Sanepar apresenta projeto ambiental em Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Sanepar apresenta projeto ambiental em Porto União


11 de setembro de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Sanepar apresentou na tarde de quarta-feira, 10, o Projeto Ambiental para Porto União, seguindo o que foi proposto no Termo de Ajuste de Conduta (TAC).  O encontro aconteceu no Centro Empresarial entre os integrantes que participam do processo desde o início deste ano.

O projeto de educação socioambiental que será aplicado no munícipio faz parte de uma lista de itens a serem cumpridos pela Sanepar em Porto União. O TAC foi assinado em dezembro de 2013, entre Companhia, Instituto das Águas do Paraná e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS).

O objetivo é envolver a comunidade escolar e a sociedade em geral nesse trabalho. Será construído um espaço para centralizar as atividades, que serão trabalhadas com os alunos das escolas e, em seguida levadas para a sociedade. O projeto intitulado Cidade Amiga visa trabalhar o ciclo Rio a Rio, em todas as suas fases: desde a captação da água até, depois de todo o processo, o lançamento dos efluentes no rio, bem como a conscientização ambiental envolvida em todo o processo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ações informativas sobre a atuação da Sanepar no município será uma das ferramentas usadas pela empresa. Passando pela sensibilização ambiental da comunidade, formação de agentes socioambientais, exposições itinerantes com mutirões de limpeza e plantios comunitários, além da criação de um programa de monitoramento participativo da qualidade ambiental dos rios urbanos.

Foram criados vários jogos para serem usados nas escolas, como dominó, tabuleiro, cartas entre outros jogos que facilitará o trabalho com as crianças e jovens. O projeto foi apresentado pela Gestora de educação socioambiental, Luciana Garcia e pela integrante da unidade de serviço nas escolas, Alcileia Felix da Silva.

Participaram da apresentação o secretário de Administração, Paulo Buch, e a equipe da secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente composta pelo diretor de meio ambiente Júlio Chaicowski, pela engenheira ambiental da secretaria, Adriana Weber e pela estagiária Marcela Muller.   Representando a Secretaria de Educação de Porto União esteve a professora pedagoga Sandra Pfleger Sass. Do escritório da Sanepar de União da Vitória, participou do encontro Giselda Zanetti.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]