinalização e pintura do meio fio indicando que é proibido estacionar na avenida João Pessoa, próximo a uma das entradas do Colégio.

A terceira e última indicação que constava na pauta da reunião era para a implantação de sinalização informando que é permitindo estacionamento de apenas 15 minutos, de segunda-feira à sexta-feira das 7h às 18h, na rua José Boiteux, próximo ao Colégio São José. A solicitação foi aprovada com ressalvas. “Será implantada a sinalização vertical com a regulamentação de Proibido Estacionar no trecho entre a rua General Bormann até a próxima parada exclusiva de van escolar, somente do lado direito da via. A regulamentação será monitorada por um período máximo de 30 dias, se não aprovada, a sinalização será retirada”, explicou Souza.