Pedro Ivo quer unir cerca de 20 municípios num projeto de piscicultura » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Pedro Ivo quer unir cerca de 20 municípios num projeto de piscicultura


29 de abril de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

A produção de peixe requer boa quantidade de pescados para abastecer o mercado. Para isso é necessário aumentar a escala de produção e viabilizar uma boa fatia de mercado e ser competitivo. Nesse rumo, técnicos e políticos estão discutindo a viabilidade de articular um projeto amplo para juntar os municípios da região e constituir uma estrutura produtiva abrangente. O presidente da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar) e prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, têm elencado a piscicultura como uma das prioridades do seu governo, para o meio rural, e puxado a discussão política do assunto com os prefeitos. O objetivo é envolver Porto União e a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar).

 

Ministro da Pesca e Richa

 

O secretário de Agricultura, Marco Antonio Coradin, esteve, nesta semana, no município de Pinhalão. Ali, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, e o Governador do Paraná, Beto Richa, lançaram a pedra fundamental de um abatedouro, frigorífico e processamento de peixes. De acordo com Coradin, na estrutura serão investidos R$ 15 milhões, liberados pelo Governo Federal, com o trabalho de infraestrutura fornecido pelo Estado do Paraná. A estrutura servirá 67 municípios do Norte Pioneiro. Richa anunciou, ainda, que vai propor uma alteração na resolução 051/2009, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, para dispensar do licenciamento ambiental espaços de criação de peixes com até 20 mil metros quadrados. A medida pode dobrar a produção de pescados no Paraná.

O frigorífico terá capacidade para abater 120 toneladas por dia. A região já conta com uma estação de alevinos com capacidade de produzir 80 milhões de alevinos por ano. Também contempla uma fábrica de ração que usa restos de peixes, como vísceras e coro, para transformar em alimento para os peixes.

 

Questão Regional

 

Nesta semana, em reunião da Amsulpar, Pedro Ivo sugeriu uma agenda entre prefeitos da Amsulpar e Amcespar para debater a piscicultura. “Precisamos unir forças e pensar num grande projeto para que a atividade seja viável e proporcione renda para o nosso produtor”, disse. O técnico agrícola da Emater, José Carlos Chipitoski, segue esse mesmo foco. O profissional que possuí conhecimento e trabalho reconhecido com produção de peixe atesta que um frigorífico precisa de, pelos menos, uma produção anual de 500 toneladas. Disso a importância de agregar vários municípios para aumentar a quantidade de produtos e viabilizar o projeto.

De acordo com Chipitoski, a expectativa é boa no que tange o comércio, local e regional. O mercado institucional orienta a inclusão do peixe na merenda escolar, que se apresenta como mais uma opção ao piscicultor. Pensando na junção dos municípios, Porto União possuí um projeto em andamento e uma Associação de Produtores de Peixes (Ecopeixe). Cogita-se associar produtores de União da Vitória para agregar quantidades e aumentar a fatia de mercado.

Sobre o aspecto político, Chipitoski observa boas expectativas. “Ambos os prefeitos, ambas as instituições de extensão rural, que é a Epagri e Emater, as secretarias municipais de agricultura e também a associação de piscicultores estão trabalhando dia-a-dia com o objetivo de fazer essa união”, atesta o técnico da Emater. “A intenção do prefeito Pedro Ivo é essa”, reforça Coradin.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]