Uma necessidade antiga, urgente e de ampla importância regional, acaba de alcançar sua parte prática. Na quarta-feira, 24 de outubro, tiveram início as obras de restauração e sinalização da pista, pátio e acesso do aeródromo José Cleto, no distrito de São Cristóvão.
Com isso, o aeroporto municipal de União da Vitória, torna-se impraticável pelo período de 24 de outubro a 10 de dezembro, prazo estipulado pela ordem de serviço no contrato que tem prazo de 90 dias e o contrato vigência de 330 dias.
O valor global da ação é de R$ 997.147,65 e foi conseguido pela Prefeitura a fundo perdido junto ao Governo do Estado do Paraná.
A empresa Engemass – Engenharia e Construção, de General Carneiro é a responsável pela obra. Ela foi contratada por meio do processo licitatório 06/2018, processo nº 92/2018, que terá supervisão e fiscalização da secretaria de planejamento da prefeitura municipal.
Pista mais curta
Além do pavimento novo, a pista de pouso que tinha 1.000m passará a ter 814m, ou seja, será reduzida. “Isso não está relacionado à economia como muitos podem pensar. Esta nova extensão da pista é fruto do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA) que foi realizado por empresa especializada. Para chegar a essa definição foram observados diversos fatores de segurança, entre os quais está a proximidade com o Morro do Cristo, por exemplo”, disse o secretário de planejamento Clodoaldo Goetz. Ele [Clodoaldo] é, inclusive, o gestor municipal do aeroporto por força de decreto municipal.
O prefeito Hilton Santin Roveda entende que a obra é fundamental e que não está isolada. “Mais que uma ação necessária pelas condições precárias que se encontrava a pista de pouso – quem é piloto sabe do que estou falando -, esta obra tem a ver com a segurança, saúde e com o desenvolvimento econômico regional. Está conectada a outras ações que estamos tomando e, com certeza, somará em muitos benefícios para a comunidade”, resumiu Santin.
A notícia é boa, mas contraria a tendência de infraestrutura dos aeroportos regionais. Tudo indica que não será um aeroporto, mas sim, um aeródromo para a aviação executiva, ambulâncias e taxi aéreo devido suas dimensões reduzidas. Sempre é bom lembrar e reafirmar a nossas autoridades municipais e do governo do estado que para assegurar um contínuo crescimento do modal, aeroporto regional moderno e atual tem, entre outras obras de infraestrutura aeroportuária, pista MÍNIMA de 1.650 metros de comprimento por 45m de largura (1.650 x 45m) e resistência do piso da pista para 33 toneladas ou Superior para receber os TURBOÉLICES, e voo por instrumento GPS. O GPS simplesmente é livre, grátis, sem ônus. O GPS assegura a normalidade de operações de pouso e decolagem com sol ou chuva, durante o dia ou à noite. O balizamento noturno é fácil e barato de instalar, sem requerer as especialidades de manutenção exigidas pelo antigo equipamento de alta voltagem e 220V, porque hoje, é de LED e energia solar. Com essas características técnicas e de engenharia, o aeroporto estará capacitado a receber turboélices de até 90 passageiros. Não podemos construir ou reformar aeroportos para o hoje. O hoje, já é passado.
Aeroporto Regional = 1.650 x 45m + 33t + LED Solar + GPS
Saudações,
Atenderia muito mais a população se recuperrassem a ciclovia do nosso bairro, o passeio ao lado da ciclovia e
as demais ruas q precisam de recape. Pois por ali q as pessoas pasam todos os dias para ir ao trabalho, a escola e aos demais lugares. Pasam por ali mais de uma vez ao dia.Isso é mais prioridade q recuperar o aeroporto!!!!