Projeto sobre “Trovas” é discutido em Porto União

Escute a rádio

Projeto sobre “Trovas” é discutido em Porto União


25 de julho de 2016

Porto União, completa 100 anos, no dia 5 de setembro de 2017, e tudo promete ser um dia de muita  festa e grandes homenagens para a “Cidade Amiga”. Já está em pleno trabalho ações de restauração de espaço público como também da confecção do livro do centenário e na tarde de sábado, 23 de julho, uma reunião coloca em pratica mais um projeto para homenagear a cidade, sendo um livro de Trovas.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Porto União é conhecido como “Cidade Amiga”, e no ano de 2017, está cidade completa seus 100 anos, de desenvolvimento e fortalecimento no Planalto Norte de Santa Catarina. Para marcar está data, vários eventos culturais já estão sendo preparados através da Secretaria Municipal de Cultura e parceria com as demais Secretarias Municipais do município. Alguns projetos em andamento para o centenário, é a recuperação de  pontos turísticos que contam a história da cidade e a atualização de dados históricos que vai estar em um livro da história da cidade.

Na tarde deste sábado, 23 de julho, mais um importante projeto foi colocado em  discussão e já está em fase de inicio nesta segunda-feira, 25 de julho, onde um grupo de trovadores, que está sendo coordenado pela professora Nadia Maria Maltauro Ayub, que junto com uma equipe pretendem fazer um livro de trovas, que vai seguir todas as normas da União Brasileira de Trovadores (UBT)..

A primeira reunião do grupo foi no Espaça da Arte, onde foi discutido como será feito o recolhimento de trovas da comunidade que tem vontade de participar, onde foi decidido colocar uma caixa no Espaço da Arte, onde a pessoa poderá colocar a sua trova num envelope fechado e com o seu nome endereço e telefone. Segundo a professora Nadia, será formada uma comissão que vai analisar as trovas e ao fim as melhores que vão ter como tema os 100 anos de Poeto União, será publicada.

Em entrevista para a Rádio Colmeia a professora Nadia Maria Maltauro Ayub, comenta de como será este projeto, quem pode participar e diz como será o segundo momento desta ação em homenagem ao município, onde o livro de trovas, vai ter as imagem da jovem kathleen Cristiane Bageski.

 

 

O que é Trovas:

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

 

trova é uma poesia formada por uma única estrofe (poesia monostrófica), com sete sílabas métricas ou poéticas (redondilha maior) em cada um dos seus quatro versos, que devem oferecer ao leitor o significado completo da mensagem a ser transmitida.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira (24). Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano. No mês passado, o governo […]

Nova feira dos produtores rurais em União da Vitória promete surpreender

A feira contará com uma ampla gama de comodidades, incluindo uma cobertura de policarbonato em estrutura metálica, barracas externas com toldo e calçadas União da Vitória está prestes a receber uma adição marcante, com Nova Feira dos Produtores Rurais. Esta iniciativa, que está sendo realizada pela Prefeitura com investimento federal através de emenda do Deputado […]

Transformação digital: novo sistema comercial da Celesc disponibilizará mais de 80 serviços online

Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, […]