Uniguaçu participa do Arduino Day » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Uniguaçu participa do Arduino Day


4 de abril de 2017

No último sábado, 1º de abril, a Uniguaçu participou do evento mundial Arduino Day, que acontece em comemoração ao aniversário da plataforma de prototipagem eletrônica.

Foto: Comunicação Uniguaçu

O evento foi organizado pelo acadêmico de Engenharia Elétrica, Mateus Otokovieski Trevisan, em parceria com os professores de Sistemas de Informação, Rodolfo Kuskoski e André Weizmann.

A ideia de incorporar a Uniguaçu no mapa internacional do evento surgiu do acadêmico do terceiro período de Engenharia Elétrica. “O Arduino Day acontece em cerca de 80 países, totalizando 500 localidades diferentes. E nós tivemos o privilégio de poder participar e organizar o evento aqui na faculdade”, comentou o acadêmico Mateus Otokovieski Trevisan.

A programação foi composta por palestras, workshops e exposições de trabalhos. Acadêmicos de Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção têm contato com o Arduino para o aprendizado de programação, robótica e automação industrial. Além dos alunos, profissionais e egressos da Uniguaçu, além de alunos do Campus de União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), também participaram do evento, somando mais de 60 pessoas.

O Arduino Day contou com a presença do professor da UTFPR de Francisco Beltrão, Flávio de A. e Silva, para a palestra de abertura que abordou o tema “Afinal, o que é Arduino?”. No segundo momento, o professor Deividson Okopnik falou sobre “Arduino e Robótica, a combinação que veio para ficar”. As oficinas foram realizadas por acadêmicos do curso de Sistemas de Informação e de Pós-graduação em Tecnologia de Informação, abordando os temas: Programando com Arduino e Aprendendo Arduino na prática.

Foto: Comunicação Uniguaçu

O professor Rodolfo Kuskoski, organizador do evento, comenta sobre a aceitação dos alunos que participaram. “A ideia foi muito bem recepcionada pelos alunos, porque a partir do momento que você está fora de sala de aula, você acaba agregando muito conhecimento, isso comprova que a Uniguaçu está preocupada com o aluno na prática, construindo”, conta. “Os alunos já estão comentando de fazer o Trabalho de Conclusão de Curso trabalhando com essa plataforma, motivados pelo evento”, acrescenta.

Galeria de fotos da Comunicação Uniguaçu:

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]