Porto União participa ativamente de discussões estaduais » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União participa ativamente de discussões estaduais


22 de janeiro de 2013

 

Foto: Divulgação

 

O Vice-prefeito de Porto União, Aloísio Salvatti, e o Secretário de Finanças, Ricardo Dragoni, estiveram em Florianópolis na sexta-feira, (18), participando da assembleia da Fecam – Federação Catarinense dos Municípios – e de audiência com a Aris – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento. O encontro aconteceu com a presença de prefeitos e representantes dos 230 municípios conveniados a Fecam, no auditório da Federação.

Inicialmente foi apresentado um relatório e aprovação das contas da ARIS, que colocou também sobre o contrato dos municípios com as empresas, como acontece em Porto União, com a empresa paranaense, Sanepar. As atribuições da entidade são de regulação e fiscalização de todas as atividades do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos, limpeza urbana e drenagem pluvial. O trabalho da agência será fundamental para a decisão de renovação ou contratação de outra empresa para realizar o serviço em Porto União.

Na assembleia e posse da nova diretoria da Fecam, Salvatti participou ativamente, pois como representante do Prefeito Anízio de Souza, teve direito de voto e participou da discussão dos projetos que serão desencadeados ao longo de 2013. O prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, encabeçava chapa de consenso e foi eleito por aclamação.

Um dos projetos que Anízio e Salvatti lutam é na questão dos impostos, que se diferenciam em cada estado. Já que Porto União tem a divisa seca com o Paraná, sofre diretamente com isso. Sobre essa questão a Ministra das Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, que esteve presente, apresentou os passos que Santa Catarina já deu a nível nacional. Com auxílio dela e dos deputados Décio Lima (Federal) e Ana Paula Lima (Estadual), que também estiveram presentes, o projeto de Lei já foi encaminhado para aprovação da Câmara Federal, se for aprovado o projeto beneficiará todos os estado brasileiros, fazendo com que a diferenciação do ICMS seja acabada.

Para Salvatti, quando o projeto de igualação fiscal entre os estados for aprovado, Porto União irá ganhar muito. “Hoje há 5% de diferenciação de ICMS do Paraná para Santa Catarina. Perdemos a instalação de muitas empresas com isso, mas quando o projeto for aprovado, poderemos lutar de igual para igual e trazer empresas maiores para Porto União”, afirma o Vice-prefeito Salvatti.

Foto: Divulgação

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira (24). Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano. No mês passado, o governo […]

Nova feira dos produtores rurais em União da Vitória promete surpreender

A feira contará com uma ampla gama de comodidades, incluindo uma cobertura de policarbonato em estrutura metálica, barracas externas com toldo e calçadas União da Vitória está prestes a receber uma adição marcante, com Nova Feira dos Produtores Rurais. Esta iniciativa, que está sendo realizada pela Prefeitura com investimento federal através de emenda do Deputado […]

Transformação digital: novo sistema comercial da Celesc disponibilizará mais de 80 serviços online

Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, […]