Porto União 100 anos “Avós e Voz” e a "Casa do Ferro"

Escute a rádio

Porto União 100 anos “Avós e Voz” e a “Casa do Ferro”


28 de janeiro de 2017

O primeiro evento que marca os 100 anos, de Porto União, aconteceu na noite desta terça-feira, 24 de janeiro, no salão do Clube Concórdia. A primeira história foi. “Casa do Ferro” na visão do senhor Lando Rogério Kroetz.

Ponto histórico da cidade de Porto União, onde ficou a primeira empresa de veículo de Santa Catarina Ford. Antiga Casa do Ferro Foto: Marcierl Borges/ Rádio Colmeia.

Ponto histórico da cidade de Porto União, onde ficou a primeira empresa de veículos de Santa Catarina Ford. Antiga Casa do Ferro
Foto: Marcierl Borges/ Rádio Colmeia.

A história da Família Kroetz, teve início às 20h, com a presença do vice-prefeito de Porto União Percy Storck, que deu como aberto oficialmente os festejos dos 100 anos de Porto União, com o projeto “Avós e Voz”.

Na noite de terça, o convidado foi o senhor Lando Rogério Kroetz, que contou a história de sua família na cidade de Porto União, com a construção e a vinda da primeira empresa de automóveis na cidade portuniense no espaço conhecido “Casa do Ferro”, onde nos dias atuais temos neste espaço uma farmácia.

O senhor Kroetz, que é o neto do fundador da Casa do Ferro, foi convidado a ficar num espaço especial e bem confortável para contar a história de sua família e com a Casa do Ferro.

Lando Rogério Kroetz iniciou agradecendo a Prefeitura de Porto União e a Secretaria Municipal de Cultura, pois neste ato será possível resgatar e ter um arquivo da história desta cidade. “Minha família veio para Porto União, quando ela já tinha dois anos de surgimento e com isso tivemos a oportunidade de iniciar a nossa vida junto a comunidade e trazer a primeira empresa de veículo de santa Catarina a Ford, num espaço simples até a construção da antiga “Casa do Ferro”, que fica hoje uma farmácia na rua Matos Costa esquina com Prudente de Morais”, contou Lando Rogério Kroetz.

Durante o relato da história da “Casa do Ferro”, os convidados até comentavam com o senhor Lando Rogério Kroetz, momentos que fazem parte da história portuniense.

Ao fim do o vice-prefeito de Porto União Percy Storck, agradeceu a presença do senhor Leando, e afirmou que também fez uma viagem. “Muito obrigado ao seu Lando Rogério Kroetz e a todos que nesta noite estiveram com a agente e juntos pudemos voltar aos bons tempos da nossa cidade. Muitos lembraram que a nossa cidade já teve três empresas que faziam refrigerante como também pude lembrar-me dos bons momentos que saiamos para brincar e fazer festa com os amigos e amigas. Obrigado por este momento”. Finalizou Percy Storck.

Ao fim do evento o vice-prefeito junto a equipe da Cultura e com a presença de vereadores e da equipe organizadora dos festejos dos 100 anos de Porto União, fizeram a entrega d um aplaca em forma de agradecimento.

 

O relato:

 

O senhor Lando Rogério Kroetz, em entrevista para a Rádio Colmeia, conta um pouco da história da sua família na política de Porto União, como também dos 50 anos da cidade portuniense.

 

 

Outro assunto foi sobre o desenvolvimento da cidade portuninese, e compara o município com grandes cidades como Cascavel, Francisco Beltrão e disse que a Estrada de Ferro ajudou a desenvolver Porto União.

 

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]