Fé e emoção marca a Sexta-Feira Santa em Porto União

Foto: Marciel Borges

Foto: Marciel Borges

A procissão de Sexta-Feira Santa, em Porto União, neste ano foi modificada segundo a igreja Nossa Senhora das Vitória.

Até o ano passado a procissão acontecia no final da tarde, onde a comunidade participava com muita fé.

Neste ano a procissão foi modificada passando para o período da manhã, mas com algumas modificações, principalmente na questão da história da Via Sagra e cantos durante o percurso.

No total foram sete paradas para uma reflexão e pensando nos momentos que Jesus Cristo, passou para perdoar os pegados da humanidade.

Quando a procissão chegou ao alto do Morro da Cruz, foi realizada uma cerimônia rapada, onde fez a comunidade se emocionar com as palavras divinas e marcando a fé do povo de Porto União e região.

Durante entrevista para a Rádio Colmeia o padre Valdir, destacou a alegria de ver os jovens voltando para a igreja e destacou como é fundamental a comunidade saber a vida de Jesus.

 

Melhor condição de fé:

 

Quem participa da procissão ao Morro da Cruz, em Porto União, sempre tinha um obstáculo para fazer o percurso. A estrada que dá acesso à imagem do alto de Porto União será toda de cascalho.

Já neste ano o percurso foi melhorado, pois o local está sendo planejado para ser um ponto turístico religioso. Com isso o caminho está todo asfaltado.

Segundo o prefeito de Porto União Anízio de Souza, que esteve participando da procissão, a pavimentação asfáltica é a primeira etapa da revitalização do local, pois ainda viram as imagens da Via Sagra, e tantas outras melhorias para o ponto turístico religioso em Porto União.

Veja os recursos e benefícios de uma academia ao ar livre:

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O conjunto de equipamentos é semelhante aos de musculação e alongamento encontrados nas academias convencionais, forma um circuito com o objetivo de trabalhar todos os grupos musculares.

Os aparelhos permitem uma variação de mais de 20 movimentos diferentes e, por serem usados por pessoas adultas de todos os tamanhos e idades, não necessitam de ajuste, pois trabalham a musculatura com o uso do próprio peso do corpo.

Embora os aparelhos tenham como foco usuários da terceira idade, eles podem ser usados por pessoas de todas as faixas etárias, desde que acima de 16 anos, como recomenda a empresa fabricante dos aparelhos. Idade estipulada por evitar acidentes e prejuízos à saúde de crianças e adolescentes em fase de crescimento.

 

Benefícios da atividade física:

 

A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo.

Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações, reduz os riscos de morte prematura.

 

Aulas com professor:

 

Terças e Quintas – Manhã: das 9h ás 11h
Tarde: das 13h30 ás 16h30

Projovem Adolescente participa de palestra motivadora e informativa

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na terça-feira, 15, os adolescentes participantes do Programa Projovem Adolescente, inseridos nos Clubes do Abelhinha, Amiguinhos e Formiguinha participaram de uma conversa com o Assessor de Imprensa da Prefeitura de Bituruna, músico e coordenador de jovens da UMADBI (União de Jovens da Igreja Assembleia de Deus) Junior Batista.

Durante os turnos matutino e vespertino, os jovens participaram da palestra que abordava temas como juventude, família, sociedade e vida. Com certeza um grande aprendizado para os futuros protagonistas de nossa sociedade. Na mesma oportunidade os participantes receberam explanações sobre o Programa Bolsa Família, orientações estas dirigida pela coordenadora do Bolsa Família Zenaide Magnabosco. Este encontro foi organizado pela coordenadora do Projovem Adolescente Dulcemara Braghini, a qual juntamente com coordenadora dos Centros de atividades Carla Regina Nunes da Rocha e todos os demais participantes agradecem parabenizam ao ministrante Junior Batista e aos alunos, pois com certeza a conversa foi reflexiva e as ações ali pensadas os acompanharão para sempre.

Sexta-Feira Santa registra um acidente no centro de Porto União

Foto: Marciel Borges

Foto: Marciel Borges

Mesmo com a cidade com pouco movimento, um acidente foi registrado na rua 7 de Setembro, esquina com a Prudente de Morais, em Porto União.

Por volta das 11h50, a central do Corpo de Bombeiro e da Polícia Militar de Porto União, foi acionada a comparecer para prestar atendimento num acidente de transito, envolvendo uma moto placa de União da Vitória MCF 3775 e um veículo Celta placa de Luiz Alves (SC) MIM 9953.

Segundo informações a cidadã da moto Josiele Laranjeiras, não sofreu ferimentos graves e foi encaminhado para uma casa hospitalar para verificação.

 

Vacinação contra a gripe inicia na próxima semana

Secretario Municipal de Saúde de Porto União Jair Giraldo, ressalta  a importância da comunidade, em especial as mulheres gestantes tomaram a vacina contra  a gripe. Foto: Marciel Borges

Secretario Municipal de Saúde de Porto União Jair Giraldo, ressalta a importância da comunidade, em especial as mulheres gestantes tomaram a vacina contra a gripe.
Foto: Marciel Borges

A Secretaria de Saúde de Porto União inicia na próxima semana o roteiro da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza e outras vacinas. A vacina estará à disposição dos idosos (com 60 anos ou mais), crianças de 6 meses à 5 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas , puérperas e gestantes.

 

No interior o roteiro será o seguinte:

 

 

Dia 22/04/14 (Terça-Feira)

 

 

Local Horário
Km 13 08:00 hs.
Avencal 08:30 hs
Pintadinho 09:00 hs
Salto do Pintadinho 09:30 hs
São Domingos 10:00 hs
São José do Maratá 10:30 hs
Maratá 11:00 hs
Bom Princípio 11:30 hs
Serra Santa Cruz 11:50 hs
Pavilhão Igreja Rio dos Pardos 13:50 hs
Rio dos Pardos 14:30 hs
Dois Vizinhos 15:00 hs
Rio Quati 15:30 hs

 

 

Dia 23/04/2014 (Quarta-Feira)

 

 

Local Horário
Cachoeirinha 08:00 hs
Lança 08:30 hs.
São Martinho 09:00 hs
Rio D´Areia 09:45 hs
Caçadorzinho 10:30 hs
São Pedro do Timbó 11:15 hs
Nova Pátria 13:30 hs
Despraiado 14:00 hs
Salto do Rio Bonito 15:15 hs
Rio Bonito 15:45 hs
Cabeceira da Barra Grande 16:15 hs
Barra Grande 16:45 hs

 

 

Dia 24/042014 (Quinta-Feira)

 

 

Local Horário
Antônio Cândido 08:00 hs.
Legru 08:20 hs
Aquiles Stenghel 09:00 hs
Nova Galícia 09:15 hs
Galícia Velha 10:10 hs
Cerro Pelado 10:30 hs
Tamanduá 10:50 hs
Xaxim / Jangada 11:30 hs
Jangada 11:45 hs
Fazenda Santa Maria 14:00 hs
Santa Maria 14:30 hs
Barreiros 15:00 hs

 

.

Haverá também vacinação em todos os postos de saúde entre os dias 22 de abril a 09 de maio. O dia  26 de abril  será o DIA NACIONAL DE VACINAÇÃO.

 

Posto de Saúde São Bernardo do Campo
Posto de Saúde SEDE – Porto União
Posto de Saúde Santa Cruz do Timbó
Posto de Saúde Santa Rosa
Posto de Saúde São Miguel
Posto de Saúde São Pedro – COHAB
Posto de Saúde Vice-King

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto União, alerta a importância das gestantes irem aos postos de saúde, para tomar a dose da vacina.

Outro ponto sobre a vacinação, é que as pessoas com doenças crônicas, não precisa levar receita médica para receber a vacinas.

O enfermeiro chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria municipal de Saúde de Porto União, Simão Ilczyszyn, comenta sobre a vacinação que tem inicio na próxima terça-feira, 22, em Porto União.

Prefeito cumpre agenda no interior do Município

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito de Porto União, Anízio de Souza, ao lado do vice-prefeito, Aloísio Salvatti e do secretário de Obras, Ruy Breyer de Carvalho, visitaram a região de Santa Cruz do Timbó nesta quarta-feira, 16.

A primeira visita aconteceu na Igreja do Km 13, onde a Secretaria de Obras auxiliou nas obras de ampliação do estacionamento do local. Em seguida se dirigiram até a Ponte do Despraiado na divisa do município de Timbó Grande, que começou a ser reformada, em uma parceria com o município vizinho. Mas a obra que estava prevista para ser finalizada nesta quinta-feira, só ficará pronta na próxima semana, devido ao atraso na entrega do material que ficou sob a responsabilidade de Timbó Grande. A Prefeitura de Porto União é responsável pela mão de obra da reforma da ponte.

As estradas da região que estão passando por melhorias também foram visitadas, assim como a Pedreira de Rio Bonito. O prefeito Anízio fez questão de parabenizar o agricultor, Josemar Altair Pitz, que realziava a limpeza e roçada em frente a sua propriedade, para que o mato não invadisse a estrada. “É a nossa obrigação, temos que fazer e deixar a frente da nossa casa limpa, se não, fecha a estrada de tanto mato”, explicou Pitz.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para o prefeito, esse tipo de consciência é importante, para que a estrada não acabe ficando mais estreita com o passar do tempo. “Temos que parabenizar e incentivar os nossos agricultores que tem essa consciência, de fazer a limpeza na frente de sua propriedade”, ressaltou.

Após isso, o prefeito, o vice-prefeito e o secretário, visitaram a intendência de Santa Cruz do Timbó, onde conversaram com os funcionários e com o intendente Marcelo Heimann.

Para finalizar a agenda do dia, eles visitaram o Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis, na Área Industrial, onde ouviram algumas reivindicações da diretora da instituição, Gisele Casagrande, conversaram com professores, funcionários e alunos.

Acidente é registrado na Ponte da Paca na BR 153

Foto: Corpo de Bombeiros de General Carneiro

Foto: Corpo de Bombeiros de General Carneiro

Por volta das 12h, desta quinta-feira, 17, a central do Corpo de Bombeiros Voluntários, de General Carneiros, foi acionada para um acidente na Ponte da Paca na BR 153.

No local a equipe se deparou com um veículo Golf, da cidade de Xaxim (SC), que veio a capotar. Segundo o condutor, o mesmo perdeu o controle do carro e capotou na via.

Duas pessoas ficaram com ferimentos leves e uma pessoa com ferimentos no crânio, sendo levados para o Hospital de General Carneiro.

A equipe que atendeu a ocorrência foram os agentes Mailson, Ronaldo, Pedro.

Fiscais da Receita Estadual e Prefeitura ficam de olho na Feira de Peixe

Marciel Borges

Marciel Borges

Na manhã desta quarta-feira, 16, os feirantes da produção de peixe, de União da Vitória, estiveram em vários pontos da cidade para a tradicional venda de peixe na Semana Santa.
Só que durante a venda, os produtores foram abordados por uma fiscalização por parte da Receita Estadual e da Prefeitura.

Segundo informações, os produtores não estavam com a documentação em dia como a Nota de Produtor, para ser realizada a Feira de Peixe na cidade.

Após uma breve conversa com os produtores a equipe de fiscalização, marcou para às 16h, desta quarta-feira, uma reunião na sede da Receita Estadual, na ruas Professora Amazilia, área central do município.

 

A reunião:

 

Foto: Marciel Borges

Foto: Marciel Borges

A reunião contou com a presença de vários produtores, que na oportunidade puderam tirar duvidas sobre a Nota de Produtor, tão exigida por parte da Receita Estadual como da Secretaria Municipal de Agricultura.

Na oportunidade um dos membros da Receita Estadual, explicou como deve ser feita o preenchimento da Nota.

Os produtores puderam tirar duvidas que tenha sobre a Nota de Produtor Rural, e como deve ser feita junto com a GTA.

Segundo a Receita Estadual, em breve será feita outras fiscalizações no município, onde feirantes devem apresentar a documentação em especial a  Nota.

Feriadão de agenda esportiva movimentada Cruz Machado

 

O feriado prolongado promete muito esporte em Cruz Machado. Confira agenda e prestigie.

 

A Secretaria Municipal de Esportes de Cruz Machado, convida a comunidade para prestigiar a programação esportiva nesta quarta-feira, 16 e para o feriadão prolongado.

 

Na noite desta quarta-feira, 16, acontece, mais uma rodada do Futsal do Santana, com a seguinte programação.

 

Horário

Equipes

19h30

Palmeiral

X

Carvoeira Rubbo

20h

Palmeirinha

X

Juventude

20h30

Horizonte Azul

X

Karachinho

 

 

Já na quinta-feira, 17, acontece mais uma rodada do Campeonato de Futsal Veterano, no ginásio Luis Otto, com a seguinte programação.

 

Horário

Equipes

19h45

STL “A”

X

STL “B”

20h30

Ajax

X

5 Estrelas

 

 

 

Rodada do Futsal da Linha Vitória:

 

Horário

Equipes

19h30

Os Fora da Lei

X

Iracema “B”

20h

Os Coitados

X

Vitória

20h30

Iracema “A”

X

Corinthians

21h30

Juventus

X

Inter

 

 

Comunicado:

 

A Secretaria Municipal de Esportes, comunica que a  rodada do Campeonato de Futsal do Santana, que seria realizado no dia 19 de abril, foi transferido para o dia 26.

 

Campeonato Municipal de Futebol de campo da série “A” e “B”:

 

No feriado de 21 de abril, acontece mais uma rodada do Campeonato Municipal de Futebol de campo da série “A” e “B”, que será realizado no estádio Castelo Branco, com a seguinte programação.

 

Horário

Equipes

9h30

Palmital

X

Moto Clube

13h15

Unidos da Vitória

X

Oeste

Pela série “B”

15h

Mônaco

X

São José

Séria “A”

 

 

Comunicado:

 

A equipe do esporte de Cruz Machado, comunica que dia 17 de abril, encerra as inscrições para os jogos em comemoração ao dia do Trabalhador. As pessoas que tem interesse em participar, devem retirar as fichas de inscrições na Secretaria Municipal de Esportes, que fica em anexo ao ginásio de esporte Luis Otto.

Prefeitura de General Carneiro explica entrega de carne do lixo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os moradores de General Carneiro começaram a receber nesta semana os boletos referentes ao pagamento pelo serviço de coleta de lixo domiciliar. Trata-se de um serviço de execução do Poder Público Municipal mediante contrapartida financeira do cidadão que tem a coleta a sua disposição.

Conforme a administração municipal, o serviço de coleta ainda não está totalmente adequado no município, mas com a entrada desses recursos, a tendência é melhorar. Até o momento a prefeitura, mesmo sem totais condições, arcava com todas as despesas relativas à coleta. De acordo com a Secretaria de Administração e Planejamento, com esse recurso o sistema ira melhorar gradativamente. Outro item importante a ser ressaltado é que o recurso arrecadado com está taxa, só poderá ser utilizado para o serviço de coleta de lixo.

Em dezembro do ano passado, a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei nº 078/2013, autorizando a prefeitura a firmar convênio com a Sanepar, a qual está autorizada a arrecadar a Taxa de Coleta de Lixo para a Prefeitura por meio de acordo firmado com o Ministério Público, n°21/09 da Promotoria de Defesa ao Consumidor.

De acordo com a legislação em vigência, o pagamento é obrigatório e poderá ser efetuado pelo boleto entregue nas residências, mas se caso optar pela forma parcelada, o valor total da taxa entrará automaticamente na conta de água do imóvel, emitido pela Sanepar.

 

Veja o valor “anual” a vista ou parcelados:

 

R$ 80,64 ou em 7x de R$ 11,52 para residências

R$ 104,88 ou em 7x de R$ 14,98 para comércio

R$ 44,64 ou em 7x de R$ 6,38 para baixa renda

Vale ressaltar que esse valor é referente à taxa de lixo deste ano de 2014.

 

Para outros detalhamentos da cobrança entre em contato com a Prefeitura pelo telefone: (42) 3552.14.41 – ramal 225.