Rádio Colmeia

Programa “Família Paranaense” é iniciado em UVA

abril 17
15:26 2018

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Família é a base da sociedade, e pensando nessa estruturação foi criado o programa “Família Paranaense”. É uma estratégia do governo implantada em União da Vitória, que busca construir famílias que caminham com as próprias pernas e vivem seus próprios sonhos de forma digna e honesta. Para que elas alcancem esse patamar, foi criado bases de apoio, e é por meio dessas bases que o programa age buscando a articulação das políticas de proteção social para diminuição da vulnerabilidade. Com isso, o objetivo é promover a melhoria das condições de vida das famílias com maior grau de vulnerabilidade social por meio da oferta de um conjunto de ações intersetoriais planejadas, segundo a necessidade de cada família e as especificidades do território onde ela reside. No município de União da Vitória, serão atendidas nesse programa 115 famílias.

O trabalho intersetorial é fundamental para atingir a efetividade do Programa que tem por objetivo principal acompanhar as famílias selecionadas pelo período de dois anos ou até que consigam atingir a emancipação financeira com a inclusão ao mercado de trabalho e posteriormente o desligamento. A inclusão da família no Programa tem como parâmetro a renda familiar e como contra partida social, os filhos devem estar frequentando a escola, com prontuários nas unidades de saúde e vacinação em dia.

A Assistente Social Irene Biellaque está à frente do Programa no Município, e para ela, o respaldo da Prefeitura Municipal de União da Vitória na pessoa do Prefeito Santin Roveda e da Secretaria da Assistência Social Ana Claudia P., foi fundamental para a implantação do projeto, assim como os demais Secretários para bem desenvolver as atividades exigidas.

Mensalmente as famílias participam das reuniões que acontecem na primeira semana de cada mês no CRAS do bairro Rocio e no CRAS do bairro São Cristóvão. Ali acontecem palestras ministradas por técnicos de cada política com explicações e demonstrações dos direitos dos cidadãos na busca de suprir as necessidades de cada família.

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Os técnicos participam periodicamente de capacitações para aprimoramento dos conhecimentos, para que conduzam de uma forma apropriada essas famílias.

Para dar o suporte necessário aos trabalhos desenvolvidos com às famílias incluídas existe um Comitê local formado por técnicos das Políticas envolvidas que são: Assistência Social, Educação, Saúde, Habitação, Agricultura, representantes do Fomento Paraná, representante da Agência do Trabalhador por meio de reuniões ordinárias bimestrais onde são discutidas as ações que foram planejadas e efetuadas para cada família.

Na foto abaixo está a formação do comitê do município em reunião. Ele será responsável pela organização e andamento do programa em União da Vitória.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

dezembro 2018
D S T Q Q S S
« nov    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Últimos Cometários

Lindo maravilhoso parabéns a Cidade e toda a comunidade em geral q colaboraram pra que...

Jefferson foi um grande homem, trabalhador e um colega de trabalho honesto e sério, desejo...

Com pista de 814m de comprimento não é aeroporto, é um simples aeródromo com pouca...

Colméia no Facebook