Rádio Colmeia

Projeto “Circuito Cultural” leva arte e alegria a instituições

abril 20
15:54 2018

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Não precisa de muito para fazer com que o dia, a semana ou a vida de uma pessoa necessitada fique melhor, mais leve e mais alegre, e é com esse pensamento que nasceu o projeto Circuito Cultural. O programa desenvolvido pela Secretaria de Cultura com o apoio da prefeitura e com parceria das escolas de danças, música, secretaria de assistência social, Instituto Federal e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que organiza os lanches, busca levar cultura, lazer e bons momentos a pessoas.

“A idéia de criar esse grupo de parceiros e visitar as instituições necessitadas surgiu em um dia em que nós da secretaria da cultura fomos fazer uma visita e entregar doações em uma instituição, e vimos como os internos precisam de atenção e carinho e como isso faz bem a eles e faz bem a nós também”, conta a secretaria da cultura Cleu Correa. Ela acrescenta ainda que esse apoio da sociedade não custa nada para quem faz, mas traz um bem enorme para quem recebe. “Tirar umas horinhas da sua semana ou do seu mês para ir visitar uma casa de caridade, dar um pouco de carinho a eles, vai fazer com que você se sinta bem e vai melhorar a qualidade de vida daquela pessoa que muitas vezes foi abandonada pela família e não tem com quem conversar”, diz Correa.

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

O projeto consiste em fazer visitações em casas de apoio e caridade levando pessoas envolvidas com o meio artístico cultural da cidade. Na ultima visita feita na Associação Casa de Apoio Santa Clara (ACASC), a equipe levou dois bailarinos de dança de Salão da escola Futura Dance, Marieli e Thiago Magosso, uma bailarina do Circo Escola Arlequim, Andressa Kraemer, e dois músicos da fundação de Cultura Luis Henrique Gomes Lustosa, juntamente com seu professor Vlad Myszka. Eles garantiram uma tarde de muita alegria para as 14 internas que demonstraram muito amor e gratidão com os visitantes. “É lindo ver as internas cantando, dançando, a gente percebe que por alguns momentos elas se esquecem dos seus problemas e da dureza que é enfrentar a vida, com certeza esses momentos ficarão na minha memória e no meu coração”, conta Regina Caon cuidadora do abrigo.

A ACASC trabalha com mulheres que tem sofrimento psíquico. O Abrigo que fica no Bairro São Sebastião, em União da Vitória, próximo ao Clube de Campo, é coordenado por duas religiosas e atualmente acolhe 14 mulheres com idade de 25 a 81 anos. Entre elas, algumas com esquizofrenia, Depressão, Bipolaridade e Demência. A casa esta aberta para visitas ou para todos que tem interesse em visitar ou ajudar de qualquer forma.

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Agenda:

As próximas visitas acontecerão na Acardi, Colônia Correntes e Lar de Nazaré, aos interessados em participar do projeto, basta entrar em contato com a secretaria da Cultura pelo telefone: 3522 71 57 ou 3523 65 35.

Tags
Share

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

outubro 2018
D S T Q Q S S
« set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Últimos Cometários

Mauro M. Aqui é de Joinville - SC. Aqui na cidade algumas ruas precisam,...

Mauro M. Aqui é de joinville -SC. AS ruas aqui precisam de asfalto novo....

Acho muito importante estas acoes para preservar o pouco q ainda temos...

Colméia no Facebook