Nova vala é preparada no aterro sanitário de União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Nova vala é preparada no aterro sanitário de União da Vitória


23 de setembro de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O aterro sanitário de União da Vitória está licenciado e operando desde 2003, e conforme as valas de disposição vão sendo ocupadas, é necessário a abertura e preparação de outras. Elas são instaladas e operadas conforme projetos de engenharia que preveem a utilização da área com o mínimo impacto ambiental, portanto trata-se de um local seguro para a disposição final dos resíduos sólidos urbanos gerados e coletados no município.

A atual vala de disposição dos resíduos está no final da sua vida útil, e as obras no novo espaço iniciaram no mês passado, compreendendo a escavação e impermeabilização do local. A impermeabilização da base e das laterais da vala foi efetuada com duas camadas de solo compactado envolvendo uma geomembrana de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), que possui alta resistência química e mecânica. Este sistema de impermeabilização evita que o chorume, líquido produzido na decomposição dos resíduos urbanos, entre em contato com o solo e provoque a sua contaminação e das águas subterrâneas. Logo acima da camada de impermeabilização serão instaladas tubulações de drenagem para o composto, o qual será encaminhado para tratamento no próprio local e recirculado nas valas de disposição. Conectado ao sistema de drenagem do chorume serão instalados tubos de drenagem do gás metano, produzido também na decomposição dos resíduos e que precisa ser retirado da vala para evitar aumento da pressão, e consequentemente, possíveis explosões.

Os resíduos encaminhados para a vala serão aterrados constantemente, com frequência diária, o que diminui a geração de odores desagradáveis e evita a proliferação de vetores transmissores de doenças, além de proporcionar um local menos agressivo esteticamente.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Todas as obras de implantação da nova vala são acompanhadas e fiscalizadas pelo diretor de Ação Social e coordenador do projeto EcoCidade, Sidnei Cieslak, pela engenheira ambiental Lisandra Kaminski (colaboradora do projeto EcoCidade) e pelo secretário de Planejamento, o engenheiro Jamar Rossoni Clivatti.

Considerando os serviços de preparação, nivelamento e compactação do solo da base e laterais, e a compra e instalação da geomembrana e das tubulações de drenagem, a obra tem um custo de aproximadamente R$ 180 mil.

A previsão é que a nova vala do aterro comece a receber os resíduos já nos próximos dias.

Os responsáveis pela fiscalização da obra reforçam que, a preparação da nova vala representa comprometimento da administração do prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, com as questões ambientais e de saúde pública, já que o método é seguro para a disposição final de resíduos sólidos urbanos, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos instituída pela Lei Federal nº 12.305/10.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]