Vacinação contra a paralisia infantil inicia neste sábado » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Vacinação contra a paralisia infantil inicia neste sábado


12 de agosto de 2015

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Começa neste sábado, 15, com o Dia D, a Campanha Nacional contra Poliomielite e Multivacinação 2015. O objetivo é imunizar crianças menores de cinco anos contra a paralisia e atualizar o calendário vacinal. Em Santa Catarina, a meta é vacinar contra a pólio 95% de um universo de 379.796 crianças entre seis meses e menores de cinco anos. As campanhas seguem até o dia 31 de agosto.

A Secretaria de Saúde atenderá neste sábado das 8h às 17h em todas as unidades de saúde da área urbana e em postos volantes: no início da rua Matos Costa (divisa com União da Vitória), no Núcleo Educacional João Fernando Sobral (bairro Bela Vista) e no Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis (Área Industrial). É necessário levar a carteirinha de vacinação das crianças.

Nos dias 17,18 e 19 de agosto a vacinação será realizada na área rural do município, conforme tabela.

A poliomelite ou paralisia infantil é causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido por meio do contato com fezes ou secreções expelidas pela boca. “A paralisia dos membros inferiores ocorre quando o vírus atinge o cérebro, atacando os neurônios motores que controlam a musculatura envolvida”, explica a enfermeira Vanessa Vieira da Silva, gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

 

Roteiro para o interior

Dia 17/08/15 (segunda)

 

Local  Horário

 

Km 13            8h

Avencal         8h30

Pintadinho    9h

Salto do Pintadinho           9h30

São Domingos         10h

São José do Maratá            10h30

Maratá           11h

Bom Princípio          11h30

Serra Santa Cruz    11h50

Pavilhão Igreja Rio dos Pardos    13h50

Rio dos Pardos        14h30

Dois Vizinhos          15h

Rio Quati       15h30

 

Dia 18/05/15 (terça- feira)

 

Local  Horário

 

Cachoeirinha           8h

Lança 8h30

São Martinho           9h

Rio D´Areia   9h45

Caçadorzinho          10h30

São Pedro do Timbó           11h15

Nova Pátria   13h30

Despraiado   14h

Salto do Rio Bonito 15h15

Rio Bonito     15h45

Cabeceira da Barra Grande          16h15

Barra Grande           16h45

 

Dia 19/05/15 (quarta-feira)

 

Local  Horário

 

Antônio Cândido     8h

Legru 8h20

Aquiles Stenghel    9h

Nova Galícia 9h15

Galícia Velha           10h10

Cerro Pelado            10h30

Tamanduá    10h50

Xaxim / Jangada     11h30

Jangada        11h45

Fazenda Santa Maria        14h

Santa Maria  14h30

Barreiros       15h

*Confira o demonstrativo de vacinas disponibilizadas na campanha de 2015.

Poliomielite: As crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade (seis meses a quatro anos 11 meses e 29 dias).

Penta: A criança de dois meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) deverá iniciar e concluir o esquema básico com essa vacina.

Rotavírus: 1ª dose aos dois meses de idade e 2ª dose aos quatro meses de idade.

– Criança com idade de um mês e 15 dias a três meses e 15 dias pode receber a 1ª dose.

– Criança com idade de três meses e 15 dias a sete meses e 29 dias pode receber a 2ª dose desta vacina.

Pneumocócica 10 valente: Criança a partir dos dois meses de idade deve receber três doses dessa vacina, com intervalo de dois meses entre elas, e uma dose de reforço, preferencialmente entre 12 e 15 meses de idade.

Meningocócica C conjugada: Criança a partir dos três meses de idade deve receber duas doses dessa vacina com intervalo de dois meses entre elas, e uma dose de reforço, preferencialmente entre 12 e 15 meses de idade.

Febre amarela: A criança deve receber uma dose dessa vacina aos nove meses de idade e um reforço aos quatro anos, de acordo com a área de recomendação.

Tríplice viral: A criança deve receber a 1ª dose da vacina aos 12 meses de idade e agendar a 2ª dose para 15 meses de idade.

– Para crianças com mais de 14 meses de idade, deverá ser mantido o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

– Crianças maiores de 15 meses de idade sem nenhuma dose devem receber a 1ª dose e agendar a 2ª dose obedecendo ao intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

Tetra viral ou tríplice + varicela (atenuada): A criança deverá receber uma dose da vacina tetra viral aos 15 meses de idade, desde que já tenha recebido a primeira da vacina tríplice viral.

DTP: A criança deve receber o 1º reforço da vacina aos 15 meses de idade e agendar o 2º reforço para quatro anos de idade.

– Criança maior de 15 meses e menor de quatro anos, sem reforço dessa vacina, deve receber o 1º reforço e agendar o 2º para os quatro anos de idade, obedecendo o intervalo mínimo de seis meses entre as doses.

– Criança com quatro anos sem nenhum reforço administrar o 1º reforço.

Hepatite A: A criança deve receber uma dose aos 12 meses de idade. A idade máxima para administração é 1 ano, 11 meses e 29 dias

 

*Informações

Núcleo de Comunicação – DIVE

Secretaria de Estado da Saúde

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]