Teatro Bailei na Curva, retrata a Ditadura Militar

Escute a rádio

Teatro Bailei na Curva, retrata a Ditadura Militar


19 de agosto de 2016

O palco do Colégio Estadual Túlio de França de União da Vitória, foi cenário para relembrar um pouco da história do Brasil nos anos de 1960, 1970 e 1980, com o período da Ditadura Militar e das Diretas Já. A peça teatral Bailei na Curva, teve duração de duas horas e mostrou a vida de crianças na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS).

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Na noite de quinta-feira, 18 de agosto, o Colégio Estadual Túlio de França abriu as portas do salão nobre para uma apresentação teatral denominada “Bailei na Curva”, com direção geral do professor de Teatro Lício Ferreira. A peça teatral conta a história de um grupo de crianças da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS), no período da Ditadura Militar (1964 a 1985) e das Diretas Já (1983-1984).

A apresentação teve inicio às 19h30, com a passagem de um pequeno filme dos anos de 1960, que dava inicio a Ditadura Militar, na cidade de Porto Alegre. O que realmente mudou e foi algo notório foram os pais proibindo os filhos de sair de suas casas. Antes da Ditadura crianças estavam nas ruas e no cinema, e sempre presentes em sala de aula para o conhecimento.

Já nos anos de 1970, a imagem do filme mostrava a censura nos principais veículos de comunicação, e nas pequenas cidades do interior não era diferente. Muitas pessoas foram presas e famílias iniciavam a sua separação, pois muitos homens faziam parte do Exercito Brasileiro e foram cumprir o seu dever.

A década de 1970 termina, e o ano 80 inicia com muita movimentação da sociedade brasileira principalmente dos jovens, e em destaque das crianças de Porto Alegre, que agora jovens foram para as ruas da capital Gaucha e do Estado de Santa Catarina, pedir e gritar pela democracia entoando o Hino Nacional Brasil a fora.

Ao fim da peça “Bailei na Curva”, todos os membros da peça se deram as mãos e cantaram uma linda canção de democracia e liberdade.

O diretor do Colégio Estadual Túlio de França, Mario Dalgallo, destacou a importância de o ambiente escolar abrir as portas para o teatro e dar a oportunidade para todos conhecer um pouco da nossa história.

Quem concedeu uma entrevista para o jornalismo da Rádio Colmeia, foi o professor de Teatro, Lício Ferreira, que enfatizou o trabalho e o contexto da peça Bailei na Curva. Outro assunto da entrevista foi o depoimento de Ferreira sobre o período da Ditadura Militar e do papel dos veículos de comunicação. Ao fim, Lício falou da agenda de apresentações e deixou o convite para as pessoas que querem fazer parte do grupo teatral para 2017.

 

 

O que foi a Ditadura Militar:

 

Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.

 

O que foi a Diretas Já:

 

Diretas Já foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido em 1983-1984. A possibilidade de eleições diretas para a Presidência da República no Brasil se concretizaria com a votação da proposta de Emenda Constitucional Dante de Oliveira pelo Congresso.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]