Retrospectiva 2015: Os fatos que marcaram o ano

Escute a rádio

Retrospectiva 2015: Os fatos que marcaram o ano


31 de dezembro de 2015

Microfone ligado, câmera para registrar, e a equipe em busca da notícia. 2015 termina, mas os fatos que foram registrados jamais serão esquecidos.

Jornalismo Rádio Colmeia

Jornalismo Rádio Colmeia

O ano de 2015 não será esquecido por muitos anos pela sociedade de Porto União da Vitória e região. Este ano que chega ao fim, deixou marcas de muita tristeza, preocupação com a saúde pública, educação e economia. Porém, 2015 também foi um ano de vitórias no esporte, na educação e nas festas pela região.

A equipe da Rádio Colmeia fez uma Retrospectiva de mês a mês dos fatos que foram noticiados.

Janeiro:

Jornalismo Rádio Colmeia

Jornalismo Rádio Colmeia

Após os festejos de boas vindas para 2015, às ações para o ano novo se iniciou. O mês de janeiro foi marcado por muitos acidentes nas BRs 153, 476, 280, além das SC e PRs que cortam o Sul do Paraná e Planalto Norte de Santa Catarina.

Janeiro também foi marcado por muitas mortes de afogamentos nos rios e em cachoeiras da região.

Na política, o mês de janeiro foi de movimentação na cidade de Bituruna. O novo presidente da Câmara de Vereadores foi eleito, sendo o senhor, Claudinei de Paula Castilho (PSDB), que assim que assumiu a presidência da Câmara,também já assumiu a prefeitura da cidade, exatamente no dia 31 de dezembro de 2016.

 

Fevereiro:

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dois fatos marcaram o mês de fevereiro, sendo um deles na política, com a posse e início dos trabalhos dos dois representantes do Sul do Paraná, o deputado Federal e estadual.

Na parte da manhã do dia 2 de fevereiro em Curitiba, o deputado Estadual Hussein Bakri, tomou posse como representante do povo na Assembleia Legislativa do Paraná, e neste um ano de trabalho, o Sul do estado ganhou muito em várias áreas, como saúde, educação, segurança pública e tantas outras áreas.

Já na parte da tarde do mesmo dia, foi a vez do deputado Federal Valdir Luiz Rossoni tomar posse na Câmara Federal. Sendo o representante do Sul do Paraná em Brasília.

O segundo fato que marcou o mês de fevereiro , foi o prejuízo que alunos da Rede Estadual de Ensino do Paraná tiveram com as duas greves. A primeira foi antes mesmo do início do ano letivo e a segunda no mês de abril.

Sem duvida, os maiores prejudicados não foram os professores ou o governo, mas sim, os alunos que perderam a oportunidade de adquirir conhecimento e serem ótimos profissionais no mercado de trabalho.

 

Março:

Foto: Leo Munhoz Agencia RBS

Foto: Leo Munhoz Agencia RBS

Porto União da Vitória em luto. O dia 14 de março ficou marcado na história das cidades gêmeas, pois no final da tarde daquele sábado, uma tragédia ocorreu na Serra Dona Francisca.

O ônibus da empresa Costa & Mar, da cidade de União da Vitória, veio a sair da pista e cair sobre uma ribanceira na serra catarinense, vitimando 51 pessoas.

No início, as notícias chegaram bem desencontradas. Foi repassado a informação que havia acontecido um acidente com alguns feridos e óbitos.
Porém, às 19h, a Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS TV), mostrou as primeiras imagens, e assim, foi possível confirmar que havia sido uma tragédia e não um simples acidente.

Com a confirmação de tantas vítimas fatais, a Prefeitura de União da Vitória juntamente com a de Porto União, decretaram luto oficial nas cidades por três dias. Todas as equipes de saúde e outras áreas ficaram a disposição dos familiares.

Um ônibus da empresa Bitur, levou duas pessoas de cada família até a cidade de Joinville, ao Instituto Geral de Pericia (IGP) para realizar o trabalho de reconhecimento das vítimas.

Muitos dos Corpos chegaram nas cidades de Porto União da Vitória em um caminhão cedido por uma empresa de transporte de frios. Chegaram na cidade ás 20h30 , e foram encaminhados ao Ginásio do Centro Universitário da cidade de União da Vitória (Uniuv).

No distrito de São Cristóvão, onde muitas das vítimas moravam, foi feito um velório coletivo. Tudo ocorreu no Ginásio de Esportes do bairro, que ficou lotado de amigos, familiares e pessoas que foram somente para orar.

Na terça-feira, 17 de março, foi realizado o sepultamento. Em um trabalho das equipes dos Polícias do Paraná e Santa Catarina, foi confirmado vários erros com a rota do ônibus. Um deles, é que o ônibus não tinha a permissão de estar no espaço catarinense, deveria fazer a tal viagem pelo Estado do Paraná. Outro aspecto analisado, foi a falta de cinto de segurança, porém, o ônibus utilizado não era obrigado segundo a lei de trânsito, a ter tal requisito.

Ao final do trabalho de investigação, foi confirmado que o motorista do ônibus e dono da empresa Costa & Mar, Sergio Costa, estava alcoolizado e apresentava cerca de 1,49 decigramas de álcool por litro de sangue. Diante das provas o processo foi arquivado.

Em União da Vitória, no dia 21 de março, foi realizado um culto no Espaço Estação União. No local, foi realizado uma linda homenagem as vítimas, sendo lido uma carta enviada pelo Papa Francisco e no fim, 51 balões foram soltos no céu.

Abril:

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

 

O povo de Porto União da Vitória foi às ruas neste ano de 2015. Em um ato contra corrupção, os altos impostos cobrados pelo Governo Federal e o não repasse de recursos para a manutenção dos serviços básicos na saúde pública e investimentos em infraestrutura, o povo resolveu clamar pelos seus direitos, afinal de contas, tudo estava sendo pago por eles.

Cansados de ver tanta roubalheira, não somente na região, mas sim em todo o Brasil , a comunidade juntamente com algumas entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) , ACIUV, ACIPU e tantas outras, foram para as ruas das cidades com a roupa verde e amarelo mostrar a sua insatisfação com o Governo da Presidente Dilma Rousseff.

Maio:

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um dos lideres da Política de Santa Catarina faleceu em 10 de maio de 2015. O então Senador da República, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), faleceu na manhã de domingo em sua residência na cidade de Joinville, onde passava o final de semana com os filhos e a esposa.

Segundo amigos e familiares, na noite de sábado, Luiz Henrique da Silveira trabalhou até ás 23h30. Falou sobre assuntos ligados diretamente a política catarinense e as tratativas para o pleito do ano de 2018, ao cargo de Governador de Santa Catarina.

LHS como também era conhecido, foi Governador de santa Catarina por dois mandatos e se destacou por anos na vida pública. Uma das frases que destacou o trabalho de LHS foi, “Por toda Santa Catarina”, que teve como meta fazer a descentralização e levar mais perto dos catarinenses as ações do Governo .

O então Senador esteve fazendo a sua última visita ao município de Porto União no dia 2 de outubro de 2014, quando participou do Jornal da manhã e falou sobre o trabalho no Planalto Norte de Santa Catarina e o desenvolvimento de Porto União.
Junho:

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

No mês de junho, muitos acidentes, mortes, violência domestica, ações na política e na ação social ocorreram. Porém, o que deixou marcado para a Família da Rádio Difusora Colmeia de Porto União, foi o falecimento do senhor Affonso João Senff Junior, o simplesmente, Everton Luiz.

A noticia chegou aos estúdios no início da tarde do dia 11 de junho. Everton Luiz, apresentou por muitos anos o programa chave da emissora, “A Hora do Aviso” e também o programa informativo, “Colmeia Hoje”.

Everton se afastou dos microfones da emissora para fazer o tratamento contra o câncer, que infelizmente, o venceu. Nos deixou a saudade e a voz que marcou a radiodifusão do Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina.

Na tarde do dia 11, o radialista e amigo de outras emissoras de rádio, Orley do R Maltauro, finalizou o seu programa fazendo uma linda homenagem ao amigo Affonson João Senff Júnior, “Everton Luiz”.


Julho:

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Em julho o tempo fechou. A população de Porto União da Vitória e região se assustaram com o tempo escuro e com a chuva de granizo que se abateu sobre as cidades gêmeas, General Carneiro, Bituruna, Porto Vitória e Cruz Machado.

Em Porto União da Vitória, na tarde do dia 14 de julho, a população foi pega de surpresa com a chuva que veio acompanhada de muito vento e granizo, que tinha o tamanho de uma bola de ping-pong.

Nas cidades vizinhas, muitos problemas também ocorreram durante a tempestade , como alagamento de ruas, destelhamento, prejuízos na produção leiteira, de verduras e as estradas que ficaram comprometidas com a queda de árvores.

Desde julho até o mês de dezembro, muitas cidades da região tiveram problemas com as chuvas, a última delas foi na cidade de General carneiro, no último domingo, 27 , que a chuva durou 30 minutos.

Agosto:

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O mês de agosto ficou marcado pela boa música e parceria entre Brasil e Polônia.

No início do mês foi realizado em Porto União, mais uma edição do Cinfaban, que é uma competição de Bandas e Fanfarras. Muitas bandas fizeram a sua apresentação para a comunidade que foi até o Ginásio de Esporte Lauro Muller. No espaço, havia jurados que analisaram todas as apresentações. Detalhes como postura, vestimenta e música, foram somados, sendo no final, premiado os grupos que obtiveram as melhores notas.

Também no mês de agosto, as cidades de Porto União da Vitória ficaram um pouco Polonesa, pois o grupo diretamente da Polônia veio para as cidade e fez uma bela apresentação. Cruz Machado, também recebeu a visita da banda Polonesa. Além de uma apresentação, a cidade fechou um acordo de troca de informações para a educação dos jovens.

Porém, a parceria que se destacou, foi entre o Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Univ) e a Universidade Tecnológica de Kielce.

Setembro:

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Porto União completou seus 98 anos de história e colocou a mostra para a comunidade, na rua Sete de Setembro, o trabalho que foi feito e o que estava sendo feito para o desenvolvimento da “Cidade Amiga”.

No dia 5 de setembro, a cidade fez uma grande festa com direito a um desfile de aniversário, onde várias entidades foram para a rua mostra o seu amor pelo município.

Depois do desfile, uma grande festa teve inicio no Espaço Estação União. A festa se iniciou de manhã e teve fim às 22 do dia 5, na Festa das Etnias. Lembrando, que a atual administração da cidade já trabalha com os preparativos dos 100 anos de Porto União, que será em 2017.

Outro ato de amor, foi no dia 7 de Setembro, onde muitas entidades foram para a avenida Manoel Ribas em União da Vitória e Matos Costa em Porto União, para realizar o0 tradicional desfile. Tudo começou ás 9h da manhã com a Banda Municipal de União da Vitória e finalizou às 12h, com as apresentações dos CTGs das cidades Gêmeas.

2015, também foi o ano onde a população reclamou pelos direitos por uma estrada do Norte de Santa Catarina. A SC 135, antes SC 302, que teve inicio no Governo de Espiridião Amin e foi finalizada no Governo do então, Luiz Henrique da Silveira, fez com que a comunidade realizasse um protesto pela caótica situação que a rodovia se encontrava.

O povo reclamou e a equipe de reportagem da Rádio Colmeia fez o trecho entre Porto União e Matos Costa, sendo possível constatar e registrar a falta de manutenção no trecho. O Ministério Público de Porto União montou um processo com as reclamações, depoimentos e registros e cobraram soluções rápidas do Governo do Estado de Santa Catarina.

Outubro:

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O tradicional trabalho realizado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Porto União da Vitória, esteve presente nas ruas das cidades gêmeas, levando muita informação e orientação para as mulheres no conhecido “Outubro Rosa”.

O mês inteiro foi dedicado para as mulheres em respeito ao Câncer de Mama. Foram feitas orientações e exames .

As agências bancárias de todo o Brasil foram fechadas. A greve realizada pelos bancários, solicitava melhores condições de trabalho na parte salarial e atendimentos aos clientes das agências. A greve durou 15 dias nas cidades irmãs e deixou muitos problemas para a população que tinha que colocar as contas em dia.

Na política, a Câmara de Vereadores de Porto União, no dia 13 de outubro teve quatro representantes do povo abandonando a sessão após cinco minutos de sua abertura.

Os vereadores Sandro Luciano Calikoski, Christian Agenor Martins, Carlos Roderlei Pinto e Maria Aldair de Carvalho, saíram da sessão sem dar nenhuma justificativa para onde foram e o porque estavam abandonando a sessão .

Vale ressaltar, que nesta sessão não estavam presentes o presidente da casa, Almir Borini, que estava em viagem, e o vereador Gildo Masselai, que estava de atestado médico.Os únicos representantes do povo que permaneceram na casa de leis foram Osmar Martins, Alceu Jung e Paulo Kovaski.

Nesta noite, a comunidade do bairro São Pedro estava realizando uma apresentação das melhorias que precisavam com a falta de segurança pública no bairro e na Escola Básico Professor Germano Wagenfhur.

Novembro:

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Novembro iniciou com muita música na cidade de Porto União. Um grupo da cidade portuniense, recebeu a visita do Grupo vindo diretamente da Alemanha. Os visitantes vieram para tocar e mostrar o seu trabalho com a valorização e reaproveitamento com o material que muitas vezes jogamos no lixo.

O evento foi realizado no Ginásio de Esporte Lauro Muller Soares e contou com a presença da comunidade e das bandas destaques das cidades gêmeas do Iguaçu.

Um dos atos oficiais que marcou o trabalho do Corpo de Bombeiros da cidade de União da Vitória, foi a entrega de material que são utilizados no dia a dia do trabalho de incêndio e acidentes.

A entrega foi feita pelo deputado Estadual Hussein Bakri, que mais uma vez mostrou o seu trabalho e bom diálogo com o Governador Beto Richa, e enviou para a unidade local equipamentos, um caminhão e uma ambulância denominada Siate.

No dia 18 de novembro, o jornalismo da Rádio Colmeia, esteve mostrando e chamando a atenção das autoridades de União da Vitória, para a valorização, resgate e conservação do espaço público, o Cine Teatro Luz.

O espaço foi tema de uma reportagem de descaso das autoridades. O cinema onde a comunidade poderia estar utilizando para ver bons filmes, apresentações e conhecer mais sobre a cultura local, regional do do País, está totalmente abandonada. O Cine Teatro Luz, virou banheiro público e deposito de lixo, além servir de moradia para os moradores de rua.

No fim de novembro, os alunos da escola Básico Professor Germano Wagenfuhr apresentaram em Florianópolis o projeto ambiental “Pedalada Ecológica, que os deputados de Santa Catarina, aproveitaram para tornar em toda Santa Catarina o dia Sem Carro e o dia da “Pedalada Ecológica”. O projeto foi apresentado em Florianópolis e em Brasília pela aluna Nayara Lourenço de Souza.

O Papai Noel da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto União da Vitória (CDL), chegou a cidades de Porto União e União da Vitória, marcando os festejos de Natal, também neste mês.

No evento de entrega da chave das cidades, o prefeito de Porto União, Anízio de Souza juntamente com o vice-prefeito, Aloísio Salvatti, entregaram a chave da cidade ao Papai Noel. Já a chave da cidade de União da Vitória, foi entregue pelo membros da CDL, pois não havia representante para fazer a entrega ao bom velhinho.

Dezembro:

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nos 365 dias de 2015, a Polícia Militar do Paraná como de Santa Catarina, estivem 24 horas prontos para servir a comunidade. Neste ano, as equipes trabalharam muito contra a criminalidade nos fatos de furtos, roubos, assaltos, trafico de drogas, usuário de entorpecentes, chegando ao fim do mês, com a Operação Natal.

Uma das boas notícias para a segurança pública de União da Vitória e região Sul do Paraná, foi a conquista de transformar a 2ª Companhia Independente da Polícia Militar do Paraná, a Companhia “Heróis do Contestado”, no 27° Batalhão do Polícia Militar do Paraná.

A sociedade ganhou mais segurança. Os fatos mais tristes na segurança público foi da morte do soldado Abraão Kanclarovicz  ,que foi morto em combate, lutando pela paz e segurança da comunidade de Mallet e de Paulo Frontin. Outra perda foi a morte, por problemas de saúde, do soldado militar aposentado, Paulo Blachechen.

Porto União ficou em festa por três dias com a sua 9ª Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo, realizado na praça Hercílio Luz e Estação União.
Por causa da chuva no final da tarde de sexta-feira, 04, o tradicional desfile de abertura teve que ser cancelado, mas às 20h, teve a abertura oficial da festa.

Na manhã de sábado, 05, às 10h, aconteceu o desfile de abertura que fez a comunidade das cidades pararem para ver . Durante a noite de sábado, outra atração chamou a  atenção, mas dessa vez foi a das crianças. 30 Papais Noéis chegaram de bicicleta na Festa do Steinhaeger e do Xixo.

No último dia de festa, foi realizado os jogos Germanicos que fizeram a alegria de todos. Teve também muito chopp, Steinhaeger , xixo e o tradicional Bratwurst. Em 2016, a equipe organizadora da Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo, prometeu ter muita festa na 10ª edição da festa do povo de Porto União.

O esporte também esteve presente nas notícias da Rádio Colmeia, no RC Esportiva ou durante a nossa programação.

Em Cruz Machado, o esporte esteve nos quatro cantos da cidade. Em Porto Vitória, Paula Freitas, União da Vitória, General Carneiro, Jangado do Sul, Porto União e Bituruna, o Campeonato Municipal do Interior – Taça Valdir Luiz Rossoni, da localidade de Santo Antônio do Iratim, fechou o ano com chave de ouro.

A equipe esportiva da Colmeia, transmitiu ao vivo a final deste campeonato, que teve como grande vitorioso, a equipe do Boa Esperança.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O último evento de 2015, foi uma cantata de Natal nas ruas de Porto União da Vitória, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto União, comandada pelo secretário José Carlos Gonçalves.

O evento teve inicio próximo da Padaria Zanetti, e seu fim foi na praça Hercílio Luz, com a apresentação das bandas e fanfarras das cidades que entoaram várias cantigas de Natal.

Faltando pouco para o fim de 2015, a equipe de jornalismo da Rádio Colmeia, deseja a vocês que acompanharam durante este ano as informações via site Colmeia, Redes Sociais e ondas dos 1230, um Feliz Ano Novo, repleto de muita paz, saúde e sintonia na Rádio Colmeia, pois aqui, você tem a “A notícia como ela é”.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]

Está chegando a 3ª Caminhada Intermunicipal “Caminho da Erva Mate”

A caminhada acontece entre União da Vitória e Porto Vitória Uma caminhada que reúne o que há de mais bonito e aprazível: O ambiente preservado de uma floresta, o rio Iguaçu, a força econômica da erva-mate que se revigora distribuindo riqueza e o Parque Histórico Iguassu, local icônico onde acontecerá a largada. A equipe organizadora […]