Rádio Colmeia

Patrimônio público de Porto União é destruído por vândalos

agosto 12
14:52 2015
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Você leitor do site da Rádio Colmeia pode estar pensando que está reportagem é antiga. Bem, assunto sobre vandalismo no patrimônio público de Porto União, já foi destaque no site Colmeia, como também nos jornais radiofônico da emissora. Mas o ato de vândalos na cidade não pode deixar de ser pauta novamente.

A Secretaria Municipal de Turismo junto a Prefeitura de Porto União registraram nas últimas semanas, novos atos de vândalos ao patrimônio que é de todos os portunienses. Segundo o secretario de Cultura e Turismo da cidade, José Carlos Gonçalves, os vândalos estão indo aos locais como o Mirante, praça do Contestado e outros locais que são para o lazer das pessoas e estão danificado. Na praça do Contestado, ciclistas como de skateitistas conseguiram quebrar a parte de mármore, onde fica a imagem em tamanho real do monge João Maria. Já no Mirante que fica próximo do cemitério da cidade tem pessoas pegando o conhecido corretivo escolar e escrevendo na madeira do espaço público palavras de baixo calão, nomes de pessoas e até mesmo fazendo declaração de amor.

 

Penalidade:

De acordo com o artigo 163, do Código Penal brasileiro, vandalismo é crime e o autor do delito fica sujeito à prisão e multa por danos ao patrimônio público.

O item III do artigo qualifica como crime “destruir, inutilizar ou deteriorar coisas alheias (…) contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviço público ou sociedade de economia mista”, artigo 163 do Código Penal – autuada por danos ao patrimônio público qualificado contra o patrimônio da União, Estado ou Prefeitura, ou por motivo de detenção de seis meses a três anos.

O secretario de Cultura e Turismo de Porto União, José Carlos Gonçalves, em entrevista para a reportagem da Colmeia, comentou que a Polícia Militar já tem em mãos a filmagem da praça do Contestado, onde é possível ver com clareza as pessoas que danificaram o patrimônio da cidade.

 

Faça a sua parte:

A comunidade pode ser uma grane aliada contra o vandalismo em Porto União. A Prefeitura junto a Secretaria de Cultura e Turismo lançou o projeto Cidade Limpa e Bem Cuidada, onde tem como objeto deixar praças e pontos turísticos sempre limpos e organizados para a visitação. Bem, você morador pode ajudar neste projeto denunciando atos de vandalismo contra o patrimônio público ligando para a Polícia Militar através do 190.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Share

Sobre o Autor

marciel

marciel

Marciel Borges é jornalista graduado pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), onde atualmente faz pós-graduação em MBA Gestão de Produção Criativa em Comunicação. Marciel atuou em emissoras de rádio Comunitária da região e na área da internet, onde pode adquirir conhecimento. No ano de 2012, realizou o seu trabalho de conclusão de Curso (TCC) contanto a História da Rádio Colmeia, sendo convidado para fazer parte do jornalismo digital da emissora.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

setembro 2018
DSTQQSS
« ago  
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30 

Últimos Cometários

Parabéns pelo seu profissionalismo que Deus te guie no seu caminhar e que venha grandes...

Parabéns pelo seu profissionalismo que Deus te guie em todo seu caminhar com grandes vitórias...

Nossa um absurdo atrás do outro, lamentável...

Colméia no Facebook