Porto União lança sistema de Nota Fiscal Eletrônica » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União lança sistema de Nota Fiscal Eletrônica


7 de fevereiro de 2013

 

Foto: Divulgação

 

Contadores e empresários de Porto União participaram na manhã de quarta-feira, 6, do lançamento oficial da implantação da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e), em Porto União.  O evento foi promovido pela prefeitura de Porto União e contou com a explanação do técnico Rodrigo Salvador, da empresa Betha Sistemas, que desenvolve o sistema utilizado pelo Município.

O evento contou com a presença de mais de trinta pessoas que receberam orientações e esclarecimentos sobre a questão da elaboração da NFS-e. O secretário de finanças e contabilidade, Ricardo Dragoni, o diretor de arrecadação e fiscalização, Orlando Schmidt, e os fiscais da prefeitura: Laureci Freisleben, Adelia Salete de Oliveira, Clediney Nepounuceno e Rudi Mauri Feix Junior também acompanharam o encontro.

Inicialmente, foram esclarecidos pontos sobre a legislação municipal que trata do assunto, a qual prevê a obrigatoriedade de uso da NFS-e a partir de 1º de abril de 2013. O sistema já está disponível para as empresas, que optarem pela livre adesão, desde 1º de fevereiro.

Em seguida, os passos para adesão e uso do sistema por parte dos contribuintes foram esclarecidos pelo técnico. O sistema está disponível no site da prefeitura www.portouniao.sc.gov.br no link Nota Fiscal Eletrônica de Serviços. Para utilizar o sistema, as empresas deverão acessar o link indicado, cadastrar um usuário no link Cadastre-se na seção Emitir Nota. Em seguida é necessário efetuar a solicitação de acesso, por meio do link Solicitar Acesso, preenchendo os três passos do formulário. Ao fim da solicitação, deve-se imprimir o documento de solicitação de acesso o qual deve ser assinado pelo responsável legal da empresa, e ter sua firma reconhecida. Em seguida este formulário deverá ser anexado a uma cópia simples do contrato social da empresa e aos blocos de notas fiscais não utilizados e então ser encaminhado para o setor de fiscalização da prefeitura, que fará a análise e deferimento desta solicitação. Após o deferimento por parte da fiscalização as empresas estarão aptas a utilizarem o sistema de notas eletrônicas.

O conceito adotado trata a Nota Fiscal Eletrônica como um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma prestação serviços, ocorrida entre as partes.

 

Benefícios

 

O Projeto NFS-e instituirá mudanças significativas no processo de emissão e gestão das informações fiscais, trazendo grandes benefícios para os contribuintes, para a sociedade e para as administrações tributárias:

 

Benefícios para o contribuinte prestador de serviços (Emissor da NFS-e):

 

*Redução de custos de impressão;

*Redução de custos de aquisição de papel;

*Redução de custos de envio do documento fiscal;

*Redução de custos de armazenagem de documentos fiscais;

*Simplificação de obrigações acessórias, como dispensa da AIDF (Autorização para Impressão de Documentos Fiscais);

 

Benefícios para o contribuinte tomador de serviços (Receptor da NF-e):

 

*Eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias;

*Redução de erros de escrituração devido a erros de digitação de notas fiscais;

 

Benefícios para a sociedade:

 

*Redução do consumo de papel, com impacto em termos ecológicos;

*Incentivo ao comércio eletrônico e ao uso de novas tecnologias;

*Padronização dos relacionamentos eletrônicos entre empresas;

*Surgimento de oportunidades de negócios e empregos na prestação de serviços ligados a Nota Fiscal Eletrônica.

 

Benefícios para as administrações tributárias:

 

*Aumento na confiabilidade da Nota Fiscal;

*Melhoria no processo de controle fiscal, possibilitando um melhor intercâmbio e compartilhamento de informações entre os fiscos;

*Diminuição da sonegação e aumento da arrecadação;

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]