Não haverá rodada do “Campeonato da Amsulpar” no próximo final de semana

A equipe do Campeonato da Amsulpar comunica que neste domingo, 5 de outubro não haverá rodada do “Campeonato da Amsulpar” devido as eleições para Presidente, Governador, Senador, deputado Federal e deputado Estadual.

A quinta rodada do Campeonato que estava programada para ser realizada no último final de semana, 27 e 28 de setembro, não foi realizada em razão do mal tempo.

Portanto a competição retorna no dia 12 de outubro com a programação da quinta rodada, ou seja, os jogos que não ocorreram em razão das chuvas serão realizados, dando sequência na tabela da competição.

Para garantir o direito ao voto, eleitor não pode ser preso a partir desta terça-feira

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir desta terça-feira, 30, nenhum eleitor pode ser preso ou detido, salvo em flagrante até 48 horas depois do encerramento das eleições. A determinação está no Código Eleitoral e é uma garantia ao direito ao voto que o eleitor precisa ter.

Desde o último dia 20, os candidatos também não podem ser presos. Se houver segundo turno, a proibição da prisão de eleitor será entre os dias 21 de outubro até 48 horas após o fim do pleito.

 

Com informações da Rádio BandNews FM Curitiba

http://bandnewsfmcuritiba.com/2014/09/30/para-garantir-o-direito-ao-voto-eleitor-nao-pode-ser-preso-a-partir-desta-terca-feira/

 

Tertúlia da Primavera acontece amanhã em Porto União

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto União, junto com a Casa Cultural Aníbal Khury, realiza nesta quarta-feira, 1° de outubro, a sua tradicional Tertúlia.

O evento seria realizado na semana passada, mas por causa do mal tempo o evento foi remarcado para nesta quarta-feira.

Os temas que serão destacados nesta Tertúlia será Primavera, Pátria, Farroupilha, que foram os acontecimentos registrados no mês de setembro.

O evento será realizado no salão pequeno do Clube Concórdia, em Porto União, com inicio às 19h30 com entrada gratuita, mas quem puder ajudar com doação de livros infantil ou brinquedos, que serão doados para as crianças da Vila Esperança.

O secretario de Cultura e Turismo de Porto União José Carlos, fala do evento e faz o convite a comunidade.

Equipe de Bocha de União da Vitória se classifica para a próxima fase do Paranaense

Foto; Divulgação

Foto; Divulgação

A segunda fase do Campeonato Paranaense de Bocha foi disputada neste sábado, 27, e domingo, 28, na sede do Clube 25 de Julho. Os jogos foram válidos pela chave J, composta pelas equipes Matelândia (Campeã Paranaense e dos Jogos Abertos do Paraná); Itaipulândia, Pato Branco, São Mateus do Sul e seleção de União da Vitória.

Os jogadores, cerca de 60, foram recepcionados pela equipe da Secretaria de Esportes de União da Vitória, comandada por José Pedro Walck.

Em nome da administração esportiva, José Pedro parabeniza a equipe local, pela classificação para a próxima fase, e agradece o trabalho e empenho do técnico da equipe de União da Vitória, Francisco Rosa (Rosinha) e dos atletas, bem como as pessoas que trabalharam nestes dias.

 

Confira a classificação das equipes para a fase seguinte:

 

1º lugar: Pato Branco

2º lugar: Itaipulândia

3º lugar: União da Vitória

Prefeitura de Cruz Machado recebe exposição “Nascer e Renascer, o Brotar das Cores”

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cruz Machado está recebendo a exposição “Nascer e Renascer, o Brotar das Cores”, que reúne uma coletânea de obras, que busca valorizar a arte local e promover a fruição cultural. A exposição vai até o dia 22 de outubro, e pode ser conferida na prefeitura, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. As pinturas são de artistas da cidade, dentre eles Gisele Bankersen, Meri Kistmacher, Ivani Nedochetko, Giovani Scibor, Claudio Azevedo e Aysllan Roberto Plewka.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A exposição “Nascer e Renascer, o Brotar das Cores” faz parte da programação da Primavera de Museus. Ao propor o conceito de “museu criativo”, o Instituto Brasileiro de Museus elege-o como o principal estímulo à manutenção e ao desenvolvimento de cada museu, na exploração de sua capacidade de inovar-se, modernizar a gestão, diversificar iniciativas, ampliar a presença no território em que se acha inserido e atrair público.

À procura de novos “museus criativos”, a Primavera é um acontecimento relevante para o intercâmbio de experiências e conhecimentos. Prenunciam resultados a serem partilhados pelo campo brasileiro, na certeza de que o museu deve reinventar-se, permanentemente, a fim de cumprir seus objetivos na vida dos cidadãos, da sociedade e do país.

Prefeitura de Cruz Machado investe mais de 7 mil reais em educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vice-prefeito, Edison José Warken, e a secretária Municipal de Educação, Oliveti Brautigam, realizaram nesta terça-feira, 30, a entrega de novos livros para a Escola Municipal Professor Bronislau Kapusniak.

A administração municipal investiu R$ 7.792,00 em 307 livros da educação infantil e mais 304 livros para o ensino fundamental. A escola foi castigada pelos estragos da enchente que atingiu o município em junho deste ano, sofrendo com a perda de livros e equipamentos.

A Prefeitura também realizou a aquisição de novos computadores, impressoras, nobreaks, modens, caixa de som amplificada, bebedouro de água, lavadoras wap, entre outros equipamentos para a reestruturação da escola.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Administração de Cruz Machado realiza Audiência Pública

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A administração municipal de Cruz Machado realizou nesta segunda-feira, 29, a Audiência Pública. O encontro aconteceu no auditório da Câmara Municipal e contou com a presença do vice-prefeito, Edison José Warken, secretários municipais e equipes, vereadores e população em geral.

O contador da prefeitura, Jefferson Rodrigues Mazur, realizou a leitura da primeira discussão das metas da Lei Orçamentária Anual (LOA), para o Exercício de 2015. Também foi realizada a prestação de contas, explicação das receitas e despesas do Município, por meio de relatórios, referente ao 2º Quadrimestre do Exercício de 2014.

A LOA é uma lei elaborada pelo Poder Executivo que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano. A Constituição determina que o orçamento deve ser votado e aprovado até o final de cada ano.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Imagem de Nossa Senhora Aparecida chega hoje em União da Vitória

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para marcar o mês de outubro a Diocese de União da vitória, realiza durante os dias 30 de setembro até 11 de outubro uma visita muito especial da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida em União da Vitória, Porto União e Caçador.

O padre Ivo chega com a imagem de Nossa Senhora Aparecida no final da tarde desta terça-feira, 30, e às 19h, acontece a primeira Missa no salão da Catedral.

No final da manhã o padre Ivo, esteve conversando com o jornalismo da Rádio Colmeia, após sair do avião que pousou na capital paranaense, e comentou a alegria de estar trazendo a imagem da padroeira do Brasil, para União da Vitória e por onde a imagem passará.

Outro ponto importante é que a comunidade poderá deixar no salão da Catedral seus pedidos para que no dia 13 de outubro o padre Ivo, levar a imagem para o estado de São Paulo, levará os pedidos até  a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o padre fala sobre os pedidos. 

 

Confira a agenda de visita da imagem às paróquias:

 

Data Horário Paróquia
     
30 de setembro 19h Missa Catedral
1° de outubro 9h Navegantes
1° de outubro 12h Ponte Nova
1° de outubro 15h Nossa Senhora da Boa Morte
1° de outubro 19h30 São Sebastião
2 de outubro 19h Paróquia Sagrada Família de Nazará
3 de outubro 19h30 Paróquia Nossa Senhora da Salete
4 de outubro 19h Paróquia Nossa Senhora de Fátima
5 de outubro 17h Paróquia São Judas Tadeu
6 de outubro 18h30 Paróquia São Basílio Magno
7 de outubro 19h Paróquia Nossa Senhora das Vitória
8 de outubro 19h Paróquia São Pedro e São Paulo
9 de outubro 18h Paróquia Nossa Senhora do Rocio
10 de outubro 19h Paróquia Nossa Senhora das Dores
11 de outubro 19h Retorno da imagem para  a Catedral com Missa

Funcionários da Prefeitura de Porto União recebem orientação sobre a Redesim

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, 29, funcionários da Prefeitura de Porto União receberam orientações sobre a Rede Nacional para a Simplificação do Registro (Redesim), na qual o município passará a fazer parte. A orientação foi repassada pelo analista de sistemas do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA), Marcello André Previdi.

Esse sistema é integrado ao Estado e a União e permite a abertura, alteração e legalização do Registro Mercantil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

O processo inicia com a entrada do pedido na Junta Comercial – JUCESC, que depois repassa de forma eletrônica aos demais órgãos conveniados: Prefeitura, Corpo de Bombeiros e Secretaria da Fazenda.

Dentre os benefícios da implantação do novo sistema estão: a redução da burocracia, criação de um registro único por empresa, acesso aos dados e documentos protocolados na Junta Comercial. Com isso o processo se torna mais ágil.

Sindicato Rural de Porto União recebe veículo 0Km

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Na manhã desta segunda-feira, 29, mesmo com muita chuva em Porto União, o Sindicato Rural de Porto União, recebeu um veículo 0Km para os trabalhos em prol do fortalecimento da família rural.

O evento de entrega aconteceu no Sindicato Rural, no alto da rua Sete de Setembro, e contou com a presença do secretario de Administração de Porto União Paulo Rubens Buch,  e também do vereador Carlos Roderley Pinto “Polaco do Bifão”, além de membros do Sindicato e do seu presidente Mario Ortz.

O vereador destacou que a entrega de um veículo para o Sindicato Rural, vai ajudar muito no trabalho local como em viagem para Florianópolis, para o melhoramento dos projetos rurais.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O presidente Mario resaltou a alegria do Sindicato Rural, estar recebendo um veículo e destaca as ações feitas pelo Sindicato Rural de Porto União, na área de habitação.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia