Final de semana será com a Festa das Etnias na Estação União

Foto da Festa das Etnias de 2013 Foto: Divulgação

Foto da Festa das Etnias de 2013
Foto: Divulgação

Acontece neste sábado, 30, a 2º Festa das Etnias “União dos Povos” no Espaço Estação União com início às 9 horas. O evento faz parte da programação do aniversário de Porto União, que completa 97 anos no dia 5 de setembro.

No local haverá venda de comidas típicas alemã, polonesa, italiana, espanhola, suíça, francesa, brasileira, africana, japonesa, entre outras. Também haverá exposição e comercialização de artesanatos típicos. A tradicional feira dos agricultores, realizada todos os sábados no Espaço Estação União, também acontece junto ao evento.

No decorrer da Festa terão apresentações de grupos folclóricos, de dança e apresentações musicais. Na Festa também acontecerá a escolha da Rainha e das Princesas da 8ª Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo às19h30.

“Convido a todos para prestigiar este evento. Os produtos terão valor acessível e bem diversificados, com várias comidas típicas de etnias que colonizaram a nossa região. Vale a pena conferir”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, José Carlos Gonçalves.

Equipe organizadora da Prefeitura de Porto União, já trabalham para a Festa das Etrnias do final de semana. A estrutura já está quase finalizada. Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Equipe organizadora da Prefeitura de Porto União, já trabalham para a Festa das Etrnias do final de semana. A estrutura já está quase finalizada.
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Prefeito Antonio e vice Edison acompanham obras no interior de Cruz Machado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito Antonio Luis Szaykowski e o vice-prefeito, Edison José Warken, visitaram nesta quarta-feira, 27, a região da 4ª Vicinal Vitória, onde vistoriaram as obras que estão sendo realizadas nas estradas rurais. As equipes da Secretaria Municipal de Obras e da Secretaria Municipal de Serviços Rurais estão readequando as vias da comunidade, com a realização de serviços de ampliação dos acessos, cascalhamento, readequação dos acessos às propriedades, entre outros serviços.

Durante a vistoria, o prefeito e o vice também conversaram com moradores da região, que estão satisfeitos com as obras que estão sendo realizadas na comunidade e região. “Importante essa nossa visita ao interior, pois acompanhamos os serviços das equipes e também conversamos com os moradores da região e podemos constatar que o trabalho está sendo bem desenvolvido e a população está ganhando estradas de qualidade”, comenta o prefeito Antonio.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As equipes da Secretaria de Serviços Rurais e da Secretaria de Obras realizaram em 2013 a readequação de mais de 700 quilômetros das estradas rurais. Somente neste ano já foram recuperados e conservados mais 400 quilômetros, em vários trechos em comunidades do município. Somente em julho as equipes intensificaram os serviços e foram recuperados e conservados aproximadamente 200 quilômetros, em vários pontos de Cruz Machado. O trabalho de recuperação das estradas rurais tem como objetivo garantir a melhor trafegabilidade e o acesso de veículos e, consequentemente, o transporte escolar e agrícola.

 

Prefeito de Cruz Machado realiza reunião sobre Transporte Escolar

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito Antonio Luis Szaykowski, juntamente com o secretário Municipal de Transportes, Marcos Marczal, realizou nesta quinta-feira, 28, uma reunião com as empresas do transporte escolar terceirizado. O cuidado e a preocupação com o transporte escolar seguro para os alunos tem sido prioridade para administração municipal. Além do transporte municipal, também há empresas que prestam os serviços de transporte regular para a locomoção dos alunos para a escola e de volta para as casas.

Durante a reunião o prefeito Antonio comentou sobre a situação atual do transporte escolar em Cruz Machado e também foram discutidos os prazos dos contratos e normas do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Também foram abordados assuntos referentes à importância e o cuidado que o motorista deve ter ao transportar os estudantes, respeitando sempre o Código Nacional de Trânsito e as normas do Detran.

O prefeito também comentou sobre o pagamento em dia que a administração vem realizando com as empresas terceirizadas, sobre os reajustes dos pagamentos e contratos, prestação de contas das verbas dos transportes escolar e também elogiou as empresas pelas melhorias apresentadas nos veículos e também na melhoria no serviço prestado.

Tertúlia de Agosto presta homenagem aos pais

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Tertúlia do mês de agosto homenageou os pais. O encontro aconteceu na noite de quarta-feira, 27, no Clube Concórdia, contando com a presença do prefeito Anízio de Souza e de sua esposa Edeltraude.

A programação da noite contou com a apresentação de números musicais e de danças, elaborados pelos amigos do Castelinho e por grupos convidados. Além da parte artística e cultural, a noite teve cunho social com a participação da Rede Feminina de Combate ao Câncer, angariando fraldas geriátricas.

“Agradecemos todos por participarem das nossas tertúlias e por ajudarem também doando os produtos para a Rede. Realizamos nossos encontros a cada última quarta-feira do mês sempre com temas diferentes e ficamos muito felizes quando as pessoas comparecem”, afirma a coordenadora Therezinha   Wolff.

Estiveram se apresentando Roberto Bona, a Escola de Danças Futura Dance, o Coral Amor Especial da Apae de Porto União, José Zito Alves, os professores de música Fernando e Luciano  com seus alunos, a Escola CEEBJA, Solange e Gabriel, o Grupo Amigos da Cultura e o  Grupo do Prestes.

 

Incêndio a residência é registrado em Santo Antonio em Bituruna

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Um morador da localidade de Santo Antonio do Iratim, interior de Bituruna teve uma surpresa ao retornar para a sua residência na manhã desta quarta-feira, 27.

O cidadão a chegar, onde fica a sua residência viu que a casa tinha sido consumida por um incêndio.

Por volta das 10h, o cidadão esteve no destacamento da Polícia Militar de Bituruna para registrar o fato ocorrido e relatou que no incêndio perdeu o seu RG, CPF e a documentação da casa como do terreno.

O cidadão disse não saber os motivos do incêndio. A PM realizou o boletim de ocorrência e orientou.

Adolescente de 15 anos é assediada sexualmente em Cruz Machado

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Por volta das 10h, desta quarta-feira, 27, uma cidadã junto com a sua filha de 15 anos, compareceram ao destacamento da Polícia Militar de Cruz Machado, para realizaram um boletim de ocorrência pelo fato de assedio sexual. Junto com a menor a e mãe estava à equipe do Conselho Tutelar.

Segundo o relato a menor foi assediada pelo motorista do transporte escolar que passou a mão em seu cabelo, cintura e lhe ofereceu cem reais para que a adolescentes mantivesse relação sexual com o mesmo. A menor relatou que o fato ocorreu no ultimo dia 13 de agosto.

A Polícia Militar de Cruz Machado, registrou todo o fato dito pela menor no boletim de ocorrência e orientou junto com o Conselho Tutelar sobre as providencias a serem tomadas.

 

Equipes realizam reconstrução de pontes e bueiros em Cruz Machado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cruz Machado, através da Secretaria Municipal de Obras e Secretaria Municipal de Serviços Rurais, ainda está atuando na recuperação dos estragos causados pelas fortes chuvas nas estradas, pontes e bueiros nas comunidades do interior do município. A zona rural foi uma das áreas mais prejudicadas pelas chuvas que atingiram o município em junho e fizeram que rios, riachos e até mesmos pequenos córregos transbordassem estragando estradas e arrastando pontes.

As equipes estão atuando nas readequações das estradas e reconstrução de bueiros. Nesta semana está sendo realizada a construção do bueiro na comunidade da Linha Divisa, próximo a Linha dos Couros. O prefeito Antonio Luis Szaykowski esteve nesta terça-feira, 26, acompanhando os serviços realizados pela equipe.

Também foi realizada a reconstrução de bueiros nas comunidades Vicinal 5 Santana, linha Japó, entre as comunidades do Poço Preto com a divisa da linha Santana, 6ª Vicinal Vitória e na linha Iguaçu Sul, na entrada do local conhecido como Floresta. Os locais apresentavam irregularidades na estrutura, agora com a realização do serviço os locais apresentam boas condições para que os produtores, moradores e alunos que utilizam esses trechos tenham segurança e conforto para o tráfego.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A empresa que venceu o processo licitatório para a construção das pontes está realizando nesta semana as obras na comunidade Odessa, sobre o Rio Santana. As estruturas foram levadas pelas correntezas ocasionadas pelas fortes chuvas. O prefeito Antonio Luis Szaykowski também esteve acompanhando a obra desenvolvida pela equipe. A empresa também realizou a construção de novas estruturas na comunidade Vicinal 4 Santana. Nos próximos dias também serão realizadas as construções nas pontes das comunidades Lajeado Liso e Santana/Rio d´Areia.

Colégio CEPAN de General Carneiro está realizando “Semana da Cultura”

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Colégio Estadual Pedro Araújo Neto – CEPAN de General Carneiro está realizando a “Semana Cultural”. Desde a segunda-feira dia 25, até esta sexta-feira, 29 de agosto, os alunos terão atividades diferenciadas que marca a semana.

Assim como em anos anteriores, o colégio realiza este evento que não deixa de ser uma forma de aprendizagem. “Trabalhamos na diversificação das formas de aprender respeitando a forma que cada um tem de adquirir conhecimento, assim a Semana Cultural vem de encontro ao enriquecimento da aprendizagem nas suas mais variadas formas”, destaca a direção do colégio.

Nesta semana estão sendo realizadas várias atividades diversificadas como trabalhos escritos, culinária, apresentações artísticas, festival de canção, jogos inter salas e palestras.

O colégio CEPAN ainda destaca que os temas que recebam mais ênfase nesta semana também são trabalhados com os alunos nos demais dias, sendo assuntos como etnias, folclore, ecologia, uso indevido de drogas, qualidade de vida, planejamento familiar e saúde.

Prefeito Joel assina ordem de serviço para implantação de calçamento

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 27, a assinatura da ordem de serviço para implantação de pavimentação em pedras poliédricas e meio-fios em vias públicas do município de General Carneiro. A empresa Verza Prestadora de Serviço LTDA será a responsável pela execução dos calçamentos.

A assinatura aconteceu no gabinete do prefeito Joel Martins Ferreira. Estiveram presentes, os secretários Clodi Girotto, de Obras e Joares Martins Ferreira, da Administração, além do proprietário da empresa que ganhou a licitação, Nereu Verza.

A obra se trata da implantação do calçamento na rua Eresmira dos Anjos Ferreira e na rua Benedita Zanlorenzi Drabik, populares ruas 4 e 5 do bairros São João. A obra custará mais de R$ 276 mil reais e o recurso foi liberado através de uma Emendar Parlamentar com a contrapartida da prefeitura.

O prefeito Joel comemorou mais esta conquista que comprova mais um avanço do município de General Carneiro. “Esta implantação de calçamento nas ruas 4 e 5 é mais uma  vitória para nossa administração, elas já estavam precisando de melhorias e agora o bairro será beneficiado”,diz Joel.

General Carneiro discute forma de reinserção de adultos infratores na sociedade

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante a tarde desta quarta-feira, 27, o secretário de Assistência Social, Thiago Martins Ferreira se reuniu com os demais secretários do município de General Carneiro no Centro Múltiplo Uso na praça Quindrade Gaiovicz.

Uma breve reunião foi realizada para debater sobre a possibilidade de inclusão de adultos infratores para prestação de serviços comunitários. Este meio se da para os adultos que cometeram infração e agora precisam ser reinseridos na sociedade, sendo de responsabilidade do município executar essa ação.

Este método funciona da mesma forma que a medida sócio-educativa que foi debatido nos últimos meses para inclusão de menores infratores, a única diferença é que a forma de trabalhos para os adultos é mais extensa.

Os secretários ficaram então comprometidos em fazer uma lista apontando pessoas do setor que podem ficar responsáveis para orientação a essas pessoas, além de repassar quantas vagas podem ser liberadas.