A 1ª Companhia da Policia Militar de Porto União completou 61 anos no dia 16 de setembro. Em comemoração, foi realizado uma solenidade de formatura alusiva a data, sendo compartilhado com o público através de uma live, tomando todos os devidos cuidados referentes a propagação da Covid-19 (novo Coronavírus).
Na oportunidade foi entregue brasões e medalhas aos Policiais Militares que ao longo de suas carreiras na companhia tiveram destaque, assim como, foi realizado a entrega simbólica com apoio da sociedade civil, de uma cadeira de rodas, um andador e um par de muletas as pessoas em vulnerabilidade. A entrega faz parte de um projeto de arrecadação, restauração e doações dos referidos bens.
Também houve o destaque aos “Amigos da Policia Militar de Porto União”, que no ato, receberam um presente pelo título. Wagner Bohn, Roseli de Souza Wagner, Arionei Huergo, Silverio Kozakiewicz, Adélio Quagliotto, Dilson Hermann, Antônio Jalmo de Chaves e Anderson Elói Cordeiro, que notadamente contribuem com a instituição, foram as personalidades agraciadas.
Estiveram prestigiando o evento o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar Tenente Coronel Silvano Sasinski, que juntamente com o comandante da 1ª Capitão da Companhia, Paulo Ricardo Galle, recepcionaram as autoridades civis e militares. Sasinski destacou a história da companhia. “É uma unidade histórica, que valoriza e remonta a época do Contestado. Estamos presentes como companhia a 61 anos, cuidando da segurança das Gêmeas do Iguaçu, seja Porto União ou União da Vitória; o nosso trabalho é muito importante para a garantia da ordem, da segurança e da tranquilidade desse povo tão acolhedor”.
Capitão Galle, por sua vez, prestou sua homenagem aos policias que hoje não compõem a companhia, mas que ajudaram no seu fundamento. “Essa data comemora os policiais que já passaram por aqui e que ajudaram a estabelecer essa estrutura, que hoje presta um serviço de excelência ao município de Porto União”, concluiu.