Reunião do EcoCidade no São Sebastião tem público surpreendente » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Reunião do EcoCidade no São Sebastião tem público surpreendente


24 de janeiro de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cerca de 100 pessoas ouviram a apresentação do Projeto EcoCidade ‘Preservar é bom Reciclar é Preciso!’, nesta quarta-feira, 22, na Associação de Moradores da localidade. É a quinta comunidade que recebe informações sobre o sistema de coleta e reciclagem desenvolvido em União da Vitória, numa parceira entre a Prefeitura e a Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos de União da Vitória (COOPERTRAGE).

O diretor de Assistência Social e coordenador do projeto EcoCidade, Sidnei Cieslak, disse que ficou surpreso com a presença popular. “A comunidade está de parabéns pela mobilização e interesse demonstrado frente ao projeto e deu exemplo de cidadania”, frisou o coordenador. Ele apresentou a proposta desenvolvida para o setor, desde maio de 2013, que na próxima semana inicia a coleta seletiva no distrito de São Cristóvão, às terças-feiras e sábados a partir das 8h. “Estamos com tudo pronto, agora precisamos da participação da população”, salientou. A contribuição dos cidadãos é fundamental para que os materiais sejam separados e colocados em sacos diferenciados. Os moradores de todo o distrito estão recebendo oito sacos de cor laranja. Um para cada dia de coleta, durante o próximo mês, com início no sábado dia 1º de fevereiro.

O prefeito Pedro Ivo Ilkiv esteve presente na reunião e, também, solicitou apoio dos munícipes quanto ao projeto. “Precisamos que cada um, na sua casa, separe os materiais, lave e coloque no saco de cor laranja”, lembrou o prefeito. Pedro Ivo disse que o EcoCidade visa oportunizar renda e dignidade aos trabalhadores. Ele ressaltou que, com apoio da Prefeitura, os cooperados têm transporte (ida e volta) da residência até a cooperativa (que funciona no antigo Terminal de Calcário – bairro São Sebastião); equipamentos de segurança e trabalho, refeitório, entre outros benefícios. “Estamos dando condições dignas”, relatou.

Outro aspecto, que o prefeito apontou, foi a questão ambiental. “Esse trabalho vai aumentar o tempo de vida útil do nosso aterro sanitário e criar a conscientização de que muitos produtos podem ser reciclados”, acrescentou. Dessa forma evita a degradação da natureza e gera renda para os agentes ecológicos, por meio da cooperativa.

A dona de casa, Florinda Silva, participou da reunião e demonstrou amplo apoio ao projeto. Segundo ela, sempre incentivada pela filha, que mora em Curitiba, faz a separação dos materiais e agora poderá dar o destino correto. “Antes não tinha a coleta seletiva e agora vai ter”, conta. A dona de casa ressalta que quer ver seus netos e bisnetos com qualidade de vida. Quanto menos destruir o meio ambiente, segundo ela, mais isso será possível. Em relação ao projeto, Florinda disse que desde quando recebeu o folder do projeto, com o convite para a reunião, entendeu como vai funcionar a coleta. Além disso, na sua ação exemplar de cidadã, ela disse que vai auxiliar. “Vou conversar com meus vizinhos e orientar que todos devem contribuir”, completou.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]