Prevenção e Orientação: é hora de falar sobre a Tuberculose » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Prevenção e Orientação: é hora de falar sobre a Tuberculose


20 de março de 2013

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

A Vigilância Epidemiológica de Porto União intensifica nessa semana a divulgação com relação aos cuidados com a tuberculose. O dia 24 de março é a data mundial de combate à doença .

A tuberculose ainda hoje é um grave problema de saúde pública incluída na lista das prioridades do Ministério da Saúde. Devido a isso, diversas ações são constantes em todas as esferas para evitar a proliferação da doença, que tem cura. Em Porto União, são 14 casos de tuberculose diagnosticados, que estão sendo acompanhados e tratados.

 

A doença

 

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada por um microorganismo (Mycobacterium tuberculosis) conhecido como bacilo de Koch. É transmitida de pessoa a pessoa por meio de gotículas de saliva, pela tosse, fala ou espirro, sendo o maior risco durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação.

A resposta imunológica é capaz de impedir o desenvolvimento da doença e, por isso, pessoas com sistema imunológico menos resistente ou comprometido estão mais propensas a adquirir esta doença, de evolução geralmente lenta.

Após a transmissão do bacilo o sistema imunológico do indivíduo pode eliminá-lo; a bactéria pode se desenvolver, mas sem causar a doença; a tuberculose se desenvolve (tuberculose primária) ou pode haver a ativação da doença vários anos depois (tuberculose pós-primária). Alguns pacientes podem não apresentar os sintomas ou estes podem ser ignorados por serem parecidos com os de uma gripe.

Os principais objetivos da campanha de mobilização são de orientar a população e divulgar os sintomas da tuberculose, encorajar os sintomáticos respiratórios a buscarem uma unidade de saúde para realização de um exame específico, convencer sobre a importância de completar o tratamento dando ênfase ao Tratamento Diretamente Observado (TDO).

Dentre os 22 países de maior índice da Tuberulose, o Brasil é o 17º colocado, que vem investindo nas ações de controle da doença, porém ainda morrem 4 a 5 mil pessoas anualmente, devido a doença.

 

Sintomas

 

Tosse seca e contínua com secreção e com duração de mais de quatro semanas, sudorese noturna, cansaço excessivo, palidez, falta de apetite e rouquidão são os sintomas da doença. Dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são as características dos casos mais graves.

 

Tratamento
O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. É imprescindível que este não seja interrompido – fato que pode ocorrer, principalmente, devido aos efeitos colaterais, tais como enjoos, vômitos, indisposição e mal-estar geral. As medicações são distribuídas gratuitamente pelo sistema de saúde, através de seus postos municipais de atendimento.

 

Prevenção

 

A vacina  é utilizada na prevenção da tuberculose e deve ser administrada em todos os recém-nascidos. Melhoras nas condições de vida da população, além de tratamento e orientação aos enfermos são formas de evitar sua contaminação em maior escala.

 

 

 

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]

Abertas as inscrições para a 3º Edição do concurso “Entre Caminhos do Paraná”

A inscrição para pode ser feita de forma presencial ou via Correios, encaminhando a documentação prevista no edital para o Sesc de União da Vitória Até 17 de maio é possível se inscrever na 3ª edição do concurso de ilustrações “Entre Caminhos do Paraná”, promovido pelo Sesc Paraná. O concurso selecionará desenhos originais e feitos […]