Rádio Colmeia FM

25 de novembro: Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher

Foto: Comunicação Cejusc

Na data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar a luta pela diminuição da violência contra a mulher o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) divulga eventos realizados na semana passada, assim como, projetos que tratam do assunto para as próximas semanas.

Nos dias 19 e 20 de novembro, o Cejusc promoveu na localidade de Rio Vermelho e bairros São Sebastião, Limeira e Cristo Rei em União da Vitória, por iniciativa e apoio da vereadora Alandra Roveda em parceria com Prefeitura de União da Vitória e entidades voluntárias, o projeto “Ônibus Lilás”, o qual tem como principal intuito, apresentar ao público feminino um lugar de debate e acolhimento sobre o assunto de violências existentes contra as mulheres. Juntamente com a campanha, foram realizados atendimentos de caráter psicológico, assistencial, jurídico, de saúde, com prestação de serviços de beleza e bem-estar, tais como cortes de cabelo e auriculoterapia.

Foto: Comunicação Cejusc

Em Rio Vermelho apoiaram o projeto o Colégio Estadual do Campo Rio Vermelho e a Escola Municipal Manoel Ribas, e no bairro São Sebastião, o Colégio Estadual Inocêncio de Oliveira e a Escola Municipal Miguelina Treuk. Já no segundo dia o evento ocorreu nos bairros da Limeira, com apoio da Escola Municipal Didio Augusto e Colégio Estadual Pedro Stelmachuk no Bairro Cristo Rei.

Entidades participantes do “Ônibus Lilás”: Cejusc, Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná (OAB/PR) Seccional de União da Vitória, Vereadora Alandra Roveda, secretaria de Assistência Social de União da Vitória, secretaria Municipal de Saúde, Auriculoterapia realizada pelo Instituo NASF, 6º Regional de Saúde, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Instituto Rosas do Contestado, Instituto Liza Centro Técnico e Profissionalizante de Beleza, secretaria de Estado da Justiça e Família.

Além do “Ônibus Lilás” o Cejusc por intermédio do Juiz de Direito Carlos Eduardo Mattioli, lançou o projeto “Rede de Ajuda” no Município de Porto Vitória no dia 21 de novembro, em conjunto com os Vereadores Mirins, Colégio Estadual Casemiro de Abreu e Núcleo Regional de Educação. Ainda promoveu orientação e atendimentos do projeto que consiste no acolhimento e apoio à prevenção de violências contra a mulher, no Colégio Estadual Estanislau Wrublewski do Distrito de Santana em Cruz Machado no 13 de novembro, assim como na Escola Municipal Dillie Teste Capriglione no dia 22 de novembro.

Hoje, dia 26 de novembro às 19h30, o Juiz coordenador participará da formatura do Projeto Atitudes Moldam Emoções (AME) da Polícia Militar de Porto União, e na quarta-feira, haverá uma palestra no Centro de Referência de Assistência Social (Creas) de Porto União às 16h. Já no dia 28, às 19h, vai ser realizado a entrega das identidades digitais do Programa Criança e Adolescente Protegidos na Escola Melvin Jones em União da Vitória.