Polícia Ambiental intensificará fiscalização no período da Piracema » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Polícia Ambiental intensificará fiscalização no período da Piracema


7 de novembro de 2012

 

Foto: Divulgação

Até o dia 28 de fevereiro de 2013, está proibida a pesca amadora e profissional, devido à Piracema, fase esta em que os peixes nadam em direção à nascente para desovar. A proibição é instruída pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama), e Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Se constatada alguma irregularidade, a Polícia Ambiental encaminhará o infrator em flagrante para a delegacia. Responderá por crime ambiental, com penas que variam de 2 a 3 anos. Todo o material será apreendido.

A pesca desembarcada, aquela que é praticada no barranco dos rios, está permitida, desde que os critérios estabelecidos pela legislação ambiental sejam respeitados. É permitida apenas a pesca de espécies exóticas, como o tucunaré, tilápia e corvina. Mesmo assim, a prática só é liberada em reservatórios de água, e com permissão. O mesmo vale para a pesca em reservatório.

A fiscalização será realizada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e pelo policias do Batalhão de Policia Ambiental.

A Polícia Ambiental orienta que a colaboração da população é imprescindível para a preservação dos rios da nossa região. Por isso, pede que as denúncias de descumprimento da proibição da pesca sejam feitas através do telefone (42) 3621 7900.

Documentação para pesca no período da Piracema

Tanto para a pesca amadora quanto para a profissional, embarcada ou desembarcada, é necessária a posse da documentação emitida pelo Ministério da Pesca. Para a emissão do documento é preciso responder algumas perguntas e se cadastrar no site do ministério no endereço http://www.mpa.gov.br/. O documento é emitido na hora. Para mais informação ou denuncias a população pode entrar pelos seguintes telefones:

 

3º Cia Guarapuava (42) 3621 7900

Pelotão de Segredo (42) 3675 1451

Pelotão de Ponta Grossa (42) 3228 1581

Pelotão da Lapa (41) 3622 7691

Pelotão de Telemaco Borba (42) 3273 8527

 

Foto: Divulgação

 

 

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

2 respostas para “Polícia Ambiental intensificará fiscalização no período da Piracema”

  1. tem idade para ser uma policia ambiental
    pois já estudo gestão ambiental
    e gostaria de ser uma policia ambiental

  2. 3ª Cia/27ºBPM disse:

    Boa Tarde Marilda!

    O edital do concurso fixa a idade limite, atualmente é 30 anos. O ingresso para polícia ambiental se da através de concurso para Polícia Militar, pois a Ambiental é um tipo especial de policiamento.
    A disposição para eventuais dúvidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Paraná Bom de Bola começa nesta sexta e abre o calendário de jogos oficiais do Paraná

Começa nesta sexta-feira (26) a fase regional da 4ª edição do Paraná Bom de Bola, evento que abre o calendário 2024 dos Jogos Oficiais organizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte (SEES). A partir deste fim de semana, têm início as competições que ocorrem ao longo do ano: Jogos de Aventura […]

Com apoio de cão, PM apreende 2 toneladas de maconha em caminhão em Iguaraçu

Uma operação conduzida por policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) resultou na apreensão de um caminhão que transportava arroz carregado também com drogas na cidade de Iguaraçu, na terça-feira (23). Os militares realizavam abordagens de rotina na rodovia quando abordaram esse veículo e um cão de faro indicou a presença de ilícitos. Foram […]

Governador Jorginho Mello anuncia data para início da dragagem do Rio Itajaí-Açu para mitigar enchentes no Vale

O governador Jorginho Mello anunciou na manhã desta segunda-feira, 22, a data para o início da tão aguardada dragagem do rio Itajaí-Açu, no Alto Vale de Santa Catarina. A medida é crucial para minimizar os impactos das enchentes na região que é uma das mais atingidas por cheias no estado e de forma recorrente. Um […]