Prefeitura de Cruz Machado promove palestra sobre agrotóxicos

Escute a rádio

Prefeitura de Cruz Machado promove palestra sobre agrotóxicos


21 de outubro de 2015

O município de Cruz Machado realizou nessa terça-feira, 20, um encontro sobre os resíduos de agrotóxicos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A palestra aconteceu no auditório da igreja luterana e reuniu produtores, filhos de agricultores e estudantes. O evento foi promovido pela Prefeitura de Cruz Machado, VigiaSUS, Emater, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde.

A abertura oficial do evento contou com a participação do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Silmar Kazenoh, Chefe da 6ª Regional de Saúde, Dr. Henrique Cesar Guzzoni, Médico Veterinário da Divisão da Vigilância Sanitária de Alimentos da Secretaria Estadual da Saúde, Dr. Alfredo Benatto, e da Engenheira Agrônoma da Divisão da Vigilância Sanitária de Alimentos da Secretaria Estadual da Saúde, Dra. Eliana da Silva Scucato.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O evento faz parte do Plano da Vigilância das Populações Expostas aos Agrotóxicos no Paraná. Cruz Machado foi contemplado pela 6ª Regional de Saúde para realização desse projeto. Aproximadamente 70% da população de Cruz Machado é ocupada na área rural por mais de 3 mil propriedades rurais. Segundo dados da fonte Siagro – Adapar Abril de 2014, o consumo de agrotóxicos na safra de 2011 a 2014 foi de 101.693 quilos. As notificações de intoxicação por agrotóxicos dentro de Cruz Machado foram as seguintes: em 2013 aconteceram 10 notificações; em 2014 houve 20 notificações; e em 2015, até o momento, foi 1 notificação. Sendo que muitos dos agricultores não procuram atendimento médico quando acontece a intoxicação.

A grande problemática do uso indiscriminado dos agrotóxicos é a contaminação dos alimentos, contaminação do meio ambiente e a saúde do trabalhador. O encontro contou com a palestra de Agrotóxicos/Saúde Pública, coordenada pelo Dr. Alfredo Benatto, e Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, ministrada pela Dra. Eliana da Silva Scucato.

O principal objetivo destas palestras é conscientizar os produtores rurais e toda a sociedade sobre a importância de devolver as embalagens de agrotóxicos e, assim, evitar a contaminação dos recursos hídricos, do solo, e, principalmente do ser humano. A devolução das embalagens evita a poluição do meio ambiente e dos solos.

 

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Paraná Bom de Bola começa nesta sexta e abre o calendário de jogos oficiais do Paraná

Começa nesta sexta-feira (26) a fase regional da 4ª edição do Paraná Bom de Bola, evento que abre o calendário 2024 dos Jogos Oficiais organizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte (SEES). A partir deste fim de semana, têm início as competições que ocorrem ao longo do ano: Jogos de Aventura […]

Com apoio de cão, PM apreende 2 toneladas de maconha em caminhão em Iguaraçu

Uma operação conduzida por policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) resultou na apreensão de um caminhão que transportava arroz carregado também com drogas na cidade de Iguaraçu, na terça-feira (23). Os militares realizavam abordagens de rotina na rodovia quando abordaram esse veículo e um cão de faro indicou a presença de ilícitos. Foram […]

Governador Jorginho Mello anuncia data para início da dragagem do Rio Itajaí-Açu para mitigar enchentes no Vale

O governador Jorginho Mello anunciou na manhã desta segunda-feira, 22, a data para o início da tão aguardada dragagem do rio Itajaí-Açu, no Alto Vale de Santa Catarina. A medida é crucial para minimizar os impactos das enchentes na região que é uma das mais atingidas por cheias no estado e de forma recorrente. Um […]