Ícone do site Rádio Colmeia FM

4ª Semana do Contestado será entre os dias 22 a 26 de outubro em Porto União

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na noite desta segunda-feira, 22 de outubro, tem início na cidade de Porto União, a 4ª Semana do Contestado, que tem como objetivo levar para a comunidade, um pouco do que foi a Guerra do Contestado ocorrido de outubro de 1912 a agosto de 1916, na região Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina.

Nesta semana serão feitas atividades como de apresentações teatrais e a apresentação de um documentário. A abertura acontece nesta segunda-feira, 22, às 19h30, na Casa Cultural Aníbal Khury (Castelinho). Confira a programação para esta semana:

Foto: Divulgação

 

A 4ª Semana do Contestado de Porto União tem o realização da Prefeitura da cidade, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o apoio da Contur, Unespar. Para mais informações ligue para: (42) 3522 06 49

 

Guerra

A estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul estava sendo construída por uma empresa norte-americana, com apoio dos coronéis (grandes proprietários rurais com força política) da região e do governo. Para a construção da estrada de ferro, milhares de família de camponeses perderam suas terras. Este fato, gerou muito desemprego entre os camponeses da região, que ficaram sem terras para trabalhar.

Outro motivo de revolta foi a compra de uma grande área da região por um grupo de pessoas ligadas à empresa construtora da estrada de ferro. Esta propriedade foi adquirida para o estabelecimento de uma grande empresa madeireira, voltada para a exportação e com isso, muitas famílias foram expulsas de suas terras.

O clima ficou mais tenso quando a estrada de ferro ficou pronta. Muitos trabalhadores que atuaram em sua construção tinham sido trazidos de diversas partes do Brasil e ficaram desempregados com o fim da obra. Eles permaneceram na região sem qualquer apoio por parte da empresa norte-americana ou do governo.

Sair da versão mobile