Segundo dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Bituruna hoje conta com cerca de 160 propriedades produtoras de leite e nelas, o manejo e gestão da produção é feita, em 90% dos casos, por mulheres. Pensando nisso, foi promovido nesta quinta-feira 05 de setembro, o 2° Encontro Mulheres do Leite. O evento contou com mais de 100 participantes, de Bituruna e Porto Vitória, que aproveitaram uma feira dos patrocinadores, palestras de desenvolvimento pessoal, atividades físicas, tarde de campo com palestras técnicas e apresentações culturais.
Realizado pela Prefeitura de Bituruna, Emater e parceiros, o objetivo foi divulgar conhecimento, proporcionar a troca de experiências e a valorizar a mulher do campo. O prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, realizou a abertura e citou as melhorias em prol da cadeia produtiva do leite. “Incentivamos a instalação de um novo laticínio no município e estamos em tratativas para atrair mais um, garantindo a comercialização da produção, gerando renda no campo. Além disso, através de nossos representantes estaduais, estamos pleiteando recursos para comprar e repassar para pequenos produtores equipamentos que vão ajudar da produção de leite”, adianta.
Também deixaram sua mensagem o chefe regional da Seab (Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento), Carlos Razera, o chefe regional da Emater, Cleacir Júnior Dall Agnol, o vice-prefeito de Bituruna, Rodrigo Marcante, e o presidente da Câmara de Vereadores, Mário Zampieron. A manhã seguiu com a apresentação do cenário atual do leite em Bituruna, que movimenta R$ 15 milhões anualmente e é a terceira maior cadeia agropecuária do Município, ficando atrás apenas das cadeias produtivas da madeira e da erva mate. Logo após aconteceu a palestra “O caminho verdadeiro da felicidade”, dinâmicas e depoimentos de produtoras que expuseram boas que elas desenvolvem. Depois do almoço as participantes dividiram-se em três grupos para acompanhar a tarde de campo e enceraram o dia prestigiando a apresentação cultural dos alunos do Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente Clube dos Amiguinhos.
Presenças:
Vereadores Nelson Líber e Marlene Casamali, diretor de meio ambiente Fábio Cró, Secretário de Governo, Evandro Nunes, representantes do Leite Competitivo Sul Cantu, dos patrocinadores Sicredi, Nutriunião, Cativa e Unicesumar, e servidores municipais e estaduais.