Rádio Colmeia FM

1° de dezembro Dia de Combate à AIDS

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Nas cidades de Porto União da Vitória as Secretarias Municipais de Saúde, realizam uma ação bem nas divisas dos municípios.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

No dia 1° de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Combate à AIDS, e para chamar a atenção está acontecendo ações para que a sociedade lembre-se de se prevenir ao estar realizando os atos sexuais.

Em Porto União (SC) e União da Vitória (PR), na semana passada foi realizada uma caminhada que chamou muita atenção da comunidade para a prevenção e os cuidados para evitar a doença. Já nessa terça-feira, onde é o dia D de orientação, as Secretárias Municipais de Saúde, montaram duas barracas bem na divisa das cidades para levar até a comunidade orientações através de cartinhas e distribuição de preservativos . Além disso, quem optasse poderia fazer o exame rápido para constatar se tem ou não o vírus da AIDS.

A ação em prol de levar a orientação para a sociedade acontece até o final da tarde dessa terça-feira.

A enfermeira da Secretaria municipal de Saúde de Porto União, Ilse Aparecida Simioni, conversou com a equipe de reportagem da Rádio Colmeia e comentou sobre o trabalho que está sendo realizado.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2015/12/AIDS-ENFERMEIRA-ILSE-FALA-DO-DIA-DI-CONTRA-A-IDS-E-AÇÕES-HOJE-EM-PORTO-UNIÃO-DA-VITÓRIA.mp3?_=1

 

O que é a AIDS:

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A AIDS é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado ainfecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.

Há alguns anos, receber o diagnóstico de AIDS era uma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas.

Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre o preservativo.

 

O laço Vermelho:

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual AIDS, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de AIDS.

O Visual AIDS tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do HIV/AIDS, divulgar as necessidades dos que vivem com HIV/aids e angariar fundos para promover a prestação de serviços e pesquisas.

O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à ideia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual AIDS, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.

Foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991. Ele se tornou símbolo popular entre as celebridades nas cerimônias de entrega de outros prêmios e virou moda. Por causa de sua popularidade, alguns ativistas ficaram preocupados com a possibilidade de o laço se tornar apenas um instrumento de marketing e perdesse sua força, seu significado. Entretanto, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a AIDS, reforçando a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia.

Hoje em dia, o espírito da solidariedade está se espalhando e vem criando mais significados para o uso do laço.