Miss Mundo Santa Catarina 2015, é de Porto União

Foto: Lucas Ferreira

Foto: Lucas Ferreira

O final de semana foi marcado por muita torcida para a jovem portuniense Nayara Guimarães, que esteve representando a cidade de Porto União, no Miss Mundo Santa Catarina.

 
O evento foi realizado na cidade de Itajaí na noite do sábado, 25, onde Nayara Guimarães competiu contra 29 jovens catarinenses. Nayara foi eleita a Miss Mundo Santa Catarina, e agora vai para a segunda fase do concurso que é a Miss Mundo Brasil, sendo a última etapa a Miss Mundo.

 
Na tarde desta segunda-feira, 27, Nayara Guimarães, faz uma visita ao gabinete do prefeito de Porto União, Anízio de Souza, e na sequência em carro aberto faz uma carreata por Porto União

Embriagado agride esposa e filha de 13 anos em União da Vitória

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Após chegar embriagado em casa, marido agrediu esposa e filha de 13 anos com tapas e socos no rosto. Ainda não satisfeito, o agressor ainda as ameaçou com uma suposta arma branca, que a esposa conseguiu esconder em um cômodo da residência.

Ás vítimas solicitaram uma equipe da Policia Militar de União da Vitória, no domingo, ás 21h30, na rua Jaime Ernesto Bertazo, no bairro Limeira. Com a chegada dos policiais, o autor se escondeu em um cômodo da residência, e ameaçou a equipe, assim como se recuso a ir preso. Contudo, os policiais imobilizaram o meliante, e os encaminharam até a 4ª Sub Divisão Policial de União da Vitória.

Adolescente é ameaçada em Cruz Machado

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Uma adolescente de 17 anos foi ameaçada por uma individua na cidade de Cruz Machado, neste domingo. A vítima que se deslocou até o destacamento policial ás 20h, afirmou que as ameaças são feitas com frequência, e que tem até um processo contra a autora.

Em seu testemunho, a adolescente relatou que além de ameaças, é também xingada pela autora. Contudo, os policiais orientaram a vítima, e confeccionaram um boletim de ocorrência.

 

Recital de Poesias reúne grandes artistas de Porto União

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Cultura e Turismo de Porto União realizou na noite de quarta-feira, 22, o 2º Recital de Poesias. O evento é um espaço para que as pessoas possam compartilhar com os demais o trabalho que realizam em forma de poesias, composições musicais e literárias.

O secretário José Carlos Gonçalves conduziu as apresentações da noite, enfocando cada trabalho de cada artista participante.

Roberto Bona cantou duas de suas composições; uma delas com a qual ganhou um festival de Porto União e União da Vitória na década de 70, a outra uma homenagem à esposa, quando completaram 25 anos de casamento. Emanuelle Gonçalves e Bruno Dozorek fizeram um dueto apresentando a música Eu sei que vou te amar, e a declamação do Soneto de Fidelidade da antologia poética de Vinícius de Moraes. A jovem Sandra Delvoss declamou um poema de Machado de Assis, A Macieira. O professor Celso Marczai fez uma dramatização sobre a vida. João Luciano da Silva declamou um poema de sua autoria: Bobagens. Para encerrar o sociólogo e funcionário da Secretaria, Ari Passos, interpretou, vestido a caráter, um dos textos mais famosos sobre a Guerra do Contestado o qual chama a atenção pela frase: não conteste o Contestado, sem saber sua razão, de Romário Borelli.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para José Carlos esse é um momento de apresentar a riqueza cultural que existe na região. “Temos a felicidade de ter aqui muitas pessoas que gostam de apresentar suas músicas, recitar poesias, por isso temos esse espaço dedicado a quem quer apresentar seu talento”, explica.

Muitos eventos já estão programados para os próximos dias em Porto União. No dia 29 de abril, acontece a primeira Tertúlia deste ano, que será realizada no auditório da Secretaria de Educação. Já no dia 1º de maio, a secretaria integra a equipe que promove o Dia do Pedal, evento realizado em parceria com o Sesc e Senac, com um passeio ciclístico pelas ruas da área central de Porto União.  A Orquestra Show Porto União já intensifica os preparativos para um grande espetáculo que deve ocorrer ainda no mês de maio.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Acompanhe o recital de Ari Passos:

Recital de Emanuelle e Bruno:

Recital de Celso:

Recital de Roberto Bona:

Recital de Luciano:


Recital de Sandra:

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

 

Hiperdia é realizado no posto do Planalto em General Carneiro

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O primeiro encontro de hipertensos e diabéticos do bairro Planalto superou as expectativas da equipe da Unidade Básica de Saúde – UBS. Mais de 70 pessoas receberam orientações sobre saúde, aferiram a pressão arterial e fizeram o teste de glicemia, além de receberem vacinas e saborearem um lanche especial.

O encontro foi realizado nas dependências do posto, na sexta-feira, dia 24 de abril, e conforme o Enfermeiro Chefe, Gilvanei Ortiz o sucesso do Hiperdia se deve ao empenho da equipe do UBS, e das Agentes Comunitárias de Saúde que não mediram esforços para promover o encontro. “O encontro foi muito bem informado no bairro graças a nossa equipe, e pudemos ver o resultado, tivemos que improvisar devido a várias pessoas que vieram participar e saíram daqui com orientações sobre os cuidados que devem ter com a medicação, alimentação e mais qualidade de vida”, ressalta o enfermeiro.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Fizemos a aferição de pressão, peso e teste de glicemia, para saber a quantia de açúcar no sangue, além da palestra com o Dr. Fabio que falou sobre a hipertensão, assim como a diabetes, causas, sinais e sintomas para ficar em alerta”, explica a Técnica em Enfermagem Rosane Kulibaba.  “Foi dado um ênfase para eles não ficarem só sentado em casa, isso faz mal, eles devem fazer exercício físico”, destacou a técnica, que acredita que o encontrou foi muito produtivo e será realizado novamente dentro de três meses.

O secretário de Saúde, Marco Antonio Tomko também participou do encontrou e ressaltou para os participantes o trabalho da equipe, que todos os dias se dedicam para proporcionar aos moradores do bairro, uma saúde com mais qualidade. O secretário também falou do atendimento do Dr. Fabio Nishikawa e agradeceu a presença dos participantes.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Via comunicação Prefeitura de General Carneiro.

 

TV Câmara grava documentário na Cruz do Aviador sobre Capitão Kirk em General Carneiro

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Integrantes do 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado de Porto União acompanhado de uma equipe de filmagens da TV Câmara, da cidade de Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro, estiveram nesta sexta-feira, dia 24 de abril, no município de General Carneiro realizando filmagens para um documentário sobre o Capitão Ricardo João Kirk, patrono da Aviação do Exército Brasileiro.

A Câmara Municipal de Campos irá prestar uma homenagem ao Capitão Kirk que neste ano completa 100 anos de sua morte. A equipe esteve realizando filmagens com um DRONE (Veículo Aéreo Não Tripulado) no monumento da Cruz do Aviador, na localidade do Marco 5, local onde o avião pilotado por Capitão Kirk caiu no dia 1º de março de 1915, quando realizava operação aérea em apoio às operações terrestres da Guerra do Contestado, nas fronteiras dos estados do Paraná e Santa Catarina.

Na oportunidade, a equipe visitou o prefeito Joel Martins Ferreira, na Prefeitura Municipal para contar sobre o projeto e buscar mais itens para anexar nas filmagens.

O secretário de Administração, Joares Martins Ferreira fez questão de apresentar para a equipe, o historiador do município, Alcides Almeida para relatar seus conhecimentos. “O professor Alcides é a pessoa certa para falar sobre a história do município. Ao longo dos anos, o professor vem realizando pesquisas sobre as origens e pode contar com detalhes como era essa época”, enfatizou Joares.

Professor Alcides prontamente aceitou o convite para participar da reunião e colaborar com a pesquisa da equipe. “Fico feliz por poder colaborar. Minha vida é pesquisas, se informar e claro, sinto-me muito honrado em poder contribuir com o documentário. Tenho um grande acervo de fotos e textos relatando sobre o tropeirismo, guerra do contestado, Capitão Kirk, até a criação do município”, contou o professor, que disponibilizou três fotos da sua coleção registradas no ano de 1905, da criação da estrada estratégica, União/Palmas, local onde Capitão Kirk sofreu o fatídico acidente.

Conforme a equipe, após a conclusão do documentário, será gravado um DVD, onde será disponibilizado uma copia para o município.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Via comunicação Prefeitura de General Carneiro.

 

Porto União realiza a 6ª Copa Iguaçu de Karatê

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aconteceu neste domingo, 26, em Porto União a 6ª Copa Iguaçu/DME de Karatê, no ginásio Lauro Müller Soares. A competição teve início às 9h30 e contou com a participação mais de 70 atletas das cidades de Porto União, Irineópolis e União da Vitória. A competição foi dividida em 20 categorias.

A competição de domingo serviu de seletiva para a segunda fase do estadual da série B, em junho. O prefeito Anízio de Souza e o diretor do Departamento Municipal de Esportes (DME), Davi dos Santos, prestigiaram o evento. “Cada evento está melhor e bem mais organizado, dando oportunidade aos atletas finalistas em participar da 2ª etapa estadual de Santa Catarina. Aqui é uma família, tem atletas a partir de seis anos competindo, acompanhado dos pais e outros familiares”, define Davi.

Anízio de Souza acompanhou as lutas no período da tarde e entregou as premiações aos atletas. “Quero deixar os parabéns ao DME e a Associação Iguaçu de Karatê e seus professores pela belíssima organização da competição. Acompanhei as lutas e vi o alto nível dos atletas que competiram hoje”, falou.

A equipe de União da Vitória foi campeã da Copa, conquistando oito medalhas de ouro, seguida pela equipe de Irineópolis com sete medalhas de ouro e Porto União com cinco medalhas de ouro.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Policia Militar de União da Vitória realiza a Operação União Segura II

 

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Foi realizada nesta sexta-feira, 24, a Operação União Segura II. A operação que se iniciou ás 17h esteve abordando pessoas e veículos nos bairros, e área central de União da Vitória.

Como resultado, a equipe policial abordou quatro estabelecimentos comerciais, 241 pessoas, 177 veículos, sendo lavrados 15 auto infração ao transito, e tendo mais duas motocicletas recolhidas ao pátio da Policia Militar por irregularidades.

Quatro meliantes são detidos em União da Vitória por porte de drogas e arma de fogo

 

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Quatro jovens foram detidos pela Policia Militar de União da Vitória, nesta sexta-feira, 24. A equipe policial que realizava o trabalho de cumprimento ao mandado de apreensão localizou ainda com os indivíduos, certa quantia de crack e maconha.

No deslocamento até o bairro São Brás, ás 17h30, a Policia Militar contou também com o apoio da Policia Civil, que durante a revista pessoal, localizou um revolver calibre 32, e certa quantia de crack e maconha.

Foi constatado ainda que um dos meliante era menor de idade, sendo assim, encaminhado ao Conselho Tutelar. Os demais foram apreendidos e levados até a 4ª Sub Divisão Policial de União da Vitória.

Senac Porto União entrega certificado de curso para mais de 100 alunos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na noite desta quinta-feira, 23, o Senac em parceria com a Prefeitura de Porto União entregou para mais de 100 jovens, o certificado de conclusão de curso da modalidade formação inicial e continuada Pronatec do governo federal. O evento aconteceu no auditório do Senac contando com a presença do prefeito Anízio de Souza, secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Vieira, diretor do Senac, Eliéser Lorenzzetti, professores, familiares e os formandos.

Os cursos são de auxiliar de cozinha, auxiliar administrativo, auxiliar financeiro, auxiliar de recursos humanos, balconistas de farmácia e maquiador. O diretor do Senac destacou os esforços do executivo e da entidade em oferecer os cursos a comunidade. “Este momento é especial, pois coroa um trabalho que vocês tiveram. Todo esse grupo de pessoas trabalha para que vocês tenham um bom curso e possam se formar. O poder público sempre apoiando e sempre presente nesses momentos. Isso mostra a importância e respeito que as pessoas têm com vocês”, falou.

Anízio destacou a importância dos cursos. “Para nós é um motivo de alegria, porque vemos a nossa juventude se qualificando para o mercado de trabalho. Alguns ainda adolescentes e já com um certificado na mão. Quantas profissões importantes serão incrementadas dentro de nossas empresas e comércio”, explicou. Para o Prefeito Anízio o curso técnico é uma vantagem muito grande para quem procura o primeiro emprego, comparada com quem não tem nenhuma formação técnica.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.