Rádio Colmeia

Porto União debate a Pesca do Lambari em Brasília

novembro 13
16:02 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de Porto União

Um dos assuntos a ser tratado pelo prefeito Eliseu Mibach em sua última viagem à Brasília, foi a proibição da pesca do lambari na época do defeso.

Porto União tem no seu turismo rural uma das atividades mais representativas, as pousadas em Santa Cruz do Timbó e em São Pedro do Timbó que difundem a pesca do lambari. Durante o período do defeso, instituído por uma instrução normativa do IBAMA, o período entre primeiro de novembro e 21 de fevereiro para os peixes nativos da nossa região como lambari, bagre, curimbatá, jaú e pintado a pesca é proibida sendo fiscalizada de perto.

Entretanto, segundo um estudo apresentado pela Universidade Federal de Santa Catarina, o lambari se reproduz durante o ano todo não sendo necessária sua proteção na época do defeso. Esse estudo foi apresentado pelos Deputados Federais José Mario Schreiner e Darci de Matos, em conjunto com o prefeito Eliseu Mibach, vereador Luiz Alberto Pasqualin e os vereadores de Irineópolis na Secretaria Especial da Pesca no Ministério da Agricultura.

A solicitação foi para que a normativa seja revista, haja vista que o turismo é seriamente comprometido nos meses de maior procura e, segundo o estudo, a proibição é equivocada. O próximo passo é a consulta pública e se tudo correr conforme o esperado, dentro de pouco tempo as pousadas poderão continuar a exercer a atividade principal de pesca sem oferecer risco à espécie tão apreciada na culinária que é o lambari.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

janeiro 2020
D S T Q Q S S
« dez    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Últimos Cometários

Asfalto sobre asfalto, irresponsáveis, legislativo e executivo brincando com dinheiro público, pior administração pública da...

Esses Vagabundos deviam pagar cada centavo gasto pela reforma do parquinho. Tomara que a policia...

Para relembrar o assalto de Porto Vitória, clique : ERVATEIRA É ROUBADA NA CIDADE DE...

Colméia no Facebook