Porto União discute novas ações contra aedes aegypti

Escute a rádio

Porto União discute novas ações contra aedes aegypti


22 de março de 2016

As ações contra o mosquito aedes aegypti, em Porto União e no Planalto Norte de Santa Catarina, continuam.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Porto União realizou uma reunião extraordinária na segunda-feira, 21, no Centro Empresarial, com os integrantes da equipe técnica responsável pelo combate ao mosquito aedes aegypti.

Estiveram presentes também representantes da Gerência Regional de Saúde de Canoinhas, da Polícia Militar, da Polícia Ambiental e do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado; além dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das Unidades Básicas de Saúde do município.

A situação atual foi exposta aos presentes. Hoje em Porto União são 16 focos (larvas) do mosquito aedes aegypti nos bairros São Pedro, Cidade Nova, Santa Rosa e Centro. Mesmo assim não há a confirmação de nenhum caso autóctone da doença, isto é, não foi contraído dentro do município.

“Estamos trabalhando de forma intensa em todo o munícipio e se não eliminarmos os focos corremos o risco de ter uma epidemia na cidade. Se cada um de nós não fizer a lição de casa, vamos ter a doença sim”, afirma a coordenadora de Vigilância Ambiental de Porto União Ilse Simione.  Ela segue fazendo um apelo para a população. “Pedimos encarecidamente a população, que depositem em um recipiente próprio o que for lixo; limpar diariamente o potinho de água dos animais; até em tampinhas de garrafas a larva do mosquito já foi encontrada. A bromélia tem que ser retirada, porque ela acumula água e como na nossa região chove com frequência, é um criadouro em potencial. A população não pode esperar pela Secretaria de Saúde estar desenvolvendo as ações, tem que fazer a sua parte antes também, diariamente”, explica Ilse.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para eliminar de vez os focos e combater os criadouros do mosquito, sugeriu-se realizar mais arrastões nos bairros com auxílio das equipes de saúde e do exército. A data para a próxima atividade ainda não foi definida, mas será agendada nos próximos dias. Além da entrada dos agentes de saúde com os militares, veículos serão disponibilizados para recolher materiais que possam servir como criadouro do mosquito.

O secretário de Saúde Rogério Stasiak afirmou que a reunião foi marcada de forma extraordinária justamente por causa do aumento dos focos. “Pretendemos já nos próximos dias fazer uma ação bastante grande. Além de verificação nas residências, pretendemos já recolher os materiais que possam servir como criadouro, primeiramente nos bairros Santa Rosa, São Pedro e Cidade Nova, onde há mais focos do mosquito”, explica Stasiak.

“Conclamamos a população para que faça a limpeza de suas casas e que nos ajude no combate ao mosquito. Uma infestação poderá trazer problemas muito sérios, além de riscos a saúde, problemas sociais e econômicos de proporções inimagináveis”, disse.

O número 3523 7151 está a disposição para dúvidas e denúncias. “Quem atender estará capacitado para responder qualquer dúvida ou receber as denúncias para que alguma equipe possa verificar a situação”, confirmou o secretário.

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]