União da Vitória decreta situação de emergência e a situação está sob controle » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

União da Vitória decreta situação de emergência e a situação está sob controle


3 de julho de 2013

 

Foto: Marciel Borges

Foto: Marciel Borges

 

Em virtude das fortes e constantes chuvas que caíram em União da Vitória e região, principalmente, ente os dias 19 e 30 de junho, causando inúmeros pontos de alagamento no município, na segunda-feira, 1°, a prefeitura decretou situação de emergência.

O nível normal do rio é de 2,50 metros. Porém, quando foi decretada a situação de emergência, estava com 6,65m, sendo assim, com 4,15 metros acima do seu nível normal.

Com o rio mais de quatro metros acima de seu nível normal, foi necessário a defesa civil realizar a retirada de 122 famílias que vivem em áreas de risco e que estavam inundadas.

Das famílias contempladas com as casas no Conjunto Habitacional Guerino Massignan, 42 que residiam em áreas ribeirinhas, e, que, foram atingidas pela cheia do rio Iguaçu, anteciparam a mudança.

Embora tenha sido decretada situação de emergência, o chefe de operações da Defesa Civil, Márcio Cesar Roieck, diz que, a situação está sob controle, e que isso ocorreu por precaução e para o cumprimento das questões legais, bem como para ter acesso aos benefícios destinados para municípios que passam por transtornos e situações de risco.

Aproximadamente 80 pessoas estão a disposição da Defesa Civil, sendo funcionários da prefeitura, terceirizados da Ecovale, Corpo de Bombeiros, soldados do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BEC Bld) de Porto União. A defesa Civil também dispõe de 12 caminhões, seis botes e demais equipamentos necessários para prestar socorro, assim que acionados.

 

Famílias realocadas:

 

O programa habitacional desenvolvido, atualmente, em União da Vitória amenizou os problemas relacionados as cheias do Rio Iguaçu, uma vez que já foram realocadas 160 famílias que viviam em áreas de risco. Essas pessoas foram transferidas para os conjuntos habitacionais construídos no município.

A intenção da administração municipal é realocar todas as famílias que residem em áreas ribeirinhas para os conjuntos habitacionais que estão sendo e que ainda serão construídos no município.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira (24). Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano. No mês passado, o governo […]

Nova feira dos produtores rurais em União da Vitória promete surpreender

A feira contará com uma ampla gama de comodidades, incluindo uma cobertura de policarbonato em estrutura metálica, barracas externas com toldo e calçadas União da Vitória está prestes a receber uma adição marcante, com Nova Feira dos Produtores Rurais. Esta iniciativa, que está sendo realizada pela Prefeitura com investimento federal através de emenda do Deputado […]

Transformação digital: novo sistema comercial da Celesc disponibilizará mais de 80 serviços online

Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, […]