Plano Municipal de Educação: uma tarefa para toda a sociedade » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Plano Municipal de Educação: uma tarefa para toda a sociedade


9 de março de 2015

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na semana passada a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Bituruna, reuniu os representantes das instituições educacionais e de outros segmentos da sociedade que integrarão o Fórum de Educação, e terão a responsabilidade de articular a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), cumprindo dessa forma, o art.º214 da Constituição Federal, e o artigo 8º da Lei 13.005/2014. O prazo para elaboração do PME vai até junho deste ano.

O PME é um documento norteador das diretrizes e metas para o Ensino Fundamental, Médio e Superior no município, que dialoga com os responsáveis por esses níveis de escolarização.

Entre as diretrizes a serem seguidas estão, por exemplo, a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar, em consonância com o Plano Nacional de Educação.

De acordo com o Secretário de Educação e Cultura, professor Gerson Lanzarini, o Plano Municipal de Educação deverá englobar todo o sistema de ensino de Bituruna, tanto as escolas estaduais e municipais e direcionados aos campos da educação infantil, ensino fundamental, médio, educação superior, educação de jovens e adultos, educação especial e educação profissionalizante.

“Juntos, governo e sociedade civil, pais, alunos, professores e demais profissionais da educação irão analisar, propor e definir políticas públicas para educação de Bituruna. É um momento muito importante para educação e todos terão a oportunidade de participar e dar sugestões” destacou.

A coordenadora do Fórum Municipal, professora Silmara Castilho, destacou a importância do cumprimento das metas estabelecidas. “Vamos adequar as 20 metas do Plano Nacional de Educação ao longo do período de discussão e que estas sejam dentro da nossa realidade educacional. O plano, quando implantado, terá uma vigência de dez anos, por isso, é fundamental a discussão com diversos segmentos da sociedade”, ressaltou.

Para o prefeito Claudinei Castilho todo o Brasil está buscando medidas para promover uma revolução na educação. “Assim como o país, no município de Bituruna não será diferente, vamos buscar meios para consolidar uma educação de qualidade, e para isso, a construção deste plano será fundamental”, pontuou.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]