Patrimônio público de Porto União é destruído por vândalos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Patrimônio público de Porto União é destruído por vândalos


12 de agosto de 2015

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Você leitor do site da Rádio Colmeia pode estar pensando que está reportagem é antiga. Bem, assunto sobre vandalismo no patrimônio público de Porto União, já foi destaque no site Colmeia, como também nos jornais radiofônico da emissora. Mas o ato de vândalos na cidade não pode deixar de ser pauta novamente.

A Secretaria Municipal de Turismo junto a Prefeitura de Porto União registraram nas últimas semanas, novos atos de vândalos ao patrimônio que é de todos os portunienses. Segundo o secretario de Cultura e Turismo da cidade, José Carlos Gonçalves, os vândalos estão indo aos locais como o Mirante, praça do Contestado e outros locais que são para o lazer das pessoas e estão danificado. Na praça do Contestado, ciclistas como de skateitistas conseguiram quebrar a parte de mármore, onde fica a imagem em tamanho real do monge João Maria. Já no Mirante que fica próximo do cemitério da cidade tem pessoas pegando o conhecido corretivo escolar e escrevendo na madeira do espaço público palavras de baixo calão, nomes de pessoas e até mesmo fazendo declaração de amor.

 

Penalidade:

De acordo com o artigo 163, do Código Penal brasileiro, vandalismo é crime e o autor do delito fica sujeito à prisão e multa por danos ao patrimônio público.

O item III do artigo qualifica como crime “destruir, inutilizar ou deteriorar coisas alheias (…) contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviço público ou sociedade de economia mista”, artigo 163 do Código Penal – autuada por danos ao patrimônio público qualificado contra o patrimônio da União, Estado ou Prefeitura, ou por motivo de detenção de seis meses a três anos.

O secretario de Cultura e Turismo de Porto União, José Carlos Gonçalves, em entrevista para a reportagem da Colmeia, comentou que a Polícia Militar já tem em mãos a filmagem da praça do Contestado, onde é possível ver com clareza as pessoas que danificaram o patrimônio da cidade.

 

Faça a sua parte:

A comunidade pode ser uma grane aliada contra o vandalismo em Porto União. A Prefeitura junto a Secretaria de Cultura e Turismo lançou o projeto Cidade Limpa e Bem Cuidada, onde tem como objeto deixar praças e pontos turísticos sempre limpos e organizados para a visitação. Bem, você morador pode ajudar neste projeto denunciando atos de vandalismo contra o patrimônio público ligando para a Polícia Militar através do 190.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]