Professores de Cruz Machado visitam escolas multisseriadas

Escute a rádio

Professores de Cruz Machado visitam escolas multisseriadas


18 de setembro de 2015

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu nessa quarta-feira, 16, aos professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), uma visita às escolas multisseriadas do município.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O grupo visitou sete escolas multisseriadas pelo interior de Cruz Machado. A ação faz parte das atividades do Pnaic, referente aos assuntos abordados nos cadernos, que trabalham textos sobre a educação do campo e das escolas multisseriadas.

A visita também contou com a presença do prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, e da secretária de Educação e Cultura, Oliveti Brautigam. Segundo a coordenação do Pacto em Cruz Machado, participaram as duas turmas do projeto, que são orientados pela Marlei Mitura e Zenilda Vieira de Lima Presznhuk. As escolas receberam a equipe com muito carinho e com apresentações. Assim, os professores tiveram um dia com muitas reflexões, conhecendo um pouco mais da realidade do campo e da importância da valorização.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, Estadual e Municipal, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental. São 39 professores atendimentos pelo Pacto em Cruz Machado e o programa oferece formação contínua.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O terceiro ciclo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem como objetivo a alfabetização de todas as crianças até 3º ano do ensino fundamental. O curso presencial qualifica professores das redes públicas da educação básica que lecionam em turmas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Com duração de 120 horas por ano, a metodologia propõe estudos e atividades práticas. Os encontros são conduzidos por orientadores de estudos, que são professores das redes públicas a que os alfabetizadores estão vinculados.

Na primeira etapa do Pacto, de 2013 a 2014, os professores receberam formação em letramento, e na segunda, de 2014 a 2015, em matemática. O terceiro ciclo, que será desenvolvido de 2015 a 2016, vai abordar as demais áreas do conhecimento de forma integrada, com o objetivo de promover a educação integral das crianças. Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania.

 

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]