PDR é finalizado e apresentado aos Prefeitos

Escute a rádio

PDR é finalizado e apresentado aos Prefeitos


15 de dezembro de 2016

O Prefeito Anízio de Souza e o Vice-prefeito Aloisio Salvatti participaram na tarde de terça-feira, 13, da cerimônia de apresentação final do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O evento aconteceu no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), de Canoinhas, contando com a presença dos atuais prefeitos e dos prefeitos eleitos dos municípios que integram a Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte).

O Plano de Desenvolvimento Regional irá nortear os trabalhos das dez prefeituras e de toda a sociedade a partir de agora rumo ao desenvolvimento sustentável. Após ser explanado, o PDR foi entregue aos prefeitos eleitos dos municípios da Amplanorte.

O Presidente da Amplanorte e Prefeito de Três Barras, Eloi José Quege, enfatizou que este Plano vem enriquecer a região, resgatar as raízes e o desenvolvimento. “Aui ficará o nosso legado de ter mudado uma visão regional, pois estamos pensando no desenvolvimento de forma coletiva e não só individualmente”, destaca.

 

PDR

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Plano de Desenvolvimento Regional – PDR AMPLANORTE foi constituído a várias mãos e desde 2013 a Associação vem reunindo pessoas dos mais diversos setores da gestão pública, sociedade civil, empresários, entre outros a fim de montar um planejamento estratégico para reverter a situação de estagnação econômica do Planalto Norte Catarinense.

Foram realizados três seminários, dos quais surgiram temas e eixos a serem discutidos posteriormente por onze grupos de trabalho que se reúnem periodicamente para discutir, encontrar possíveis soluções e projetos que possam auxiliar no processo de desenvolvimento. Nestes grupos há maciça participação da sociedade civil, de entidades técnicas e do poder público.

O PDR consolida o entrosamento que vem ocorrendo nos últimos anos entre as dez prefeituras associadas, cujos gestores visionários resolveram se unir para buscar algo maior, amplo, sem fronteiras, para que toda a região ganhe, não pensando apenas em seus municípios.

Assim surge o Plano, que está agora em fase de finalização. O esforço dos Grupos de Trabalho e da Comissão Executiva se volta agora para analisar o que, dos 89 projetos propostos, é realmente ação ou projeto e colocar em prática a captação de recursos e de pessoas para o start do desenvolvimento.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Muito esforço está por trás deste Plano. A busca de parcerias foi fundamental. As Agências de Desenvolvimento Regional entram agora para somar. Muitos outros atores foram abraçando causa durante o processo. O nervosismo, a discussão, a troca de ideias, os feedbacks e o entrosamento de todos foi fundamental para enriquecer a construção.

A AMPLANORTE espera que o processo de união continue com as novas gestões e que outras pessoas se interessem e abracem a causa, pois se sabe que unida a região é mais forte e tem capacidade de recuperar a energia, a esperança e a dignidade de uma região contestada que  conseguiu, através de muita luta, conquistar seu espaço e sua identidade e agora não pode ser diferente. Há muito trabalho pela frente, mas o caminho está delineado e as parcerias construídas para que o Planalto Norte Catarinense tenha um futuro próspero que seja motivo de orgulho para toda a sua gente.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Porto União

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]