Porto União da Vitória faz mutirão contra o mosquito Aedes aegypti » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União da Vitória faz mutirão contra o mosquito Aedes aegypti


6 de junho de 2019

Foto: Divulgação

O que era para ser só uma ação no bairro Ponte Nova, com uma iniciativa da Secretaria de Saúde de União da Vitória, se transformou com adesões no Mutirão de Descarte Consciente que abrangerá toda União da Vitória e Porto União, com o objetivo principal de combater a proliferação do mosquito da dengue.

Somente em União da Vitória, no período de janeiro a maio de 2019, foram identificados 607 focos do mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Chikungynya e Zyka. Por isso, a grande mobilização dos dias 14 e 15 de junho de 2019 ganhou uma grande repercussão para incentivar o descarte de materiais recicláveis, potenciais criadouros para o mosquito, de maneira correta. No dia 14, sexta-feira, será nos bairros Limeira, Rio D’Areia, Rocio e São Basílio. No dia 15, na parte da manhã, será no bairro Ponte Nova, e à tarde, no Centro e bairro Navegantes.

União da Vitória e Porto União possuem vários bairros limítrofes, como Navegantes, Centro, São Basílio Magno, Rocio, Rio D’Areia, Limeira, além do bairro Ponte Nova. Somados, estes locais correspondem a 285 focos. É por isso que o mutirão abrangerá estas regiões e a divisa seca entre os dois estados em uma faixa de 300 metros.

As ações coordenadas pelas secretarias de saúde, meio ambiente e de obras dos dois municípios irmãos, têm apoio do 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado e da Ecovale. Em outras palavras, foi declarada guerra contra o mosquito Aedes aegypti.

 

Treinamento:

 

06 de junho no Exército, das 09 às 12 horas, (100 pessoas).

05 a 07 de junho nas UBS, com Agentes Comunitários de Saúde.

Regiões

Bairros limítrofes com Porto União-SC: Limeira, Rio D’Areia, Rocio, São Basílio, Centro e Navegantes. Bairro Ponte Nova. Bairros limítrofes com União da Vitória-PR: Vice King, São Francisco, São Pedro, Cidade Nova e Centro.

Materiais que serão coletados: eletrodomésticos, eletroeletrônicos, pilhas, baterias, recicláveis, pneus, lâmpadas e móveis.

Materiais que não serão coletados: lixo orgânico, telhas de amianto (Eternit).

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Transformação digital: novo sistema comercial da Celesc disponibilizará mais de 80 serviços online

Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, […]

Polícia Civil do Paraná orienta sobre como denunciar maus-tratos a animais

No primeiro trimestre deste ano, 564 animais foram resgatados somente em Curitiba pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da PCPR. Resgates ocorrem a partir de denúncias e registros de boletins de ocorrências. A Polícia Civil recolhe os animais e os encaminha aos cuidados necessários. No mês em que acontece a campanha de prevenção contra […]

Concurso da PMSC: Estado está autorizado a dar andamento ao edital

Decisão do STF ocorreu durante julgamento no plenário virtual, encerrado nesta sexta-feira O Estado pode continuar com o edital publicado em 2023 para a ampliação dos quadros da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que encerrou nesta sexta-feira, 19, o julgamento em plenário virtual da Ação […]