Projeto do abatedouro de peixe começa a se tornar realidade » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Projeto do abatedouro de peixe começa a se tornar realidade


9 de maio de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A ordem de serviço do Abatedouro Municipal de Peixes foi entregue na tarde de quinta-feira, 08. A cerimônia informal aconteceu na incubadora, localizada na Área Industrial do munícipio e foi comandada pelo prefeito Anízio de Souza e pelo vice-prefeito Aloísio Salvatti.

A fase inicial conta com a construção de barracão de 498 m² em uma área cedida no Distrito Industrial de 6 mil metros quadrados. O projeto é da Secretaria de Agricultura em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio ambiente.

A empresa Werle que está na incubadora, fez diversos investimentos no local, para desenvolver a empresa e por isso, a Prefeitura enviou um projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores, para ceder o local a empresa, que em contrapartida entregou outra área ao município onde será construído um barracão igual ao da incubadora, onde se encontra atualmente.

Para o sócio proprietário da empresa, Edinei Werle, os investimentos da empresa foram muito altos e a parceria com a Prefeitura através da incubadora foi essencial. “Chegamos a um ponto que a concorrência com a China ficou muito pesada e o jeito era investir. Precisávamos comprar máquinas mais modernas e se precisasse sair daqui, isso iria inviabilizar o nosso investimento. Graças a parceria com a prefeitura, conseguimos crescer. Temos um serviço que não havia na região e somos pioneiros no Brasil, com esticadores e seladores de fitas. Vamos diversificar ainda mais os nossos serviços, que atenderá as empresas de plástico e indústria madeireira”, falou.

“Seria uma incoerência da nossa parte, tirar agora a empresa da incubadora. A ideia e o projeto da incubadora seguem, só mudou de lugar. Conversamos com o prefeito e o vice-prefeito e a diretoria da Ecopeixe, e a nosso ver, o abatedouro é uma empresa e as ideias foram casando. A empresa Werle terá 1 ano e meio para construir o novo barracão. Tudo isso passou pela aprovação da Câmara de Vereadores, que em sua maioria entendeu a necessidade, e o que isso trará de desenvolvimento para o nosso município. O projeto foi aprovado por 8 vereadores, com a abstenção de um vereador”, relatou o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável Econômico, Christian Martins. O projeto passou em 2013 pela Câmara de Vereadores.

O secretário de Agricultura, Roberto Bonfleur, destacou a importância da criação deste abatedouro, não só para Porto União como para toda a região. Em toda região do Planalto Norte de Santa Catarina não há um abatedouro de peixes e o município se mostrou um grande produtor deste segmento, com grandes investimentos feitos não só pela administração municipal, mas também pela iniciativa privada. “Existem algumas coisas que magoam, eu não entendo que qualquer liderança política tenha sido contra um empreendimento deste tamanho. Se abster de votação faz mal para todo mundo. A responsabilidade de fortalecer esse segmento não é só da associação, é de todos nós, todos os envolvidos no município, seja ele o poder público, entidade pública, os trabalhadores ou os produtores”, destacou Bonfleur.

Para o presidente da Associação dos Aquicultores do Vale do Iguaçu (Ecopeixe-Aavi), Roger Coquerel, este momento é o andamento de mais um elo, fechando um ciclo dessa cadeia tão produtiva do município. “Está sendo dando mais um andamento nesta cadeia produtiva e isso irá amparar diversos produtores do nosso município. Vamos atender todos, principalmente os produtores pequenos”, ressaltou Coquerel.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vice-prefeito que acompanhou o processo desde o início, quando ainda era secretário, destacou a parceria da administração municipal e com o legislativo. Ele lembrou também da votação na Câmara e da abstenção de um vereador que trabalha com a piscicultura no município. “Mas eu me admiro que na votação da Câmara com nove vereadores, um vereador que é técnico da Epagri, absteve-se de votar. Respeitamos o pensamento dos vereadores. Oito votaram a favor e um não teve a coragem de votar. Se ele não teve a coragem, é porque ele não concorda. Então, ele não quer o crescimento de Porto União. É uma pena que ele pense assim”, desabafou Salvatti.

O prefeito Anízio salientou a importância do momento, definido por todos como histórico. Ele também falou sobre o entendimento entre a Administração Municipal, a Câmara de Vereadores, a empresa, e a Ecopeixe para que o abatedouro de peixe se tornasse realidade. “Nós temos no interior a criação, produção e comercialização de peixe. E esse ato hoje é de extrema importância. Aqui está sendo plantado algo para o futuro, que vai, além de trazer, reforçar a questão econômica do município, trazendo um apoio ao nosso produtor rural. Estou emocionado porque é um momento importante. Esse apoio e a união de todos é fundamental. Quero enaltecer a Ecopeixe, que abriu as portas para um novo projeto econômico para Porto União e isso merece a nossa admiração”, completou o prefeito.

Participaram ainda do ato os integrantes da Ecopeixe, o oceanógrafo Pedro Reis; o engenheiro agrônomo, Rodrigo M. Otto e os integrantes da entidade Alexandre F. Puzyna e Geovane, além do Secretário de Planejamento Cláudio Tilgner de Souza; da médica veterinária da secretaria de agricultura, Ester Drosdoski; e do diretor da secretaria de Desenvolvimento, Júlio Chaicowski.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Governador Ratinho Junior autoriza estudo para fusão da Uniuv com a Unespar

Em articulação do deputado Hussein Bakri, o governador Ratinho Junior e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, autorizaram a realização de estudos técnicos para a estadualização da Uniuv por meio de uma fusão com a Unespar. Até o meio do ano, esse levantamento vai apontar quais dos 14 cursos serão absorvidos, […]

Semana Santa: Cidasc orienta sobre compra de pescados

Com a chegada da Semana Santa, período tradicional do aumento do consumo de pescados, a atenção na hora da compra se torna fundamental para garantir a segurança alimentar A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp), coordena as ações de […]

PRF inicia Operação Semana Santa 2024

No ano passado, nas rodovias federais de SC, foram registrados 105 acidentes nos quatro dias de feriadão da Semana Santa A Polícia Rodoviária Federal inicia a partir da zero hora desta quinta-feira dia 28/03, em todo o Brasil, a Operação Semana Santa 2024. A mobilização termina no domingo, dia 31 de março, às 23h59min.  O […]