Reunião discute a instalação de termoelétricas em União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Reunião discute a instalação de termoelétricas em União da Vitória


22 de junho de 2015

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Dois projetos para fomentar a economia de União da Vitória e região foram apresentados, no gabinete do poder executivo, na manhã da última sexta-feira, 19. Um será executado a curto e outro em longo prazo. Trata-se da reativação e instalação de usinas termoelétricas, movidas a cavaco (eucalipto e pinos), no município. Os projetos são articulados pelo deputado Estadual, Hussein Bakri.

Uma das usinas em questão é da Madeireira Miguel Forte, que foi desativada devido a paralisação das atividades da empresa.  Ela operava com capacidade de 10 megawatts. Com sua reativação, a capacidade pode chegar a 32 megawatts. Essa energia será vendida para a Copel.

Em relação ao outro projeto, a Copel manifestou interesse em construir, em União da Vitória, uma usina termoelétrica, com capacidade de produzir 50 megawatts de energia elétrica (capacidade para fornecer energia elétrica em um raio de até 150 quilômetros do município de União da Vitória).

Ainda, sobre a usina da Madeireira Miguel Forte, o trabalho do poder público, consiste no apoio para a finalização dos projetos e formalização da documentação para que ela possa ser colocada em funcionamento o mais breve possível. A expectativa é que em até seis meses a termoelétrica esteja operando, já que os empresários trabalham nesse projeto há um ano.

Conforme a apresentação realizada durante a reunião, União da Vitória e região têm potencial (madeira) para sustentar as duas usinas. Agora os empresários, com o apoio da administração municipal trabalharão na elaboração de estudo técnico que comprove esses dados.

Os empresários que participaram do encontro, principalmente, os do ramo madeireiro, se mostraram interessados nesses investimentos. Por isso, Hussein Bakri agendará para a primeira semana de julho, reunião com os diretores da Copel e o Governador Beto Richa.

O vice-prefeito de União da Vitória Jair Brugnago, comenta que é uma oportunidade da cidade poder volta a crescer em especial na área de energia. Brugnago, afirma que a administração de União da Vitória vai ajudar em tudo que for preciso.

 

 

O prefeito de Bituruna Claudinei de Paula Castilho, como o prefeito de General Carneiro Joel Ferreira Martins, também participaram da reunião em União da Vitória e afirmaram que as duas cidades estão prontas para ajudar no projeto.

Martins ao conversar com a reportagem da Rádio Colmeia, disse que é o momento certo de União da Vitória e região mostrar o seu potencial em energia.

 

 

Ao final da reunião o deputado Estadual Hussein Bakri, informou que a região vai se destacar como foi no passado. O deputado disse que a primeira etapa está pronta só falta colocar em funcionamento. Já a segunda etapa segundo Bakri vai ser por parte da Copel, que já sinalizou positivamente em fazer uma  termoelétrica em União da Vitória.

 

 

Usinas termoelétricas:

 

As usinas termoelétricas tradicionais são instalações que geram energia elétrica a partir da queima de carvão, óleo combustível, gás natural ou biomassa (normalmente a biomassa utilizada são cavacos de madeira) em uma caldeira projetada para esta finalidade específica. Essa caldeira é aquecida e a água em seu interior vira vapor, que impulsiona turbinas que, por sua vez movem os geradores de energia.

O principal benefício de se utilizar usinas termoelétricas é que podem ser instaladas em qualquer lugar, não dependem de rios com características especiais como as hidroelétricas e ainda diminuem a necessidade de longas linhas de distribuição que, além do investimento exigido, aumentam o desperdício de eletricidade.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

 

Parceria comunicação União da Vitória e Rádio Colmeia

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira (24). Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano. No mês passado, o governo […]

Nova feira dos produtores rurais em União da Vitória promete surpreender

A feira contará com uma ampla gama de comodidades, incluindo uma cobertura de policarbonato em estrutura metálica, barracas externas com toldo e calçadas União da Vitória está prestes a receber uma adição marcante, com Nova Feira dos Produtores Rurais. Esta iniciativa, que está sendo realizada pela Prefeitura com investimento federal através de emenda do Deputado […]

Transformação digital: novo sistema comercial da Celesc disponibilizará mais de 80 serviços online

Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, […]