Programa do Calcário beneficia agricultores em Cruz Machado

Escute a rádio

Programa do Calcário beneficia agricultores em Cruz Machado


18 de maio de 2016

O programa vem ajudando mais de 150 agricultores de Cruz Machado, numa parceria entre Prefeitura e Secretaria Municipal de Agricultura.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Programa de Transporte de Calcário foi elaborado pela administração municipal, discutido com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e regularizado em lei municipal. O programa tem como objetivo beneficiar com transporte gratuito os produtores rurais que realizam aquisição de insumos e também fomentar a produção agropecuária de Cruz Machado.

O projeto está sendo desenvolvido desde agosto de 2015 e já foram beneficiados mais de 150 agricultores cruz-machadenses, em que cada um pode receber até 15 toneladas. O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. A Prefeitura de Cruz Machado disponibilizou recursos próprios do município para a contratação de uma empresa para subsidiar o frete no transporte do calcário.

O caminhão que realiza o transporte do calcário está barateando em aproximadamente 50% o valor da tonelada paga pelo agricultor. O número é expressivo, devido que o alto valor do frete torna os insumos mais caros. O programa garante que os produtores possam adquirir mais insumos e com preço acessível.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Poderão fazer parte do programa os agricultores que atendam aos seguintes requisitos: Sejam proprietários, meeiros, arrendatários, posseiros ou assentados de Programa de Reforma Agrária, dentro dos limites territoriais do município de Cruz Machado; Realizarem cadastro na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, responsável pela organização do transporte; Adotarem técnicas adequadas de manejo do solo, conforme orientação dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente ou outros órgãos de assistência técnica; Apresentarem comprovação de venda de produção agropecuária no ano anterior, através de nota de produtor rural; Apresentar análise de solo; Apresentar certidão negativa de Débitos Municipais; Apresentar junto a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, comprovantes/notas fiscais/recibos da compra dos produtos agrícolas a serem transportados.

Os casos que não se enquadrarem nos critérios estabelecidos, serão analisados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Ocorrendo irregularidade na aplicação dos incentivos previstos na lei, constatada por visita técnica na propriedade, e com emissão de laudo técnico, o produtor rural infrator perderá o direito a futuros incentivos e benefícios concedidos pela Municipalidade, pelo período de dois anos.

 

 

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Livro e documentário que passa por Porto União e União da Vitória será lançado em maio e revela mistérios da ferrovia do Contestado

Produção literária e obra documental, apresentam histórias inéditas e fatos marcantes sobre o trecho catarinense da Linha São Paulo – Rio Grande, revelando os segredos de um assaltante que virou delegado. A vida nos trilhos, cenários de saudades e lembranças. Tudo isso se integra para compor a construção da obra “A Linha da Memória”, longa […]

Polícia Civil de SC atinge a marca histórica com 80% de homicídios elucidados

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) alcançou uma marca histórica com 80% dos homicídios elucidados. O monitoramento mostra que, até o dia 22 de abril, os crimes de homicídio tiveram uma resolução de 80% o que demonstra um expressivo aumento da produtividade. “Os crimes acontecem e não ficam esquecidos. Vão sendo elucidados. Nós pretendíamos […]

Aluno de União da Vitória avança etapa para 8ª Maratona de CiberEducação Cisco

O aluno Bruno Arrabar Hoffmann estuda no 3º ano do Ensino Médio no Sesc Senac de União da Vitória Bruno Arrabar Hoffmann, estudante do 3º ano do curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio no Sesc Senac em União da Vitória, alcançou um marco importante em sua jornada acadêmica. Ele avançou para […]