STR de Cruz Machado realiza Assembleia Geral 2016

Escute a rádio

STR de Cruz Machado realiza Assembleia Geral 2016

17 de março de 2016

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cruz Machado realizou na terça-feira, 8 de março, no auditório da igreja luterana, a Assembleia Geral Ordinária de 2016.

Foto: Divulgação

O encontro reuniu mais de 200 associados e também contou com a presença do presidente do STR, Silvio Kazenoh, prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, secretário de Agricultura, Silmar Kazenoh, primeira-dama e coordenadora do Programa Gênero e Geração, Rosa Boyko Szaykowski, representantes das entidades municipais e agricultores familiares.

As atividades tiveram início com uma bela apresentação de teatro da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Após a abertura oficial, foi realizada a leitura dos relatórios dos gastos realizados pelo STR em 2015 e explicados os valores, para que em seguida fosse realizada a votação de aprovação das contas. A prestação de contas é realizada de forma clara, objetiva e especificada dos gastos e investimentos. Também durante a assembleia, os associados planejaram e discutiram atividades e ações para o ano de 2016 e foi realizado o tradicional sorteio de brindes aos associados presentes no evento.

Os associados exercerem o seu dever na assembleia, com a aprovação ou não das contas, trazendo ideias, discutindo ações e contribuindo para os projetos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. “Dentro da entidade, às vezes, não damos conta do que precisamos realizar, mas com a ajuda dos associados e a trocas de ideias, vemos as verdadeiras necessidades do nosso povo”, comenta o presidente do STR.

Foto: Divulgação

A assembleia foi realizada no Dia Internacional da Mulher, também em comemoração ao dia, as mulheres presentes foram contempladas com uma lembrança e também foram realizados sorteios de brindes exclusivos às mulheres associadas presentes no encontro. “Há alguns anos atrás somente os homens eram representados com a base da família em acompanhar os movimentos sociais. Hoje já não é mais assim. As mulheres também estão acompanhando as lutas pelos seus direitos e os movimentos sociais. As mulheres têm que estar mais presentes e participarem dessas importantes discussões para nossa sociedade”, conta Silvio Kazenoh.

A assembleia geral é realizada todos os anos, com o objetivo de demonstrar a transparência da entidade, prestando contas de tudo o que é realizado com o dinheiro das contribuições dos associados. Todas as contas do Sindicato são pagas por meio de mensalidades dos sócios, sendo assim possível manter a instituição e trabalhar pelas lutas permanentemente da agricultura familiar.

Foto: Divulgação

A importância da participação dos associados está em acompanhar como está a situação da entidade e de saber onde está sendo gasto o dinheiro. Ao mesmo tempo, os agricultores também podem questionar os relatórios financeiros. O STR não recebe nenhum tipo de convênio, ele é mantido unicamente pela contribuição dos sócios. “O Sindicato dos Trabalhadores Rurais não é da diretoria e nem dos funcionários. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais é dos agricultores associados. Se não houvesse o associado, que é fiel à entidade, não haveria o sindicato”, acredita Kazenoh.

Neste ano, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais estará lutando na continuidade de muitas ações e empenhado em novas. O STR é sempre parceira com outras entidades da agricultara familiar, pois as ações conjuntas são cada vez mais fortes, para que os agricultores sejam beneficiados.  Dentre as outras ações para este ano, o presidente do STR também destaca dos prejuízos que as intensas chuvas ocasionaram em Cruz Machado. Haverá uma conversa com os agentes financeiros, para discutirem como serão trabalhadas as questões das quitações das contas dos agricultores, durante este ano. Outra grande e importante bandeira que será defendida pela instituição é em relação à reforma da previdência, que é uma grande preocupação para os agricultores. Serão lutados pelos direitos e benefícios dos agricultores familiares, com o acompanhamento de todas as questões.

Foto: Divulgação

As reivindicações, os Gritos da Terra que são realizados no Paraná, e os movimentos a nível nacional, a Marcha das Margaridas, que é o movimento das mulheres, em busca das reivindicações e melhorias, são exemplos que trouxeram importantes resultados para os agricultores familiares, como o auxílio doença, aposentadorias, auxílio maternidade, Pronaf, Habitação Rural, entre outras tantas conquistas.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais representa a categoria dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, defendendo, organizando, mobilizando, apoiando e prestando serviços cada vez mais qualificados, visando o desenvolvimento sustentável, em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

Entre os principais trabalhos realizados em prol dos agricultores estão os benefícios previdências, a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), Cadastro Ambiental Rural(CAR), contratos, atendimento jurídico, carta de aptidão ao Pronaf, entre outras importantes atividades da instituição. O sindicato também elabora projetos para programas do Governo Federal, como habitação rural e distribuição de sementes crioulas gratuitas para os associados.

O STR é uma entidade fundada pelos agricultores familiares, e é mantido, exclusivamente, pela contribuição do seu quadro social. É a verdadeira entidade, que representa os agricultores familiares, busca conquistas e está sempre em prol dos trabalhadores rurais.

Via comunicação Sindicato Rural.

Compartilhe a matéria nas redes sociais: