Rádio Colmeia FM

Mais de 1100 mulheres fazem exames no dia D

 

Foto: Divulgação

No sábado, 5, a Fundação Municipal de Saúde (Fusa) de União da Vitória já havia aberto as dez Unidades de Saúde para a Campanha de Combate ao Câncer, no dia D para coleta de preventivo, marcação de mamografias e orientações sobre a saúde da mulher. A ação foi repetida no sábado, 19. Nas soma das duas fases, do programa, 1112 mulheres realizaram o exame (citologia) e 466 solicitaram mamografias. Em 2012 foram contabilizadas 733 citologias e 316 solicitações de exames da mama, aumentando em 51,7% e 47,47%, respectivamente, a busca dos serviços.

As Unidades do Limeira, São Gabriel, Rocio, Ginecologia e Obstetrícia (Prédio INSS), Sagrada Família, Salete, São Brás, São Sebastião, Conjuntos e Cristo Rei receberam as mulheres das 8h às 16h, em ambas as datas. A ação teve parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) que, por meio de suas voluntárias, orientou sobre o câncer e distribuiu material explicativo, com o intuito de promover à atenção a saúde da mulher. A cor rosa, identidade do ‘Outubro Rosa’, estava presente na decoração de todas as unidades que, também distribuíram lembrancinhas alusivas à temática.

O prefeito Pedro Ivo Ilkiv ligou o êxito do dia D ao trabalho dos funcionários, nas unidades. “As equipes se empenharam tanto na divulgação quanto no atendimento prestado a todas as mulheres”, salientou o prefeito. Segundo ele, os servidores são fundamentais para qualificar os serviços de saúde pública. “Todos estão de parabéns”, completou.

De acordo com a diretora superintendente da Fusa, Margarete Olivo, a campanha, além de realizar os exames e atender às solicitações de mamografia, enfocou a divulgação de que cada mulher precisa cuidar da saúde. “É um momento muito especial para todas”, reforçou. “Essa atenção dada na prevenção ameniza tratamentos e pode detectar doenças em estágio inicial, aumentando, e muito, a probabilidade de cura”, finalizou.