Rádio Colmeia

Pscheidt vence o Desafio das Cachoeiras 2017

maio 11
19:35 2017

Com quatro títulos nacionais, Pscheidt elogiou o circuito dando nota 10!

Com o tempo de 2:04:06 o ciclista Ricardo Pscheidt (Trek Brasil Racing), de São Bento do Sul, venceu a primeira edição do Desafio das Cachoeiras de Mountain Bike, realizado nesse domingo, 7 de maio. Tendo como base a Estância Breyer, a prova utilizou trilhas e estradas das comunidades de Papuã, Porto Almeida e Rio dos Banhados, no interior de União da Vitória. No total 160 ciclistas participaram do evento que teve ainda um percurso de cicloturismo que seguiu rumo ao Parque Histórico Iguaçu.

A prova nasceu com o DNA do Enduro das Cachoeiras, tradicional competição de motocicletas, realizada há 21 anos na cidade. A categoria Pró percorreu logo no início cerca de 10 km de trilhas que exigiam muita técnica e habilidade dos ciclistas, mesmo trecho que há um mês foi usado pelas motos naquela competição.

Cerca de 160 ciclistas participaram da primeira edição do Desafio das Cachoeiras nas classes Pró (50 km) e Sport (34km)

Com quatro títulos do Brasileiro de Mountain Bike – tricampeão de MTB Cross Country e campeão de MTB Marathon, Pscheidt pedalou forte, ditando o ritmo da prova desde a largada. “Fico muito honrado em vencer o primeiro Desafio das Cachoeiras. A organização foi impecável. Prova muito bem organizada, circuito totalmente demarcado. Mas para mim o ponto alto do evento foi justamente o circuito que a organização montou. Foi um moutain bike raiz, que resgatou a essência do esporte. Foi um circuito desafiador tanto da parte física com subidas difíceis, como também na parte técnica. A gente teve trilhas muito bacanas, com descidas e subidas difíceis, ou seja não só um desafio físico, mas técnico. Além disso passamos por alguns pontos turísticos da região… o pessoal está de nota 10!”, disse Pscheidt que durante os 50 km do percurso da classe Pró teve a companhia do atleta Edgar Barbosa, de Irati. A decisão de quem chegaria na frente na categoria Elite aconteceu somente no final da última serra, com Pscheidt abrindo oito segundos de vantagem.

Após a trilha Edgar (11) e Pscheidt (15) andaram juntos o restante da prova, decidindo quem seria o vencedor somente próximo a chegada.

Saindo na sexta colocação da trilha, Diego (10) conseguiu superar JP Ramos somente na última serra e por muito pouco não toma o troco na linha de chegada. (foto: Roiek Fotos)

A partir da terceira colocação o pódio foi completado por atletas locais. Longe de ser a sua praia, Diego Gabrilowski perdeu muito tempo na parte da trilha, saindo na sexta colocação.  Nisso ele teve que forçar além da conta para tentar buscar seus concorrentes diretos. Primeiro ele preciso passar por Sandro Xavier, de Bituruna, e o local Marlon Tereski, segundo e primeiro colocados na classe Master A. Só então ele se aproximou de João Paulo Ramos para dar o ataque decisivo, que ocorreu no quilômetro 48, no final da subida do Pauã. Na chegada a diferença entre eles foi de apenas quatro segundos. Promessa do ciclismo de União da Vitória, o garoto Hiago Altmann ficou em quinto.

O percurso de 9,7 km de trilha foi um desafio a parte. A chuva durante da semana tornou-o ainda mais técnico e divertido.

Pódio da categoria Elite (Pró)

Pódio da categoria Máster A (Pró)

Pódio da classe Elite Ferminino (Pró)

Largada da Sport, que teve o maior número de participantes.

Entre as mulheres Fabiana Freisleben (Movimente-se), de Porto União, foi a vencedora da categoria Elite. “Antes da largada o pessoal estava assustado com o que encontraria na trilha, reclamando um pouco, até porque não estão acostumados. Mas a prova foi legal, com muita altimetria, bem organizada. Depois da trilha foi só estradão e muita subida. Mas o desafio é isso”, disse Fabiana que completou a prova com o tempo de 3:30:23.

Pódio da Máster A Feminino (Sport)

Na classe Sport o percurso teve 34 km. Embora sem passar pela trilha, também foi desafiador em virtude de um trecho de uma estrada secundária bastante enlameado, sobretudo por conta de toda a chuva da semana. Jane Cleide Nava, de União da Vitória, da categoria Master A, venceu no geral no feminino. Entre os homens a vitória no geral foi de Lucas Simões de Oliveira, ciclista de Papanduva, que competiu na categoria Sub 30.

Cicloturismo seguiu até o Parque Histórico Iguaçú


O 1º Desafio das Cachoeiras contou com o apoio da Prefeitura de União da Vitória através da Secretaria Municipal de Esportes, de Saúde e de Obras, SENAC de Porto União, Rádio Colmeia e TOP FM, e patrocínio do Plano PAS, Lojas Ótima, Futura Contabilidade, Supermercados Glória, Comercial Bandeirante, Hotel 10, Grupo Ravanello, Mene Motorsport, ST Cicles, Tajes Sports, Bicicletaria Tigre, Airo PVC, MonBike, Stenzinger Tintas, Stiegler Bikes, Tonersul e Ecomed.

Resultados completos em:
http://www.chiprun.com.br/marathon-desafio-das-cachoeiras

Share

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

setembro 2017
DSTQQSS
« ago  
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Últimos Cometários

eu não pude ir na abertura vido a festa da costela estava a trabalhar...

DE NOVO ESSE TRECHO, ACHO QUE FALTA FISCALIZAÇÃO ....

Parabéns Porto União, cidade maravilhosa amo muito. Parabéns pelos 100 anos....

Colméia no Facebook