Corpo de mulher é localizado em hotel de União da Vitória

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Uma equipe da Polícia Militar de União da Vitória, foi acionada  a comparecer em um hotel no centro de União da Vitória, pois segundo informações uma senhora que reside num dos quartos não foi mais vista.

A Polícia Militar esteve no hotel e quando foram até o quarto foi constatado que a senhora de 76 anos, estava sem sinal de vida.

Na sequência, o local foi isolado até a chegada do Instituto Médico Legal (IML), que esteve na rua Marechal Floriano. Mais tarde o IML divulgou o nome da senhora sendo Laura Krukoski, e até o presente momento ninguém da família compareceu ao IML.

Polícia Militar apreende 15 quilos de maconha no Sul do Paraná

Foto: Polícia Militar

Foto: Polícia Militar

Através da Rádio Patrulha da cidade de Paulo Frontin, e duas equipes da ROTAM, a 2ª Companhia Independente da Policia Militar apreendeu 15 quilos de maconha.

Uma pessoa não identificada entrou em contato com a Policia Militar informando que havia uma motocicleta fazendo manobras perigosas na BR 476, próximo ao posto do Dragão, e que nessa Motocicleta havia dois ocupantes.

A equipe de Paulo Frontin e da ROTAN em seguida, realizaram rondas pelo local, denunciado, e nele abordaram os motociclistas. Ao fazerem a revista pessoal os policiais encontraram 15 quilos de maconha, na mochila do que estava de carona. Os cidadãos de 26, e 23 anos foram presos em flagrante por tráfego de entorpecentes.

Segundo informações, os meliantes são moradores do bairro Sagrada Família e conjunto Horst Waldraff.

A motocicleta Honda, de cor vermelha foi entregue na delegacia.

O capitão da PM de União da Vitória Gilmar Santana, comenta sobre o trabalho realizado pela Polícia Militar.

Outro ponto que o capitão, faz questão de destacar é a participação da comunidade fazendo denuncias anônimas.

Exposição “Martelinho de Ferro” abre hoje no Castelinho

Foto: Gisele Ovitski / Rádio Colmeia

Foto: Gisele Ovitski / Rádio Colmeia

A Casa Cultural Aníbal Khury “Castelinho”, de Porto União abre na noite desta quinta-feira, 23, a Exposição “Martelinho de Ferro”, do artista plástico Marcelo Cunha, natural da cidade de Cruz Machado.

Os objetos que serão expostos são do acervo da Secretária de Cultura de Cruz Machado, feitos totalmente de ferro, sendo utilizados peças de vários tamanhos e formatos.

A exposição com inicio ás 20h,  tem entrada franca até o dia 14 de novembro.
Os horários de funcionamento da Casa Cultural Aníbal Khury são das 9h ás 11h30, e a tarde ás 13h30 até 17h.

Convite:

Convite Casa Cultural Aníbal Khury

Convite Casa Cultural Aníbal Khury

Ponte Nova e São Joaquim vencem pelo Campeonato de Bocha

O Campeonato de Bocha Inter Associações de União da Vitória teve sequência na noite de terça-feira, 21, no Ferroviário Esporte Clube. Por 2 a 1, a Ponte Nova venceu o São Bernardo, e pelo placar de 3 a 0, o São Joaquim derrotou o São Basílio.

A próxima rodada está marcada para quinta-feira, às 19h45, no Ferroviário Esporte Clube. O São Gabriel enfrenta o Passo do Iguaçu, e o Centro ‘encara’ a Nossa Senhora da Salete.

Centro Universitário de União da Vitória realiza o XI Enaproc

Foto: Lúcio Passos

Foto: Lúcio Passos

O Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) realizou nos dias 21 e 22 de outubro o XI Encontro Anual de Produção Cientifica (Enaproc).

O evento é realizado pela Pró-Reitoria da Universidade, e tem como objetivos, divulgar a produção cientifica da comunidade acadêmica,assim como incentivar e estimular a prática da pesquisa cientifica e tecnológica, gerar novos conhecimentos, e proporcionar a aplicabilidade dos conhecimentos formais nos meios produtivos.

Na terça-feira, 21, o evento foi iniciado no Cine Teatro Luz, que ficou lotado pelos acadêmicos. A presidente da Comissão Cientifica, professora Juliane Boiko Bohone, a Pró-Reitora de Ensino, professora Vivian Guimarães e o Reitor da Universidade, professor Jairo Vicente Clivatti, abriram o evento discursando.

Em seguida, foram chamados para integrar a mesa redonda de mediação da professora Maria Genoveva Esteves, os debatedores Dr. Ilton César Martins (Unespar), Dra. Mônica Fort (UTP), e M.a Marivanda Pigatto ( Uniuv).

Os debatedores trataram da Temática Formação do Pesquisar: Limites e Possibilidades.

Foto: Lúcio Passos

Foto: Lúcio Passos

Na quarta-feira, 22, o evento foi realizado na Uniuv, tendo como destaque as apresentações de painel e Comunicações Orais, dos projetos já concluídos e alguns ainda em andamentos dos acadêmicos da Universidade.

Além da participação dos acadêmicos da Uniuv, da sede de União da Vitória e São Mateus do Sul, também teve a participação de estudantes e pesquisadores de outras instituições e cidades.

Nesta XI edição do Enaproc, o numero de trabalhos inscritos atingiu a marca de 170, sendo 65 apresentações de painéis, e 105 de comunicações orais, relatando o maior numero de inscritos de todos os anos.

Roteiro Caminhos da Serra é realizado em Porto União

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Cultura e Turismo prossegue com os trabalhos voltados a divulgação dos atrativos turísticos de Porto União, por meio dos Roteiros que possui a disposição.

Nesta terça, 21, a Secretaria realizou o roteiro turístico Caminhos da Serra em parceria com o SENAC União da Vitória. O roteiro iniciou com uma visita ao Museu Salustiano Costa Júnior, parando na Estação do Engenheiro Mello, onde ocorreu a explicação sobre a importância turística e cultural da estação. O roteiro seguiu com uma visita ao Museu Rural Leovegildo Dalmas, onde os estudantes foram recebidos por José Dalmas, que mostrou as peças do museu e o funcionamento do antigo moinho.

A última parada aconteceu na Igreja de Pedra, em São Miguel da Serra, onde os colaboradores da secretaria Carlos Rodrigues e Ruan Marques  falaram  sobre a história da construção da Igreja, ligada a história da própria comunidade de São Miguel.

Os roteiros podem ser agendados na secretaria pelo telefone (42) 3522 0649 ou pelo e-mail culturaportouniao@hotmail.com.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dia da Beleza da Mulher e Cuidados Femininos será sexta-feira em Paula Freitas

A Prefeitura de Paula Freitas por meio da Secretaria Municipal de Saúde do município convida todas as mulheres para participar nesta sexta-feira, 24 de outubro do “Dia da Beleza da Mulher e Cuidados Femininos”.

O evento é mais uma ação da campanha “Outubro Rosa”, que tem por objetivo disseminar ações direcionadas a conscientização da prevenção e do diagnostico precoce, em especial ao câncer de mama.

O evento será realizado no Centro Comunitário de Paula Freitas, com início às 13h30. Além da palestra sobre prevenção do câncer com as voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de União da Vitória (RFCC), será realizado o dia da beleza da mulher.

Em parceria com o Avon e os salões de beleza do município, será feito no dia, maquiagens e cortes de cabelo. Cada participante irá receber um número na entrada do evento. No decorrer da palestra serão sorteadas as  maquiagens e os cortes de cabelos, estes estarão sendo feito no local. Além disso, também serão realizadas algumas brincadeiras e o  sorteio de demais brindes.

De acordo com Flavia Tais Waismann, enfermeira do posto de saúde do município, a tarde será muito agradável. “Além de informações sobre a prevenção do câncer será um dia de beleza e muita diversão”.

Flavia estende o convite em especial às mulheres do município. “Venha juntar-se a nós nesta luta, sua presença é indispensável”.

Colaboradores:

Avon

São de beleza Janete e Janete

Corpo em Equilíbrio e Fisioterapia

JJ Salão de Beleza

Salão da Mari

Salão da Jane

Salão Maria Bonita

Salão Studio de Beleza

Salete Cabeleireira

Itens da Igreja da Colônia Trabuco em Porto Vitória são furtados

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Uma moradora de Porto Vitória relatou no destacamento da Policia Militar, que a Igreja Católica, na Colônia Trabuco, havia sido invadida e na sequência itens do seu interior haviam sido furtados.

A porta da frente do pavilhão de festas da Igreja foi arrombada, os itens furtados seriam um fogão industrial e cinco sacos de ráfia de carvão.

A cidadã foi orientada quanto aos procedimentos.

PM atende caso de posse irregular de arma de fogo em União da Vitória

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Após uma denuncia anônima realizada á equipe da Policia Militar, os mesmos se deslocaram até o bairro São Braz, na rua Rigoleto Conti, em União da Vitória para verificação de posse irregular de arma de fogo do proprietário de um estabelecimento comercial.

No local, com a autorização do proprietário, foram encontradas as armas de fogo.

Na sequência, o cidadão foi encaminhado a 4ª Subdivisão Policial de União da Vitória, para providencias.

Cruz Machado promove caminhada ao mês do Outubro Rosa

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cruz Machado, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promove a campanha “Outubro Rosa”, que incentiva a importância do diagnóstico precoce na cura do câncer de mama. O “Outubro Rosa” vem chamar a atenção da sociedade e, especialmente, as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

A Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (Apmi) promoveu nesta quarta-feira, 22, no auditório da Câmara Municipal, uma palestra sobre o “Outubro Rosa”, ministrada pela enfermeira Carolina Tonkio de Jesus, que mostrou alguns dos pontos importantes da campanha, comentando sobre as causas, prevenções e a importância da realização do exame de mama. O encontro contou com a presença do prefeito, Antonio Luis Szaykowski, da presidente da Apmi Cruz Machado, Rosa Szaykowski, da secretária Municipal de Saúde, Halina Krajewska, da secretária Municipal de Educação, Oliveti Brautigam, e das integrantes dos grupos das vovós e mães e das vovós do distrito de Santana. Após o encontro, o grupo composto por aproximadamente 100 pessoas realizou uma caminhada pelas ruas da cidade.

Neste mês de Outubro, todas as unidades de saúde do município estão voltadas para orientação e exames nas mulheres em todo o mês de outubro. Os exames podem ser realizados no Centro Municipal Carlos Renato Passos. Durante este mês, ao realizar o procedimento as mulheres recebem uma camiseta da campanha.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Câncer de Mama:

 

O câncer é o crescimento desordenado das células de um órgão do corpo. No caso da mama estas células formarão o câncer de mama. É a primeira causa de morte entre as mulheres, principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil. Homens também podem ter câncer de mama, embora a incidência seja menor. São muitas mulheres desenvolvem câncer de mama sem ter relação com os fatores de risco, mas estudos científicos mostram que alguns fatores aumentam as chances de aparecimento da doença. Idade: o risco aumenta conforme a mulher envelhece. História pessoal ou familiar: mulheres em que a mãe, irmã ou filha tiveram câncer de mama ou de ovário. Mulheres com um parente homem que tiveram câncer de mama ou alterações pré-malignas (tumores benignos). Longa história menstrual: mulheres que menstruaram antes dos 12 anos e tiveram a menopausa após os 55 anos. Ausência de gravidez ou gravidez tardia: mulheres que engravidaram pela primeira vez após os 30 anos de idade ou que não tiveram alguma gestação correm maior risco. Obesidade: a gordura libera hormônio feminino, aumentando os riscos. Exposição a radiação, alcoolismo e sedentarismo. Uso de anticoncepcionais ou reposição hormonal.

 

Outubro Rosa:

 

O movimento popular internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro, se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.