Obras são realizadas na comunidade Fuck Taguá em Cruz Machado

Foto: Divulgaçaõ

Foto: Divulgaçaõ

As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Rurais e da Secretaria Municipal de Obras realizaram serviços de readequações nas estradas rurais da comunidade Fuck Taguá, em direção à comunidade Pinaré/Odessa, na linha Louro, e na estrada da comunidade Taquari. O trabalho de recuperação das estradas rurais tem como objetivo garantir a melhor trafegabilidade e o acesso de veículos e, consequentemente, o transporte escolar e agrícola.

Foto: Divulgaçaõ

Foto: Divulgaçaõ

Foto: Divulgaçaõ

Foto: Divulgaçaõ

 

Prefeito Antonio realiza vistoria na Comunidade de Odessa

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A empresa Capeletti, que venceu o processo licitatório para a construção das pontes, esteve finalizando na semana passada as obras na estrutura na comunidade Odessa, sobre o Rio Santana. As estruturas das pontes foram levadas pelas correntezas das fortes chuvas que atingiram o município no mês de junho.

O prefeito Antonio Luis Szaykowski esteve nesta sexta-feira, 29, acompanhando a obra desenvolvida pela equipe. O prefeito também esteve na comunidade Vicinal 4 Santana, onde também foi realizada a construção de uma nova ponte. A empresa construiu as novas estruturas e as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Secretaria Municipal de Serviços Rurais realizaram a construção das cabeceiras das pontes. Nesta semana a empresa realizará as construções de novas pontes nas comunidades Lajeado Liso e Santana/Rio d´Areia.

Foto: Divulgaçaõ

Foto: Divulgaçaõ

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Sesc apresenta projeto ao prefeito Anízio de Souza

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sesc apresentou ao prefeito Anízio de Souza na manhã desta sexta-feira, 29, o projeto Viver Saúde. O projeto foi apresentado pela Gerente do Sesc em Canoinhas, Giseli Mara Schena, e pela técnica de atividades, Letícia Cardoso.

O Projeto tem como foco uma abordagem no sentido da construção de uma atenção à saúde integral em que as pessoas e os grupos sociais assumem maior controle sobre a saúde e suas vidas e em que a racionalidade do modelo biomédico dominante seja transformada no cotidiano de suas práticas.

Segundo o projeto apresentado, a proposta se efetiva, por meio da organização da comunidade, na totalidade das práticas ali executadas, na medida em que investe na ampliação da participação, que dinamiza, passa a questionar e reorienta os problemas e assuntos condizentes àquela comunidade especificamente.

O desenvolvimento do projeto é em espaços estratégicos da comunidade, onde as pessoas se reúnem para receber orientações sobre temas de interesse da própria comunidade.
O projeto apresenta também como componente estratégico o desenvolvimento de ações voltadas para a capacitação de multiplicadores, instrumentalizando a população para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida para o pleno exercício da cidadania enquanto protagonistas do processo de desenvolvimento de comunidade. O período da permanência do projeto é de três meses em cada município. O projeto é executado através de cursos, debates, oficinas, palestras e dinâmicas de grupo.

O prefeito Anízio gostou do projeto e agora irá estudar a sua implantação. “É um projeto importante para orientar a nossa população como se alimentar de forma correta, além da importância do exercício físico para ter uma boa saúde”, destacou.

PNDTR foi realizado em Santa Cruz do Timbó

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O distrito de Santa Cruz do Timbó em Porto União recebeu neste domingo, 31, a equipe do Programa de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). O PNDTR é uma parceria do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), INCRA, Ministério da Justiça, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Instituto Geral de Perícias (IGP), INSS e Prefeitura de Porto União.

A abertura aconteceu às 9h com a presença de autoridades locais. O Programa tem como objetivo disponibilizar documentos sem custos, especialmente para as Mulheres, mas o atendimento foi realizado para todas as pessoas que necessitavam dos serviços de confecção de documentos como identidade, CPF e carteira de trabalho. Os trabalhos foram coordenados pela agente do IGP, Maria da Graça Périco.

“Santa Cruz do Timbó está sendo muito valorizada com a vinda desse mutirão. Toda uma equipe de vários setores está aqui para confeccionar a documentação da população desta região”, destacou o prefeito Anízio. Foram atendidas 85 pessoas que confeccionaram os documentos e segundas vias. Os trabalhos se estenderam até às 16h30.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Pinturas das vias acontecem no período da noite em Porto União

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para evitar maiores transtornos no tráfego de veículos no centro de Porto União, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), está realizando a pintura e sinalização na área central do município, no período da noite.

O serviço organizado pelo coordenador do Demutran, Ivan Andrukiu, começou na semana passada e deve prosseguir nas próximas semanas. “Pedimos aos motoristas, atenção no período da noite, estamos sinalizando com cones os locais onde estamos trabalhando, mas mesmo assim pedidos a atenção e a compreensão”, solicitou Andrukiu.

Além da sinalização com cones, os funcionários estão trabalhando com todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), e nos uniformes existem faixas refletivas.

Três mulheres são detidas por tráfico de entorpecente em União da Vitória

Foto: Polícia Militar

Foto: Polícia Militar

Por volta das 20h40 de sexta-feira, 29, uma equipe da Polícia Militar de União da Vitória abordou um suspeito na rua Ipiranga em atitude suspeita. Na busca pessoal foi encontrada certa quantidade de substância entorpecente análoga a “crack”.  Indagado onde havia adquirido a droga, a pessoa disse aos PMs que havia comprado na rua Almirante Barroso.

De posse das informações, com o apoio de outra equipe os policiais militares deslocaram ao endereço informado, onde uma feminina ao perceber a presença da PM, correu para dentro do apartamento trancando a porta e desacatou os policiais. Na sequência a equipe entrou no local, abordou duas femininas e ainda localizou 34 pedras de crack no interior de uma caixa de joias, uma das femininas assumiu a propriedade do tóxico.

Durante a abordagem, chegou ao local uma terceira feminina relatando ser usuária e que queria comprar droga. Diante dos fatos, os envolvidos foram detidos e encaminhados para a delegacia de União da Vitória para as devidas providências.

Polícia Militar de União da Vitória realiza Operação 3 Planaltos

Foto: Polícia Militar

Foto: Polícia Militar

A Polícia Militar do Paraná realizou a terceira edição da Operação 3 Planaltos, que coloca policiais de batalhões de todo o estado nas ruas para reduzir o número de contravenções e crimes.

Visando a apreensão de armas de fogo ilegais irregulares e drogas e a captura de foragidos da Justiça, abordagens, fiscalização e assim como ações para prevenir furtos e roubos de veículos.

A operação começou às 14h de quinta-feira, 28 de agosto, e se estendeu na sexta-feira e sábado, 29 e 30 de agosto de 2014.

Em União da Vitória e região, a a Polícia Militar colocou nas ruas os efetivos da Rádio-Patrulha Auto, ROTAM, P2 e do serviço administrativo. Para melhor direcionar o policiamento da operação, foram utilizados mapas do crime que mostram a incidência de criminalidade nos municípios, e o efetivo foi estrategicamente distribuído para a realização das abordagens.

 

Resultado:

 

O resultado da Operação 3 Planaltos, foi satisfatório, no três dias de operação foram abordadas 2669pessoas, 51 estabelecimentos comerciais e 749 veículos, dos quais 19foram recolhidos por irregularidades, 93 notificações de trânsito foram confeccionadas.. Ainda na operação 10 pessoas foram detidas em ocorrências de embriaguez ao volante, desacato, e uso de entorpecente, 31 pedras de crack foram apreendidas.

PM de União da Vitória é bem representada no Campeonato Paranaense de Jiu-Jitsu

Foto: Polícia Militar

Foto: Polícia Militar

Aconteceu no sábado, 30 de agosto, o Campeonato Paranaense de Jiu-Jitsu na cidade de São José dos Pinhais (PR), aonde centenas de atletas participaram do evento.

A Polícia Militar de União da Vitória, foi novamente bem representada pelo soldado. Everson Loth, neste campeonato, ele alcançou o primeiro lugar na sua categoria e também primeiro lugar no absoluto geral.

8° Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo já tem Rainha e Princesas

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Na noite deste sábado, 30, durante a 2° Festa das Etnias, foi realizado a escolha da Rainha e das duas Princesas da 8° Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo, que será nos dias 5, 6, e 7 de dezembro na Estação União.

Para a edição de 2014, quatro belas garotas representaram empresas de Porto União se inscrevendo, onde três foram escolhidas por um júri técnico.

O desfile na passarela teve inicio às 19h30, com a presença do publico e do prefeito Anízio de Souza junto com membros da ACIPU.

Após um desfile juntas e em seguida desfile individual, foi escolha a Rainha e as duas Princesas da festa.

 

Conheça as eleitas:

 

Rainha: Carolina Aparecida Kowalczuk

1° Princesa: Juliane Schreiner

2° Princesa: Edilene Gonçalves de Mello

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

 Durante o evento o prefeito Anízio destacou a importância de valorizar a Festa das Etnias e a escolha da rainha e Princesas da Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo 2014.

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Rainha da 8° Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo, Carolina Aparecida Kowalczuk, conversou com a reportagem da Rádio Colmeia, e reafirmou o seu compromisso de levar o nome de Porto União junto a Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo.

 

 

Lembrando que a festa será realizada os dias 5,6 e 7 de dezembro no Espaço Estação União e praça Hercílio Luz, com uma grade programação que em prevê estará sendo divulgada para a comunidade.

 

Galeria:

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Bituruna da inicio a Semana na Pátria com Pavilhão Nacional

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura convida toda a população para participar da cerimônia de hasteamento  e arriamento das bandeiras em frente à Prefeitura de Bituruna. O hasteamento acontecerá todas as manhãs às 8h30 e o arriamento às 16h30.