Prefeitura de Cruz Machado decreta medidas de prevenção ao COVID-19 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Prefeitura de Cruz Machado decreta medidas de prevenção ao COVID-19


20 de março de 2020

Imagem divulgação

Prefeito em exercício do município de Cruz Machado, Ronaldo Schribenig, decretou nesta sexta – feira, 20, algumas medidas de prevenção a população, em relação a pandemia do COVID-19 (novo Coronavírus).

O decreto nº: 3254/2020 recomenda que as pessoas com baixa imunidade, com doenças coronárias, problemas de asma, pneumonia, diabetes, tuberculose, HIV, câncer, doenças renais crônicos, gestantes, lactantes e transplantados evitem sair de casa, assim como as pessoas idosas com 60 anos ou mais.

Também recomenda-se que os moradores evitem se deslocar até as Unidades de Saúde para realizações de consultas de rotinas e ou para solicitarem exames, sendo que os atendimentos serão de prioridade para casos emergenciais. Destacando que todas as reuniões ou encontros da melhor idade estão cancelados. Quanto aos templos e igrejas, é recomendado para que evitem a realização de missas, cultos, celebrações ou qualquer outra aglomeração presencial. Em questão a Secretaria de Saúde, recomenda-se que adotem um sistema de triagem para os atendimentos nas Unidade de Saúde e hospital, assim como para consultas e exames realizados fora do município.

Os estabelecimentos comerciais devem controlar a entrada de pessoas, orientando que todos façam uso do álcool em gel, tanto para funcionários, quanto para os clientes, adotando ainda, horários reduzidos para seus atendimentos. Salão de Beleza, Barbearias e afins, recomenda que agendem horários de forma que não acumulem pessoas em salas de esperas. Agropecuárias devem adotar medidas de vendas de produtos, também mantendo um número reduzido de clientes dentro do espaço físico, assim como bares, lanchonetes, food trucks e afins, também tenham seus horários de funcionamento reduzidos.

Ficam ainda suspensas no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde concessão de férias e licenças aos servidores, isso enquanto durar a pandemia. Estagiários ficam dispensados até o momento, sem prejuízo da remuneração, Saúde e Educação, assim como o Departamento de Obras estará dispensando os funcionários que tiverem férias ou licenças vencidas, e somente será atendido os serviços emergenciais, pois no momento a prioridade é a saúde da população.

Fica ainda à disposição da população de Cruz Machado, o telefone (042) 3554-1945, para recebimento de informações, orientações, agendamentos e trocas de receitas para pacientes que fazem usos de medicamentos contínuos.

Confira na íntegra este decreto:

decreto 3254_2020 – coronavirus 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Abertas as inscrições para a 3º Edição do concurso “Entre Caminhos do Paraná”

A inscrição para pode ser feita de forma presencial ou via Correios, encaminhando a documentação prevista no edital para o Sesc de União da Vitória Até 17 de maio é possível se inscrever na 3ª edição do concurso de ilustrações “Entre Caminhos do Paraná”, promovido pelo Sesc Paraná. O concurso selecionará desenhos originais e feitos […]

Secretaria da Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em Santa Catarina

A secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto, encaminhou nesta terça, 23, ofício à secretária de vigilância em saúde e ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), Ethel Leonor Noia Maciel, solicitando a ampliação do grupo prioritário de crianças na Campanha de Vacinação contra a gripe para aquelas até 12 anos de idade. […]

Continua subindo o número de casos de dengue em União da Vitória

União da Vitória tem 40 casos confirmados da doença A 6º Regional de Saúde divulgou a atualização do boletim informativo com a situação dos casos de dengue nesta quarta-feira,24. A 6ª Regional que abrange também outros oito municípios da Amsulpar continuam registrando aumento de casos. O número de casos positivos de dengue em União da […]