Terra das Cachoeiras comemora 48 anos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Terra das Cachoeiras comemora 48 anos


7 de dezembro de 2012

 

Foto: Kimberly Nielsen

 

Quem chega a uma cidade, sempre procura os pontos turísticos para ver as belas imagens. Alguns municípios têm os seus pontos turísticos no centro, nos bairros ou no interior. E muitas cidades tem tudo de belo no sua chegada. Esse acaso é bem clara na cidade de Porto Vitória, localizada no Sul do estado do Paraná, a poucos quilômetros da cidade polo União da Vitória.

Quem vai a Porto Vitória, se emociona com tanta beleza e pela simpatia do seu povo.

Após uma viagem de 30 minutos, a primeira arte da cultura da cidade é o portal tipicamente alemão desejando boas vindas ao visitante no  município. A seguir a poucos metros as pessoas pode ver a beleza da natureza em um segundo cartão de visita, que faz com que o visitante para e fique admirando a cachoeira por vários minutos.

O centro da cidade é bem pequeno, mas faz com que o visitante faça uma viagem ao passado pela arquitetura, e remeta um pensamento nos pais de primeiro mundo pelos cuidas com as vias publicas.

A cultura é um dos focos que a população da cidade faz questão em cultivar para as futuras gerações. Os festejos da igreja Luterana e da comunidade Católica são premissas desse povo.

São vários povos hoje que habitam a pequena Porto da Vitória, mas um povo que luta a cada dia para um viver melhor. Vários povos que hoje fazem uma grande reforma em um dos pontos de cultura e lazer o museu.

O hoje só se pode ser comemorado pela luta de várias pessoas que no passado fizeram de tudo par o fortalecimento da criação dessa cidade.

 

Foto: Divulgação

Origem da cidade de Porto Vitória

 

Porto Vitória iniciou sua colonização com a chegada de europeus, por volta de 1909. A ocupação dessa área aconteceu devido à navegabilidade do rio Iguaçu. Nesse local existe a corredeira do Iguaçu, que impossibilitava seguir rio abaixo. Em função dessas dificuldades constituiu-se aqui, o porto central, que reunia os produtos agrícolas e a madeira dos municípios vizinhos que eram levados até o Porto Amazonas. Esse era o único meio de transporte existente.

Navegar de Porto Amazonas a Porto Vitória era uma aventura, devido as dificuldades encontradas no caminho.

Porto Vitória localiza-se na região centro-sul do Paraná, banhada pelo caudaloso rio Iguaçu. É também conhecida como a terra do animal pré-histórico (megatério), bicho preguiça gigante que tinha 7 metros de comprimento encontrado pela família de Otto Bayer tornando a cidade importante no cenário científico nacional.

Com a Lei nº 790 de 14 de novembro de 1951, Porto Vitória foi elevada a categoria de Distrito, pertencente ao Município de União da Vitória. Pela Lei nº 4.788 de 29 de novembro de 1963, foi elevado a Município desmembrando-se do Município de União da Vitória. Foi instalado em 08 de dezembro de 1964.

O clima é predominantemente subtropical úmido, com uma temperatura média de 22º graus centígrados.

Sua área é de 213.795 km² e sua população total é 3.775. A economia está baseada na produção de leite e indústria madeireira. O acesso a porto Vitória, que fica a 262 km da Capital do estado, se dá pelas rodovias BR 153 e PR 446.

Porto Vitória possui uma demanda turística real, sendo que alguns eventos já são regionalmente conhecidos, atraindo um fluxo praticamente fiel. A Cachoeira na entrada da cidade é um verdadeiro espetáculo da natureza, que encanta a todos que nos visitam Porto Vitória  possui alguns atrativos já consolidados, entre eles o Salão de Molas que mantém a construção original, apresentando entre os pilares de sustentação e a base do assoalho, molas aspirais que propiciam certa flexibilidade, o  Parque Ambiental Recanto das Cachoeiras  tem uma paisagem natural privilegiada com morros, cobertura vegetal de floresta nativa que é referência na região, para onde se dirigem centenas de pessoas nos finais de semana, que conta com campo de futebol suíço, lanchonete, parque infantil, banheiros com chuveiros, pontos de luz, quiosques, dezenas de churrasqueiras, área para camping, lago, piscina, sombra e outras melhorias, constituindo-se em uma área de grande potencial turístico e de lazer no Município. A hospitalidade é um dos fatores positivos para o desenvolvimento do turismo no Município de Porto Vitória.

 

Foto: Divulgação

 

 

 

Texto Histórico: http://www.portovitoria.pr.gov.br/historico.php

 

 

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]