UFSC propõem proposta de parceria com agricultores de Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

UFSC propõem proposta de parceria com agricultores de Porto União


23 de maio de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

O professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus de Florianópolis, Oscar Rover, acompanhado do vereador Aires Niedzielski visitou na manhã de terça-feira, 21, o prefeito Anízio de Souza e o vice-prefeito Aloísio Salvatti para expor uma possibilidade de parceria entre a administração municipal e a Universidade Federal em Santa Catarina. O objetivo é apresentar 60 alunos da UFSC para realizar estágios em propriedades rurais de Porto União.

Os cursos de Agronomia e Zootecnia tem uma disciplina denominada “Vivência em Agricultura Familiar”, onde os alunos devem passar por um período de estágio em uma propriedade rural, onde trocariam experiências técnicas com os agricultores e as formas de trabalho. “Esta disciplina existe há 22 anos. Percebemos que a maioria dos alunos que se formavam, não conhecia o meio rural e nunca tiveram contato na prática com a agricultura. Isso nos preocupou, pois estávamos formando pessoas que não conheciam a realidade”, explicou.

A parceria seria que o município selecionasse aproximadamente 70 famílias na área rural, para que recebessem os alunos da Universidade por 21 dias, onde fariam estágio em suas propriedades, ajudando diariamente nas tarefas da agricultura familiar, sentindo na pele o dia-a-dia dos agricultores.  Depois de um ano, seria a vez dos agricultores irem até a Universidade conhecer algumas técnicas para melhorar a qualidade do trabalho na agricultura. Para isso, a prefeitura arcaria com as despesas de um grupo de 14 pessoas entre elas alunos e professores da Universidade que viriam até a cidade para explicar o projeto aos agricultores e no meio do projeto este mesmo grupo viria para ver como estariam os resultados. “Seria uma troca, precisaríamos deste auxílio aqui e quando os agricultores fossem para visitar o Campus em Florianópolis ficaremos responsáveis pela estadia e alimentação”, falou Rover.

O prefeito demonstrou interesse e deve, nos próximos dias, enviar o projeto para a Câmara de Vereadores para que aprove esta parceria entre a Universidade e a prefeitura. “É um projeto muito interessante e de interesse para a nossa a agricultura. No que depender de nós vamos realizar esta parceria”, destacou o Professor.

Participaram da reunião o secretário de Agricultura, Roberto Bonfleur, e o secretário de Educação, Bento Trindade Junior.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]