Rádio Colmeia

Sul do Paraná terá 182 quilômetros de linha trifaseada rural, diz Copel

fevereiro 10
17:55 2020

Na imagem o senhor Daniel Pimentel Slaviero, diretor-presidente da Copel e o deputado Hussein Bakri | Foto: Comunicação Copel

O Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, iniciará nos próximos dias o “Paraná Trifásico”, maior programa do gênero no Brasil, que prevê seis anos de investimentos na rede elétrica rural de todo o estado. Somente neste primeiro ano, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) vai construir 182 quilômetros de linhas trifaseadas na área rural da região Sul, beneficiando sobretudo as cadeias produtivas do fumo e da madeira. No total serão 25 mil quilômetros de redes trifásicas pelo Paraná e investimentos da ordem de R$ 2,1 bilhões.

“A Copel é reconhecida em todo o país como uma das melhores empresas de energia e sob o comando do Daniel Pimentel Slaviero, que é um jovem dinâmico e competente, em que o nível de excelência do trabalho da companhia tem crescido a cada dia. O Paraná Trifásico vai revolucionar a qualidade da energia no campo, algo que não era feito desde a década de 80”, afirma o deputado Hussein Bakri. O parlamentar é Líder do Governo e representante do Sul do Paraná na Assembleia Legislativa.

Segundo a Copel, a área rural de União da Vitória e das cidades próximas, como São Mateus do Sul, Antônio Olinto, General Carneiro, São João do Trinfo, Mallet, Paula Freitas e Cruz Machado, receberá 182 quilômetros de linhas trifaseadas em 2020. O número vai aumentar gradativamente ao longo dos seis anos do programa, beneficiando todos os produtores rurais do Sul do estado.

Entenda o programa:

Na prática, a espinha dorsal da rede de distribuição será trifaseada, substituindo a tecnologia monofásica hoje existente no campo. Os novos cabos serão todos protegidos, com nível de resistência reforçado quando atingidos por galhos de árvores ou outros objetos.

As novas redes de distribuição também conferem redundância ao fornecimento de energia, pois, com o trifaseamento, haverá interligação entre elas. Dessa forma, se acabar a energia em uma ponta, a outra assume e, em caso de desligamentos, o restabelecimento da energia será mais rápido.

As redes trifásicas ainda vão permitir que tecnologias avançadas sejam instaladas e integradas ao restante das redes da Copel. Um exemplo é a automação que a Copel vem implantando em todo o estado, como os religadores automáticos.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

fevereiro 2020
D S T Q Q S S
« jan    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829

Últimos Cometários

Essa reclamação tem ser feita para o atual governo do Brasil na pessoa de Paulo...

Que absurdo isso, um pai ou uma mãe responssavelque se prese cuida de 10 filhos...

Acabou a paz nessa regiao...

Colméia no Facebook