Porto União poderá ter uma Unidade de Beneficiamento de Pescados » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União poderá ter uma Unidade de Beneficiamento de Pescados


2 de maio de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

O Consultor do Ministério da Pesca e da Aquicultura, Dionei Walter da Silva, esteve em Porto União, na segunda-feira, 22, na Secretaria de Agricultura para analisar a viabilidade de implantação de uma Unidade de Beneficiamento de Pescados no município. Além de integrantes da Secretaria Municipal de Agricultura, estiveram presentes, técnicos da Epagri, Oceanógrafos, Engenheiros Agrônomos, Médica Veterinária da Secretaria da Agricultura, presidente da Eco-Peixe e alguns associados, vereadores e técnicos da Emater de União da Vitória.

Além de Porto União, o consultor visitou as cidades de Calmon e Matos Costa. A Secretaria de Agricultura entrará em contato com mais municípios da região, para discutir a viabilidade econômica de construir esta unidade em Porto União, que atenderá as outras cidades.  O Governo Federal prevê investimento de até 10 milhões de reais para o apoio do desenvolvimento da cadeia produtiva da aquicultura.

Hoje, Porto União possuí uma produção estimada de 250 toneladas/ano, gerando uma renda em torno de 1 milhão de reais/ano. Com o fortalecimento da Associação dos Aquicultores do Vale do Iguaçu – Eco-Peixe, com o apoio da Secretaria da Agricultura e com investimentos em equipamentos e um trabalho eficiente de Extensão Rural, há a expectativa de triplicar essa produção e produtividade por área em curto prazo.

A escolha do município de Porto União se dará devido a ser o município que mais produz pescados da região, ocupando uma posição de destaque no cenário estadual. No período de 2002/2012 a produção de pescado da região cresceu 180%, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento da aquicultura do município. Com a vinda de recursos para a instalação de uma unidade de beneficiamento de pescado para o município, abre-se caminho para se tornar um pólo regional de Aquicultura.

A construção de uma Unidade de Beneficiamento de Pescados visa superar o desafio da comercialização ao promover a possibilidade de escoamento de produção. Colocando produtos de qualidade dos pequenos produtores, em condições de competitividade em mercados de outros estados. A construção desta unidade deverá ser projetada e construída de acordo com normas e orientações dos órgãos de fiscalização do meio ambiente e vigilância sanitária.

 

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira (24). Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano. No mês passado, o governo […]

Nova feira dos produtores rurais em União da Vitória promete surpreender

A feira contará com uma ampla gama de comodidades, incluindo uma cobertura de policarbonato em estrutura metálica, barracas externas com toldo e calçadas União da Vitória está prestes a receber uma adição marcante, com Nova Feira dos Produtores Rurais. Esta iniciativa, que está sendo realizada pela Prefeitura com investimento federal através de emenda do Deputado […]

Transformação digital: novo sistema comercial da Celesc disponibilizará mais de 80 serviços online

Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, […]